Quais foram as descobertas de Copérnico

Quais foram as descobertas de Copérnico
Imagem: imaginacaoaorubro.blogspot.com

Nicolau Copérnico foi um importante astrônomo e matemático, nascido na Polônia em 1473. Foi um homem influente do seu tempo em diversas áreas, como a medicina, a justiça, a igreja, o governo, etc.

No entanto, o feito que o tornou mais famoso e pelo qual ainda hoje é reconhecido, foi uma importantíssima descoberta que impulsionou a astronomia moderna.

Se quer aprender mais sobre este astrônomo, saiba neste artigo de umComo.com.br quais foram as descobertas de Copérnico.

A sua grande descoberta

Copérnico deixou uma marca na história pela sua descoberta, numa época em que era a Igreja quem controlava a produção científica e censurava quem questionasse a sua verdade - o Geocentrismo.

Contudo, Nicolau Copérnico manteve-se fiel à sua investigação e construiu e sustentou a Teoria do Heliocentrismo, tendo sido o autor do primeiro Tratado de Astronomia Heliocêntrica, publicado em 1543, ano da sua morte.

A Teoria do Heliocentrismo

O Heliocentrismo, como o nome indica, é uma teoria que coloca o Sol no centro do Sistema Solar, defendendo que a Terra e restantes planetas giram em torno do mesmo.

Copérnico defendeu que todos os corpos celestes são esféricos e que o seu movimento é circular e uniforme. Todos eles giram em torno do Sol, que está imóvel, e a Terra apresenta dois movimentos: o movimento giratório em torno do Sol e o movimento giratório em torno de si mesma.

Defendeu ainda que a Terra teria uma rotação diária, uma rotação anual (uma volta) e uma inclinação anual do seu eixo. Afirmou que a sua posição face ao Sol seria de muito maior proximidade comparativamente às estrelas.

Por fim, Copérnico defendeu ainda que os planetas tinham diferentes distâncias do Sol, estando, por ordem de proximidade, assim dispostos: Mercúrio, Vénus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e, finalmente, as estrelas fixas.

Todas as suas teorias e afirmações foram, no ano de sua morte, publicadas no seu livro "Os Movimentos dos Corpos Celestes" (De Revolutionibus Orbium Coelestium).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais foram as descobertas de Copérnico, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.