Perguntas para crianças

Perguntas para crianças

As crianças crescem e mudam rapidamente, emocional e fisicamente. Um dos maiores desafios para os pais é ajudar seus filhos a entender quem eles são, no que acreditam e como se tornarão adultos independentes e capazes, e isso está longe de ser uma tarefa fácil.

É importante que os pais entendam que cada filho tem sua própria personalidade, não são um clone deles. Portanto, eles devem ensiná-los a usar o amor e a aceitação para serem verdadeiros e firmes em seus valores e ideais.

As crianças gostam de fazer muitas perguntas e temos sempre que respondê-las. Mas vamos ser sinceros, às vezes, acabamos ignorando uma ou duas perguntas. Para sermos mais precisos, pesquisas mostram que as crianças fazem cerca de 300 perguntas todos os dias, e a verdade é que as crianças deveriam ser incentivadas a fazerem mais. Por isso, neste artigo do umCOMO, reunimos as melhores perguntas para crianças. Acompanhe a leitura!

Perguntas para crianças

Se você quer interagir com uma criança, para conhecer seus gostos e o que a faz feliz, experimente fazer as seguintes perguntas para crianças:

  1. Como é o seu dia perfeito?
  2. O que te deixa feliz?
  3. Se você pudesse fazer qualquer coisa agora, o que escolheria fazer?
  4. Qual personagem de desenho animado mais te faz rir?
  5. Se você abrisse uma loja, o que venderia?
  6. Qual é o nome do seu super-herói favorito?
  7. Quando você está na praia, qual é a primeira coisa que você quer fazer?
  8. O que o deixa com raiva?
  9. O que faz você se sentir amado?
  10. Como você mostra amor aos outros?
  11. Como você se sente quando te abraço?
  12. Se os animais pudessem falar, o que diriam?
  13. Se você ganhasse 100 reais para caridade, o que faria?
  14. Qual será a aparência de sua casa na árvore?
  15. Qual tipo de presente você mais gosta de dar para os outros?
  16. Se você fosse escrever um livro, o que escreveria?
  17. O que você pensaria em pintar?
  18. O que você mais gosta de fazer para ajudar os outros?
  19. Suponha que você seja um chef e tenha um restaurante. Que tipo de comida você está servindo?
  20. O que você acha que vai sonhar hoje?
  21. Para onde você quer viajar?
  22. Que tipo de som você gosta?
  23. Se você fizer uma caverna na floresta, o que terá dentro?
  24. Se você pudesse fazer uma pergunta a um animal selvagem, o que você perguntaria?
  25. Você pode fugir de casa o dia todo: o que você vai fazer?
  26. O que te deixa triste a ponto de quase chorar?
  27. Se você estivesse em alguma peça teatral, qual seria o seu papel?
  28. Como você acha que os animais conversam entre si?
  29. Qual é a melhor coisa da natureza?
  30. Qual memória te deixa feliz?
  31. O que te incomoda?
  32. Descreva um lindo dia.
  33. Que tipo de animal seria um excelente motorista?
  34. O que há de especial no seu melhor amigo?
  35. O que faz de você único(a)?
  36. Diga-me três coisas que você gostaria de fazer durante o feriado?
  37. Se você pudesse criar um feriado, qual seria?
  38. Se você tivesse que dar novos nomes a todos os membros da família, quais seriam?
  39. As impressões digitais de qual animal se parecem exatamente com as digitais humanas?
  40. Em Harry Potter, de que plataforma os alunos pegam o Expresso de Hogwarts?

Por que as crianças perguntam tanto?

Toda vez que você responde às perguntas de uma criança, você está estimulando o desenvolvimento cognitivo dela. Suas perguntas podem parecer aleatórias, mas, na realidade, estão diretamente relacionadas ao que as rodeia, aos estímulos que recebem e ao estágio de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.

As questões da criança irão tornar-se mais complexas conforme passe o tempo, mas da mesma forma ela começará a conseguir tirar conclusões por conta própria, sem a necessidade de perguntar. As perguntas que uma criança faz são uma ferramenta útil que fará companhia durante toda a vida, tanto na forma de curiosidade e resolução de problemas como nas habilidades de raciocínio conceitual.[1]

Neste outro artigo da umCOMO você encontra Perguntas intrigantes.

Por que a autoconsciência é necessária?

O processo de se tornar um indivíduo independente é um dos principais objetivos da adolescência, mas as crianças também precisam entender o mundo em que vivem e seu papel nele antes de chegar a esta fase. Além de desenvolver a autoaceitação e a capacidade de tomar decisões ponderadas seguindo o pensamento independente, compreender a si mesmo é a base para fazer conexões importantes. Não se esqueça de dar às crianças tempo para lidarem com perguntas e darem respostas e, o mais importante, respeitar seus limites e privacidade.

Pais, professores e terapeutas devem trabalhar juntos

O papel dos pais é crucial e o caminho para o autoconhecimento começa na família. No entanto, professores, terapeutas e todos na vida de uma criança precisam falar a mesma língua e fornecer uma base sólida para seu desenvolvimento. O objetivo é permitir que as crianças desenvolvam suas próprias ideias e que saibam que têm liberdade para seguir suas crenças e sentimentos.

Como lidar com questões difíceis levantadas por crianças?

À medida que as crianças crescem e a vida continua, responder às (muitas) perguntas das crianças torna-se cada vez mais complicado. A boa notícia é que a atitude de ouvir e responder costuma ser mais importante do que a própria resposta.

A resposta dos adultos é muito importante, porque a atenção dada também é uma resposta a esses sentimentos. Alguns problemas podem deixar os adultos constrangidos, especialmente porque vivemos em uma sociedade em que muitos tópicos são tabu, mas, nesses casos, o conselho é apenas ouvir o que a criança fala. O mais importante nessas situações é não fantasiar muito

E quando eu realmente não souber a resposta? Neste caso, seja totalmente honesto com a criança. Mas não pare por aí. Além de ser curioso, uma boa maneira de estimular uma conexão entre você e a criança é mostrar que você compartilha a dúvida com ela e que vai procurar pela resposta.

Dependendo do assunto, você pode até convidá-lo para encontrar respostas com você. É uma ótima maneira de fortalecer ligações!

Se as crianças têm dúvidas sobre coisas que elas sonham, por exemplo, e você não souber como ajudar, no umCOMO você pode encontrar o significado de muitos sonhos, como, por exemplo, O que significa sonhar com camundongo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Referências
  1. KINEDU. Por que as crianças perguntam tanto? Disponível em: <https://blog-pt.kinedu.com/por-que-as-criancas-perguntam-tanto-entenda-a-importancia-disso/> Acesso em: 02 de julho de 2021.