Partilhar

Quais são as fontes de energia renováveis

Por Sara Silva. Atualizado: 12 agosto 2019
Imagem: cienciaorubro.blogspot.pt

Uma energia renovável é aquela que provém de recursos naturais e não se esgota, por ser constantemente renovada pela própria natureza. Exemplo disso é a energia eólica, originada pelo vento, energia geotérmica, originada pelo calor da Terra, entre outras. As energias renováveis são também chamadas de energias limpas, pois a sua obtenção produz baixíssimos níveis de poluição. Têm vindo a ser cada vez mais exploradas como alternativa às energias não renováveis e visando a sustentabilidade ambiental, ou seja, cuidar do planeta e dos seus ecossistemas pensando no futuro. Se este é um tema que lhe agrada, continue lendo este artigo umComo.com.br para descobrir quais são as fontes de energia renováveis!

Também lhe pode interessar: Como funciona a energia hidrelétrica

Sol

O sol aquece-nos, faz-nos mais felizes, proporciona-nos belos dias ao ar livre, ilumina nossos dias, define as horas, permite que as plantas cresçam... enfim, é fonte de vida e um recurso indispensável! Além disso, como todos os dias o sol brilha, sua luz e calor produzem energia solar, que pode ser convertida em eletricidade. Alguns países apresentam mais sucesso na obtenção deste tipo de energia que outros, devido à quantidade de horas de sol por dia. Nisso o Brasil, por exemplo, apresenta excelentes condições para o aproveitamento de energia solar, ao contrário da Alemanha, onde até a região mais ensolarada apresenta menores níveis de radiação solar que a região com menos sol do Brasil.

Quais são as fontes de energia renováveis - Sol
Imagem: vocesabia.net

Rios e mar

O movimento de deslocação que é observado nos rios pode ser convertido em energia, neste caso chamada energia hidrelétrica, que fornece hidroeletricidade. A sua obtenção tem por base a força da água, aproveitada através de usinas hidrelétricas instaladas em rios. Qualquer país do mundo com um rio de caudal grande e longa extensão pode ser um potencial explorador de energia hidrelétrica, o que é o caso do Brasil, onde este tipo de energia é a principal fonte de eletricidade, sobretudo na Bacia do Amazonas. No caso do mar, a energia hidrelétrica é obtida através do movimento das ondas, que gera a chamada energia das ondas ou energia gravitacional, ainda relativamente recente e pouco explorada.

Quais são as fontes de energia renováveis - Rios e mar
Imagem: belasdicas.com

Vento

O vento é um fenômeno natural que geralmente não apreciamos muito - a não ser aquele fresquinho em dias de grande calor - porém talvez não saiba que ele pode ser usado para fornecer eletricidade à sua cidade. Isso acontece através da chamada energia eólica, o processo de obtenção de energia através da movimentação do ar. Este hábito já era praticado ancestralmente em moinhos, os quais, através das pás movidas pelo vento, moíam cereais transformando-os em farinha. Atualmente, além de já não ser necessário recorrer a moinhos de vento para produzir farinha, a tecnologia evolui e deu lugar a aerogeradores, habitualmente instalados em montes e montanhas onde o vento é mais forte.

Quais são as fontes de energia renováveis - Vento
Imagem: luizabrito67.blogspot.pt

Matéria orgânica

A matéria orgânica é o nome dado ao conjunto de desperdícios de flora e fauna (folhas, excrementos, galhos, raízes...) que habitualmente ficam depositados no solo, decompondo-se com o passar do tempo e fazendo com que o solo se torne um organismo vivo, constantemente renovado. Neste sentido a matéria orgânica decomposta, chamada composto, serve de fertilizante para as plantas, mas também pode ser utilizada em grande escala para gerar energia de biomassa, através do gás metano, proveniente do processo de decomposição dos desperdícios. Os produtos resultantes deste tipo de energia são vários, entre eles o biogás, álcool etílico (etanol), biodiesel, lenha e carvão vegetal.

Os combustíveis fósseis também estão incluídos neste tipo de energia, no entanto há discordância quanto ao fato de serem ou não uma fonte de energia renovável, visto que levam milhares de anos para formar biomassa.

Quais são as fontes de energia renováveis - Matéria orgânica
Imagem: pt.wikinoticia.com

Calor da Terra

O planeta Terra é composto por quatro camadas, centro que a mais central de todas se chama núcleo interno e tem uma temperatura que ronda os 4.900ºC. Esse ponto fica a milhares de quilômetros da crosta (ou solo terrestre), mas a temperatura é tão intensa que se propaga pelas camadas seguintes, e é através do calor presente na camada manto (a cerca de 3.000 km da superfície) que se obtém a energia geotérmica. Este é o tipo de energia que mantém quentes os lagos termais, que origina os gêiseres e fumarolas e que, mais recentemente, é aproveitada em usinas geotérmicas para produção de eletricidade. Veja neste artigo como funciona a energia geotérmica.

Quais são as fontes de energia renováveis - Calor da Terra
Imagem: fragmaq.com.br

Urânio e plutônio

O urânio e o plutônio são dois elementos atômicos naturalmente presentes na natureza que, em situações específicas e em contato com outros elementos, podem desencadear uma reação nuclear, ou seja, uma modificação de núcleos atômicos. Isto acontece, por exemplo, quando um átomo de urânio-235 captura um nêutron: ambos tornam-se instáveis e geram calor, ou seja, energia. As observações e estudos realizados ao longo de vários anos relativamente a este tipo de fenômeno científico deram origem à energia nuclear, a qual faz uso da energia proveniente das reações nucleares para produzir eletricidade. É uma energia renovável pois os elementos atômicos utilizados são inesgotáveis. Se ficou curioso acerca de como funciona a energia nuclear, saiba mais clicando no link.

Quais são as fontes de energia renováveis - Urânio e plutônio
Imagem: engenhariadeautomacao.zip.net

Outras fontes de energia renováveis

Além das referidas, existem outras fontes de energia renováveis que não são tão conhecidas ou não tão exploradas. É exemplo a mistura da água doce dos rios com a salgada do mar, que gera a chamada energia azul da qual é resultante água salobra. Além dessa existe também a energia do hidrogênio, cuja fonte é a combinação de hidrogênio com oxigênio, que produz vapor de água e, consequentemente, energia. Estes tipos de energia renovável são também consideradas energias do futuro, pois prevê-se que venham revolucionar a forma como obtemos energia, tornando-nos independentes das fontes de energia não renováveis.

Quais são as fontes de energia renováveis - Outras fontes de energia renováveis
Imagem: civilgeeks.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as fontes de energia renováveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Quais são as fontes de energia renováveis

Imagem: cienciaorubro.blogspot.pt
Imagem: vocesabia.net
Imagem: belasdicas.com
Imagem: luizabrito67.blogspot.pt
Imagem: pt.wikinoticia.com
Imagem: fragmaq.com.br
Imagem: engenhariadeautomacao.zip.net
Imagem: civilgeeks.com
1 de 8

Voltar ao topo da página