Pode levar comida no avião?

Pode levar comida no avião?

Com o passar dos anos, tudo nas companhias aéreas passou a ser cobrado à parte da passagem: despacho de bagagem, comida, bagagem extra de mão, etc., e os preços são para lá de salgados, o que pode fazer as pessoas se perguntarem como driblar certas cobranças.

Vestir mais roupas na hora de embarcar, quebrar a cabeça para fazer malas com menos peças e até levar um lanchinho para fazer uma boquinha no voo são algumas maneiras de tentar lidar com as taxas extras. Mas, afinal, pode levar comida no avião? Te respondemos essa pergunta e esclarecemos a dúvida para voos nacionais e internacionais.

Pode levar comida no avião? - voo nacional

Quais são as regras para levar comida no avião? Será que é possível fazer um lanchinho enquanto viaja de um ponto a outro do Brasil? Ou, então, será que é possível transportar comida para presentear algum amigo ou familiar? Cada companhia aérea tem as suas regras em relação a este tema e listamos aqui abaixo para que você conheça.

Pode levar comida no avião Gol?

Segundo a Gol Linhas Aéreas, para levar comida no avião é necessário uma autorização prévia da companhia e as regras são as seguintes[1]:

Todos os produtos perecíveis e alimentos em geral precisam ser acomodados em embalagens à prova de vazamentos, abertura acidental ou mau cheiro. No caso de pescados (peixes, crustáceos e demais frutos do mar), as embalagens devem ser colocadas dentro de caixas de isopor revestidas interna e externamente com saco plástico resistente.

Pode levar comida no avião Azul?

No caso da Azul, você pode levar as seguintes comidas no avião[2]: bolos, biscoitos, barrinhas de chocolate, queijos, verduras, frutas, carne embaladas e temperos em pó. É necessário ter atenção com iogurte e temperos em forma líquida, já que na bagagem de mão eles só podem ser transportados em embalagens de até 100 ml. Mais do que isso é necessário colocar na mala despachada.

Pode levar comida no avião da Latam?

A Latam é mais objetiva em relação às regras para levar comida no avião. Segundo o site da companhia[3], tanto na bagagem de mão como no porão da aeronave, a regra é que ela deve ser levada em embalagem hermética que evite vazamentos e odores que afetem as demais bagagens.

Mas se a sua pergunta é: posso comer minha comida no avião? Sim, você pode comer a sua comida no avião. A companhia aérea não pode te impedir de levar seu próprio lanche e consumi-lo.

Pode levar comida no avião? - voo internacional

A pergunta pode levar comida no avião torna-se um pouco mais difícil de ser respondida quando se trata de voos internacionais, visto que a resposta dependerá também das regras do país para o qual você está viajando.

Neste caso é ideal verificar as seguintes informações:

  • Se o seu voo internacional não é direto, você fará troca de avião e voará por alguma empresa parceira de uma companhia do Brasil? Se sim, quais são as regras desta companhia quanto ao transporte de comida?
  • Quais são as regras do país de destino (e dos países de escala) quanto à entrar com comida? Quais são os alimentos permitidos e quais são os proibidos?

Em linhas gerais, as companhias aéreas não podem te impedir de embarcar com comida para consumo próprio durante o voo, desde que o alimento transportado não infrinja nenhuma regra e esteja devidamente embalado.

Pode levar bebida alcoólica no avião?

Outra dúvida comum entre os passageiros se refere ao fato de poder ou não transportar bebidas alcoólicas nos voos. Veja o que dizem as companhias áreas:

Transporte de bebidas alcoólicas nos voos da Gol

O transporte de álcool na bagagem de mão nos voos da Gol dependerá do teor alcóolico e do tipo de voo. Vale ressaltar que bebidas alcoólicas só podem ser levadas por maiores de 18 anos e devem estar em embalagens que não vazem, rotuladas e lacradas. Confira abaixo as regras de acordo com o teor alcóolico em voos nacionais e internacionais[1]:

  • Bebidas com até 23% de teor alcóolico: sem restrição de quantidade em voos nacionais e até 100 ml em voos internacionais.
  • Bebidas com 24 a 70% de teor alcoólico por volume: cada passageiro pode levar até 5l, em recipientes que não excedam 1l cada. Em voos internacionais, até 100 ml por recipiente. A regra não se aplica para bebidas compradas no free shop e nas aeronaves.
  • Superior a 70% de teor alcoólico: totalmente proibido em qualquer circunstância.

Transporte de bebidas alcoólicas nos voos da Azul

Segundo as regras da Azul[2], as bebidas alcóolicas podem ser despachadas, desde que estejam lacradas de fábrica e não tenham mais que 1 litro por embalagem. Assim como na Gol, a quantidade de garrafas é ilimitada para aquelas com teor alcoólico menor que 24%, até 5 frascos de 1 litro cada para bebidas de teor alcóolico entre 24 e 70% e o transporte de líquidos com mais de 70% de teor alcoólico é proibido.

Transporte de bebidas alcoólicas nos voos da Latam

Cada passageiro pode levar até 5 litros de bebida alcóolica de até 1 litro cada na cabine ou bagageiro, desde que não ultrapasse o teor de 70% de álcool e que as autoridades do local de origem não proíbam. Para voos domésticos e internacionais saindo do Brasil, o máximo é de 1 litro por garrafa[3].

Se você tem dúvidas quanto a como levar remédios no avião, confira também nosso artigo sobre o tema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode levar comida no avião?, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Referências
  1. VOE GOL. Bagagem. Disponível em: <https://www.voegol.com.br/informacoes/bagagem> Acesso em: 13 de outubro de 2021.
  2. VOE AZUL. Bagagem em avião: saiba o que levar e peso permitido: <https://vemvoar.voeazul.com.br/dicas-de-viagens/antes-de-voar/bagagem-em-aviao-saiba-o-que-levar-e-o-peso-permitido/> Acesso em: 13 de outubro de 2021.
  3. LATAM. Posso transportar alimentos em minha bagagem? Disponível em: <https://helpdesk.latam.com/hc/pt-br/articles/360001442887-Posso-transportar-alimentos-em-minha-bagagem-> Acesso em: 13 de outubro de 2021.