Quais os benefícios do xadrez

Quais os benefícios do xadrez

O xadrez (ocidental) é um esporte recreativo e competitivo entre dois jogadores, espalhado pelo mundo inteiro. Surgiu no Sudoeste Europeu no século XV e a partir daí não parou mais. Tem as suas próprias competições como campeonatos mundiais e olimpíadas e é jogado por milhões de pessoas em todo o mundo. Já foram feitos vários estudos para perceber quais os benefícios deste esporte, e a verdade é que graças a isso é uma modalidade que está inserida em escolas e instituições por todo o mundo. Mas afinal quais os benefícios do xadrez, aqui no umComo nós explicamos.

Do raciocínio lógico ao aumento da criativade

Os benefícios do xadrez estão comprovados por inúmeros estudos, tanto mais que nas escolas é uma modalidade ensinada para melhorar a capacidade mental dos alunos. É considerado um excelente exercício mental, mas quais os benefícios concretos? Aqui fica uma lista deles:

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aumento dos níveis de concentração;
  • Aumento da capacidade de tomar decisões com melhores resultados;
  • Melhora a capacidade de memorização;
  • Desenvolvimento da capacidade estratégica e tática;
  • Níveis de autoconfiança aumentam;
  • Respeito pela pessoa e o adversário;
  • Exigência na responsabilidade, cada ação tem uma consequência e uma reação;
  • Aumento da criatividade, imaginação e capacidade de inovação.

Xadrez um esporte para a vida

Qualquer pessoa pode jogar xadrez, do mais pequeno ao mais graúdo. No caso dos mais jovens esse esporte contribui para o seu desenvolvimento intelectual e social, em relação aos mais velhos (adultos e idosos) o xadrez contribui para preservar a agilidade mental, assim como para prevenir contra a senilidade e o Alzheimer. Afinal de contas aprendemos a lidar com as nossas decisões, aprendemos a lidar com a derrota e a vitória, e no caso do xadrez, o sucesso nem sempre é sinônimo de algo bom, nem o fracasso de mau. Não existe o "fator sorte" no xadrez, a não ser na escolha das peças brancas ou pretas. Naquele tabuleiro todas as decisões são repercussões da sua análise mental. Se a peça for "comida" é porque você assim preparou a sua tática, ou porque se distraiu e o adversário percebeu isso.

Os estudos comprovam que as crianças que jogam xadrez além de desenvolverem o seu QI e aumentarem a sua capacidade intelectual, lidam melhor com os fracassos, e com as alterações hormonais da adolescência. Melhoram o desempenho escolar principalmente nas matérias de Matemática e Física, mas também em História e Literatura, assim como da Sociologia. Os jovens ganham até mais força de vontade e tenacidade para resolver um conflito, avaliando melhor as consequências de cada comportamento ou ação e por isso se tornam mais responsáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios do xadrez, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.