Quais são as partes de um barco

Quais são as partes de um barco

Se pensa em fazer uma viagem por mar, terá de saber quais são e o que significam algumas das palavras mais típicas do mundo marítimo. A seguir explicamos muitos desses termos do mundo do mar que você ouviu alguma vez na vida, mas que não sabe o que significam.

Bombordo e Estibordo

Bombordo é o lado esquerdo do barco, olhando para a proa e de costas para a popa. Estibordo é o contrário de bombordo, o lado direito do barco, olhando para a proa e de costas para a popa.

Balanço e balanço lateral

O balanço é o movimento que o barco faz por causa das ondas. Sobe e desce alternativamente. O balanço lateral é o movimento de oscilação provocado pelas ondas quando o barco está parado.

Partes do barco

  • Porão: Parte interior do barco onde se coloca a carga.
  • Costado: É a parede lateral do barco, que vai desde a linha de flutuação até a borda superior do navio.
  • Escotilha: Abertura retangular que se encontra sobre a ponte dos barcos para poder baixar ao interior.
  • Despensa; lugar onde se guardam os víveres.

Linha de flutuação do barco

Linha que separa a parte submersa do casco da parte que se encontra fora do água, quando o barco está com carga plena. A parte do casco que se encontra submersa denomina-se carena.

Manobra

São cordas pertencentes aos mastros. Algumas são usadas para fixar bandeiras e outras para subi-las e baixá-las segundo a direção do vento e da direção que se queira levar.

Nó ou nós de velocidade

É a relação espaço-tempo que equivale ao espaço de uma milha marinha por hora e serve para indicar a velocidade de um barco. Pode-se dizer portanto que um barco que faz 20 nós faz 20 milhas por hora. É um erro dizer 20 nós por hora.

Proa e popa

  • Popa: a parte posterior do barco onde se encontra a pá do timão e a bandeira.
  • Proa: A parte anterior do barco, que durante a navegação corta a água.

Ponte de comando e pontes

Uma das áreas mais importantes do barco. A ponte de comando é um lugar em que o comandante dá as ordens. A área de pontes são duas: a ponte superior que está descoberta e se chama coberta, e outra parte interior que compreende todas as divisões interiores do barco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as partes de um barco, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.