Perguntas sobre esportes

Perguntas sobre esportes

Quer descobrir as respostas para perguntas sobre esportes e outras curiosidades sobre o mundo esportivo? A seguir você verá todas as soluções para 120 questões sobre esportes interessantes e curiosas. Futebol, basquete, ciclismo, boxe, ginástica...

Se alguma vez você já teve dúvidas sobre algumas dessas temáticas, ou se você procura por ideias de brincadeiras para jogar com seus amigos tão apaixonados por esportes quanto você, está no lugar certo. Neste post do umCOMO te presenteamos com 120 perguntas sobre esportes com respostas. Quantas delas será que você consegue acertar?

Perguntas sobre futebol com respostas

Começamos a nossa rodada de perguntas abertas sobre esportes com algumas questões sobre futebol, com diferentes níveis de dificuldade. Vamos lá!

  1. Quanto tempo dura uma partida de futebol? 90 minutos, divididos em duas partes de 45 minutos cada.
  2. Quando foi realizada a primeira Copa do Mundo de futebol? Em 13 de julho de 1930, no Uruguai.
  3. Qual time de futebol ganhou mais Copas do Mundo? Brasil (5).
  4. Em que cidade está localizado o estádio popularmente conhecido como La Bombonera? La Bombonera é o nome popular dado ao Estádio Alberto J. Armando, propriedade do Club Atlético Boca Juniors que fica em Buenos Aires, Argentina.
  5. Qual é o apelido de Leicester City? The Foxes, ou "as raposas" (historicamente, a cidade de Leicestershire foi o berço da caça à raposa).
  6. Quanto tempo dura a prorrogação em um jogo de futebol? De acordo com o regulamento, dura 30 minutos divididos em dois períodos de 15 minutos cada.
  7. Quantos jogadores um time de futebol tem em jogo? 11
  8. Qual é o estádio de futebol com maior capacidade do mundo? Reungrado 1º de maio (pode receber até 114.000 espectadores em seus 8 andares e 60 metros de altura). Ele está localizado em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.
  9. Quem ganhou a Copa do Mundo de 2010? A seleção da Espanha.
  10. Qual era o número da camisa de Raúl González quando jogava no Real Madrid? Ele usou o número 7 estampado em sua camisa por 16 anos.
  11. Quem é o artilheiro do FC Barcelona? Atualmente, Lionel Messi.
  12. Quais times compõem o clássico sevilhano? Sevilla Fútbol Club e Real Betis Balompié.
  13. Em que time italiano jogou Diego Maradona? No Napoli.
  14. De que cidade é o Chelsea Football Club? Fulham, Londres.
  15. Quais são as cores da camisa do Atlético de Madrid? Vermelho e branco. Essas camisas também tinham o apelido de “colchões”, já que antigamente os colchões eram revestidos de um tecido branco com listras vermelhas.
  16. Qual time da Premier League tem mais campeonatos ganhos? Manchester United. Atualmente possui 13 campeonatos dos 28 disputados.
  17. Qual revista premia a chamada Bola de Ouro? Revista France Football.
  18. Qual o nome do estádio do Bayern de Munich? Allianz Arena, que tem capacidade para até 71.000 torcedores.
  19. Que seleção venceu a Copa do Mundo da França, em 1998? Foi a própria seleção francesa que venceu o mundial.
  20. Em que ano Pep Guardiola estreou como treinador do FC Barcelona? Ele fez sua estreia como técnico do time titular em 17 de junho de 2008.
  21. Qual o time mais famoso da cidade italiana de Turín? Juventus Football Club, popularmente conhecido como La Juve ou La Vecchia Signora.
  22. Qual treinador argentino é conhecido como "El Cholo"? Diego Simeone, atualmente treinador do Atlético de Madrid.
  23. Qual é o único time de futebol espanhol que conquistou todos os títulos oficiais em uma temporada? O FC Barcelona, ​​sob a liderança de Pep Guardiola, conquistou em 2009 os 6 títulos aos quais aspirava em um único ano. É o único time de futebol que ganhou um sexteto.
  24. Em que posição joga o goleiro de um time de futebol? O goleiro é o jogador que defende o gol.
  25. Qual país ganhou mais Eurocopas consecutivas? A equipe espanhola, em 2008 e 2012.
  26. Quantas Copas do Mundo a Itália ganhou? 4 Copas do Mundo. Na Itália em 1934, na França em 1938, na Espanha em 1982 e na Alemanha em 2006.
  27. Qual time de futebol joga no estádio El Molinón? O Real Sporting de Gijón.
  28. Em que país a Alemanha ganhou sua primeira Copa do Mundo? A Alemanha conquistou sua primeira Copa do Mundo na Suíça, em 1954.
  29. Quem é conhecido como "O Rei"? O brasileiro Edson Arantes do Nascimento, apelidado de Pelé.
  30. Qual time ganhou mais Champions League na história? O Real Madrid é a equipe que mais vezes liderou a liga da Europa.

Perguntas sobre esportes

Além de algumas perguntas sobre esportes no geral, aqui estão algumas perguntas que só podem ser respondidas por verdadeiros especialistas na área ... vamos lá? Conte quantas perguntas gerais sobre esportes você consegue responder a partir desta lista.

  1. Quem é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos? Micheal Jordan, endossado por seu extenso histórico.
  2. Quantos jogadores formam uma equipe de rugby? As equipes de rugby são compostas por 15 jogadores.
  3. Qual ginasta espanhola jogou quatro Jogos Olímpicos? Almudena Cid é a única ginasta rítmica que disputou quatro finais olímpicas.
  4. Em que país foi inventado o voleibol? O voleibol, inicialmente conhecido como mintonette, nasceu nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Holyoke, Massachusetts, em 1895.
  5. Qual atleta atingiu o recorde de velocidade nos 100 metros rasos? Usain Bolt, quando em 2009 foi proclamado campeão mundial dos 100 metros com a marca de 9,58 segundos.
  6. Que tipo de competição é o Giro d'Italia? Competição de ciclismo.
  7. Em que país está localizado o circuito de Le Mans? Le Mans está localizado na França.
  8. Qual é o nome da área do gramado onde está localizado o buraco de golfe? O verde.
  9. Quem foi o número 1 do tênis em 2008? O tenista espanhol Rafael Nadal.
  10. Quanto tempo dura uma partida de handebol? As partidas de handebol ou handball têm duração de 60 minutos, divididas em duas partes de 30 minutos cada.
  11. Quem ganhou 4 mundiais consecutivos de Fórmula 1? Sebastián Vettel, piloto alemão.
  12. Qual esporte praticam os Harlem Globetrotters? Os Harlem Globetrotters são um time de basquete dos Estados Unidos, conhecido por misturar esporte e entretenimento em cada uma de suas partidas.
  13. Qual é o nome do esporte no qual você levanta peso? O levantamento de peso é conhecido como halterofilismo.
  14. Quantos títulos de motociclismo conquistou Valentino Rossi? Ele possui nove títulos no total, em quatro categorias diferentes.
  15. Qual é a última faixa que você pode conseguir nas artes marciais? Tanto no judô quanto no caratê e no taekwondo, a última faixa é a preta.
  16. Quem foi o primeiro jogador de basquete espanhol a jogar uma partida da NBA? Fernando Martín foi o primeiro jogador espanhol a estrear na NBA, em 1986.
  17. Se você joga a NFL, que esporte você pratica? Futebol americano.
  18. Qual time de rugby faz uma dança conhecida antes de iniciar cada jogo? O time de rugby da Nova Zelândia, popularmente conhecido como All Blacks.
  19. O que é um decatlo? Uma competição de Atletismo que consiste em 10 provas combinadas: quatro corridas de 100, 400 e 1.500 metros e 110 metros com barreiras; três saltos com vara, em altura e à distância e três arremessos de dardo, disco e peso.
  20. Quanto tempo dura um jogo de rugby? Uma partida de rugby dura 80 minutos, divididos em duas partes de 40 minutos cada.
  21. Qual nadador de elite ganhou quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012? O estadunidense Michael Phelps.
  22. Quantos anéis da NBA Shaquille O'Neal conquistou? Shaquille O'Neal tem quatro anéis da NBA.
  23. Quantos Grand Slam Roger Federer tem? O tenista suíço Roger Federer tem 20 títulos individuais obtidos em torneios do Grand Slam.
  24. Quanto tempo dura uma partida de basquete? Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período.
  25. Qual é o recorde mundial no salto em equitação? Em 1949, o cavaleiro chileno Alberto Larraguibel junto com seu cavalo Huaso quebrou o recorde mundial de saltos a cavalo com uma marca de 2,47 metros.
  26. Qual é o nome do estilo de atletismo em que os corredores carregam um bastão? As corridas de revezamento.
  27. O que acontece se a bolinha tocar a rede em um saque de pingue-pongue? A jogada é anulada e a pessoa deve sacar novamente.
  28. Qual é o nome de um gol marcado no futebol americano? O touchdown.
  29. Qual é o nome do local onde são realizadas as corridas de cavalos? Hipódromo.
  30. A que esporte pertence o corner curto? O chamado corner curto é a penalidade com a qual as faltas involuntárias cometidas na própria área do jogador são cobradas no hóquei sobre grama.

Você vai encontrar mais perguntas sobre futebol com respostas e outras perguntas de cultura geral ao clicar nesse link.

Perguntas curiosas sobre esportes

Tanto se você procura por perguntas sobre esportes para crianças, quanto se você quer brincar com amigos e parentes, as perguntas esportivas e curiosas a seguir vão te encantar. Estas são as perguntas esportivas curiosas com respostas que o umCOMO recomenda:

  1. A cada quantos anos são realizados os Jogos Olímpicos? As Olimpíadas acontecem a cada 4 anos.
  2. Quem foi a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica? Charlotte Reinagle Cooper, tenista inglesa conhecida como Chattie.
  3. Qual é o esporte mais popular na Índia? O críquete.
  4. Que arte marcial de origem sulamericana foi criada para se parecer com uma dança? Capoeira, esporte de origem afro-brasileira.
  5. Quantos cubos coloridos existem no cubo de Rubik? O cubo clássico de Rubik tem seis cores uniformes.
  6. Quantos punhos existem de cada lado de um futebol de mesa? Um futebol de mesa, pebolim ou totó tem quatro punhos/manoplas de cada lado.
  7. Quais as cores da camisa de jogo da seleção nigeriana? Branco e verde.
  8. Quanto pesa uma bola de boliche? A bola de boliche pode pesar de 3 a 7kg.
  9. Em que país nasceram os dardos? Eles nasceram na Inglaterra e são um dos jogos mais antigos dos pubs ingleses.
  10. Qual peça de xadrez pode fazer um movimento em forma de L? O cavalo.
  11. Onde foi inventado o tênis de mesa? Embora seja muito popular na Ásia, o pingue-pongue ou tênis de mesa nasceu no final do século 19 na Inglaterra.
  12. Quais são as cores dos cinco aneis olímpicos? Azul, amarelo, verde, vermelho e preto, pois representam os cinco continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania.
  13. Na década de 1990, Pelé era ministro do Esporte. Em qual país? Pelé assumiu o Ministério do Esporte no Brasil.
  14. O que os campeões olímpicos ganhavam nos jogos de antigamente? Na antiguidade, os vencedores dos Jogos Olímpicos recebiam uma coroa olímpica feita de ramos de oliveira.
  15. O que significa a sigla ACBB? ACBB significa Associação de Clubes de Basquete do Brasil.
  16. Qual é o esporte nacional do Japão? O Sumô é o esporte nacional e mais popular no Japão.
  17. O que um caddie carrega no golfe? O caddie é quem carrega a sacola de tacos do jogador de golfe, além de assessorá-lo.
  18. De qual esporte foram tiradas expressões como "jogar a toalha" ou "salvo pelo gongo"? Do boxe.
  19. Qual o significado da expressão "dar uma bicicleta" no tênis? Dar uma bicicleta significa marcar 6 a 0 no placar do set.
  20. Qual era o nome da bola da Copa do Mundo de 1978? Na Copa do Mundo da Argentina, de 1978, surgiu a bola Adidas Tango, que se tornou um clássico e durou por mais cinco Copas.
  21. Quais esportes olímpicos permitem apenas mulheres nas competições? Nado sincronizado e ginástica rítmica.
  22. Quem foi Cobi? O mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, criado por Javier Mariscal.
  23. Qual é o esporte mais praticado no mundo? A natação tem esse título, já que mais de 1.500 milhões de pessoas têm a natação como hábito.
  24. Quem inventou a arte marcial chamada de Jeet Kune Do? O Jeet Kune Do, Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee.
  25. Qual é a chamada "zona da morte" do Monte Everest para os alpinistas? É a região dos últimos 850 metros antes de chegar no cume.
  26. Quem colocou o dedo no olho de Tito Vilanova na Supertaça da Espanha, em 2011? José Mourinho.
  27. Que marca de raquete Roger Federer usa? Considerado uma verdadeira lenda do tênis, Roger Federer tem predileção pelas raquetes da marca Wilson.
  28. Em qual esporte você pode dar uma tacada? A tacada é o movimento mais básico do bilhar.
  29. Qual jogador de futebol famoso foi expulso da Copa do Mundo de 1994 por teste positivo para doping? Maradona foi expulso da Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 por teste positivo.
  30. Quem inventou o futebol? Apesar dos clichês, o futebol não nasceu na Inglaterra, mas sim na China. Os chineses foram responsáveis por jogar o cuju ou tsu'chu (literalmente chutar a bola) como um exercício de treinamento militar por mais de dois mil anos. No entanto, o futebol que conhecemos hoje foi reivindicado pelos ingleses como uma invenção deles.
  31. Quanto mede um ringue de sumô? Os ringues de sumô, conhecidos como dohyō, medem entre 34 e 60 centímetros de altura e têm um círculo de 4,55 metros de diâmetro.
  32. Quais são os 3 tipos de armas usadas ​​na esgrima? Espada, florete e sabre.
  33. Quem é o jogador de futebol que mais ganhou copas do mundo? O brasileiro Pelé conquistou três Copas do Mundo: em 1958, em 1962 e em 1970.
  34. Em qual campeonato de tênis foi testemunhada a partida mais longa da história? O campeonato de Wimbledon, que sediou uma partida entre John Isner e Nicolas Mahut. A partida durou um total de 11 horas, 5 minutos e 23 segundos.
  35. Quem foi o único campeão de boxe na categoria peso-pesado a ficar invicto? O americano Rocky Marciano.
  36. Quais são as três maiores competições de ciclismo do mundo? O Tour de France, o Tour of Spain e o Giro d'Italia.
  37. Quem é a mulher americana com mais medalhas olímpicas da história? Jenny Thompson, uma nadadora, tem 12 medalhas olímpicas, sendo 8 delas de ouro.
  38. Qual foi o jogo de futebol com mais gols em uma Copa do Mundo? A partida entre Áustria e Suíça, na Copa do Mundo da Suíça em 1954, onde 12 gols foram marcados no total.
  39. Em qual Olimpíada a tenista Serena Williams conquistou seu primeiro ouro olímpico na categoria individual? Serena conquistou seu primeiro ouro olímpico em Londres, em 2012.
  40. Quanto tempo durou a partida de beisebol considerada a mais longa da história? A partida que aconteceu no Jogo 3 do duelo da World Series, em que o Los Angeles Dogders enfrentou o Boston Red Sox, durou 7 horas e 20 minutos.

Você vai encontrar mais perguntas sobre esportes para crianças e outras perguntas escolares nesse outro artigo.

Perguntas sobre esportes e saúde

Se você quer ainda mais ideias de perguntas sobre esportes, aqui está outra seleção para você. A seguir, veja algumas perguntas e respostas sobre esportes e saúde. Conte quantas você consegue acertar!

  1. Quais são as três áreas nas quais a yoga atua? A yoga é uma prática que conecta corpo, mente e respiração.
  2. Qual é a diferença entre atividade física e esporte? A atividade física refere-se a qualquer movimento corporal que envolva gasto de energia, permitindo melhorar sua saúde por um longo período de tempo, enquanto o esporte implica na melhora do desempenho de determinada pessoa para atingir um objetivo no menor tempo possível.
  3. O que acontece quando você tem cãibras? A cãibra acontece quando um músculo ou grupo de fibras se contrai involuntariamente, causando dor intensa em forma de espasmo.
  4. Quantos músculos tem o corpo humano? Aproximadamente 650 músculos estriados.
  5. Quantas calorias você queima durante um treino de musculação? Um treino de musculação permite que você queime entre 7 e 10 calorias por minuto. Realizando um circuito completo, onde força e cardio são combinados, você pode queimar entre 500 e 600 calorias por vez.
  6. O que acontece se você ultrapassar sua frequência cardíaca durante um treino? Pode acontecer de você deixe de queimar gordura e passe a queimar massa magra, ou músculos.
  7. De que doença uma pessoa sedentária tem mais probabilidade de sofrer? Pessoas sedentárias têm duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco.
  8. Qual é a lesão mais comum entre os corredores? A dos joelhos.
  9. Quanto aumenta a expectativa de vida se você caminhar entre 15 e 30 minutos por dia? O hábito da caminhada pode fazer com que a sua expectativa de vida aumente entre 3 e 5 anos.
  10. Qual é o esporte que mais contribui para a perda de peso? A natação, que permite que você queime até 400 calorias por hora em um ritmo intermediário.
  11. Treinar de noite afeta o sono? Não, treinar à noite não afeta seu sono noturno.
  12. Quanto tempo deve se passar, por recomendação, entre um treino e uma refeição? 3 horas.
  13. Você deve beber líquidos enquanto pratica esportes? Recomenda-se a ingestão de cerca de 200ml de água a cada 15 minutos durante o treino, e de 300ml antes e depois de treinar.
  14. Quais exercícios físicos são mais recomendados para manter a forma? Exercícios aeróbicos.
  15. Qual é o melhor esporte para as crianças crescerem? Para promover o desenvolvimento físico adequado das crianças, são recomendados esportes aeróbicos (natação, corrida, futebol, basquete, beisebol, etc).
  16. Quantas horas antes de um jogo de futebol você deve comer? Recomenda-se comer entre 3 e 4 horas antes do início do jogo.
  17. Você deve fazer alongamento antes de começar a correr? Os treinadores recomendam não alongar antes da corrida, mas sim depois dos treinos.
  18. O que deve ser feito antes de uma partida de rugby? Antes de uma partida de rugby, é recomendável ter uma boa noite de sono de pelo menos 8 horas.
  19. O que os jogadores de tênis tomam para se hidratar durante uma partida? Os jogadores de tênis costumam se hidratar consumindo bebidas isotônicas.
  20. Quantas horas um atleta de elite deve dormir? Quanto maior o treinamento, mais horas de sono noturno são necessárias. Assim, para esportes intensos, recomenda-se dormir de 10 a 13 horas toda noite, enquanto que para a prática de esportes mais moderados recomenda-se dormir 8 horas por dia.

Se você quer ver mais perguntas sobre esportes ou perguntas e respostas mais gerais, não perca esse artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas sobre esportes, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.