Quais são os principais paralelos da Terra

Quais são os principais paralelos da Terra

Os paralelos da Terra são os círculos que se formam pela interseção da esfera terrestre com um plano imaginário perpendicular ao eixo de rotação da Terra. Estes paralelos fazem parte, junto aos meridianos, das chamadas coordenadas geográficas, um sistema de referências que, entre outras coisas, nos permite localizar um lugar concreto no globo terrestre baseando-se na latitude e longitude. Estas coordenadas geográficas têm sido durante a História da Humanidade, imprescindíveis para aspectos como a navegação. Se não temos muito claro quais são os principais paralelos da Terra, hoje falamos um pouco mais sobre eles.

Passos a seguir:
1

Podemos dizer que são cinco os paralelos mais importantes. O primeiro deles é o Círculo Polar Ártico (latitude 66° 33' N = 90º - 23º 27'). Este círculo polar ártico, delimita o extremo sul do dia polar do solstício de verão e a noite do solstício de inverno. Também, é interessante saber que no dia do solstício de verão, o sol não se põe durante 24 horas, enquanto durante o solstício de inverno, o sol não aparece durante 24 horas.

2

O paralelo conhecido como o Trópico de Câncer, é o trópico do hemisfério norte. É o paralelo que está situado ao norte do Equador, a uma latitude exata de 23°26'16". Neste ponto, deve-se destacar que este paralelo se desloca para o sul meio segundo por ano. Assim mesmo, também é interessante saber que este paralelo delimita os pontos mais setentrionais onde o sol brilha desde o zênite, algo que ocorre durante o solstício de junho.

3

O Equador é o paralelo que divide a superfície da Terra em duas partes, conhecido como hemisfério norte e hemisfério sul. Portanto, sua latitude é exatamente a de 0º. O sol culmina no zênite no equinócio de primavera e de outono.

4

O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado à latitude de 23º 26' 16". É o que se situa mais ao sul e delimita os pontos mais meridionais em que o sol pode ocupar o zênite ao meio dia.

5

Por último, temos o Círculo Polar Antártico, o paralelo de latitude 57° 90' 3" situado ao sul do Equador. Em toda a zona ao sul do círculo polar antártico há no mínimo um dia em que o sol é visível durante 24 horas. Dessa forma, também existe um dia em que o sol não é visível durante 24 horas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os principais paralelos da Terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.