Partilhar

Quais as diferenças entre xbox one e ps4

Por Patrick Gomes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: nowgamer.com

Mais uma vez chegou a guerra das consolas e como é habitual a decisão não é fácil para o consumidor. O que escolher? A PlayStation 4 ou a Xbox One? Sony ou Microsoft? Ambos oferecem incríveis funcionalidades e meios para desfrutar mais dos seus videojogos, felizmente aqui em umComo.com.br vamos explicar quais as diferença entre xbox one e ps4 para facilitar a sua escolha.

Também lhe pode interessar: Como criar uma conta na XBOX Live

Design

Ambos os modelos saíram em preto, como é habitual entre estas consolas, e ambas foram feitas para ficarem na horizontal, no entanto existem grandes diferenças de tamanho entre elas. A PlayStation 4 tem um design mais estreito, sendo mais discreto quando o colocar ao lado da sua televisão por exemplo. A nível de peso também é um pouco mais leve com os seus 2.8 kg enquanto a Xbox One pesa cerca de 3.18 Kg, isto porque as dimensões da consola da Microsoft são bem maiores, sensivelmente 10% maior que a versão anterior, a Xbox 360.

Quais as diferenças entre xbox one e ps4 - Design

Preço

A Sony lançou o seu modelo a US$ 399 o que provocou grande descontentamento aos que queriam a Xbox One, pois esse foi lançado a US$ 499, no entanto, existe uma razão lógica para isso acontecer. A consola da Microsoft vem com o Kinect 2 para funcionar, visto que o Kinect anterior custava US$ 100 e o novo modelo é bem mais avançado, está mais que justificado o preço um pouco mais elevado desta consola.

CPU

O processador das duas consolas é bastante semelhante, ambas usam modelos AMD Jaguar com 8 núcleos, no entanto a velocidade calculada na Xbox One foi de 1.75GHz, enquanto na PlayStation 4 apenas atinge os 1.6GHz. Contudo não vai ser isso que vai influenciar o desempenho dos jogos, o que realmente vai importar será o GPU e a RAM, em que já vamos conseguir encontrar algumas diferenças.

GPU e RAM

O GPU vai processar os gráficos da consola em tempo real, e é ai que a PlayStation 4 se destaca. A consola nova da Sony tem 50% mais capacidade gráfica que a Xbox One e com isso consegue obter resultados bem melhores durante o desempenho de um jogo. A RAM na PlayStation 4 também é superior, mas apenas porque o GPU o necessita. Encontramos por isso na Sony uma RAM de 8GB GDDR5 de 5.500MHz e na Xbox One temos uma RAM de 8GB DDR3 de 2.133MHz.

Controles

Ambas as consolas fizeram alterações nos controles e são bastante diferentes um do outro. Vamos começar pelo controle da Xbox One, que tanto pode estar ligado diretamente à consola, por cabo miscroUSB, ou pode simplesmente funcionar por wireless com ajuda de uma pilha encaixada dentro do controle. Para alem disso o analógico vem com uma textura melhorada ,mais pequeno e mais sensível, o que vai melhorar a jogabilidade e o controlo durante a utilização. No comando da PlayStation 4 a principal alteração foi a adição do Touchpad que assume várias funções de acordo com cada jogo, para além disso vem agora com um alto-falante que deixa os sons do jogo mais próximo do jogador, aumentando a experiência de jogo. Os restantes botões e analógicos apenas sofreram algumas alterações a nível de design, ficando fiel aos comandos tradicionais da Sony.

Quais as diferenças entre xbox one e ps4 - Controles

Conectividade e Mídia

Ambas as consolas tem ligação HDMI, USB 3.0, entrada de rede ,Wi-Fi, leitor de DVD e Blu-ray no entanto a PlayStation 4 também vem equipado com AV out enquanto a Xbox One não, visto que o objectivo da Microsoft é que a consola vá interagir diretamente com a TV, o que claramente é um ponto a favor deles.

Outras Funcionalidades da PlayStation 4

  • Jogar com o Download em andamento
  • Transmissão de partidas por streaming
  • Pode assistir ao gamplay de um amigo e jogar no lugar dele
  • A PS Vita funciona como controle extra

Outras Funcionalidades da Xbox One

  • Controle por voz
  • Multitasking
  • Jogos físicos e digitais são lançados no mesmo dia
  • Biblioteca de jogos armazenada na nuvem e jogável em outros Xbox One
  • Grava, edita e compartilha gameplays

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as diferenças entre xbox one e ps4, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Quais as diferenças entre xbox one e ps4

Imagem: nowgamer.com
1 de 3

Voltar ao topo da página