Qual é o menor planeta do sistema solar

Qual é o menor planeta do sistema solar

Alguma vez você se perguntou qual é o menor planeta do sistema solar? Nosso sistema planetário é composto por uma estrela, que é o sol, e 8 planetas com diversos diâmetros que se encontram localizados a diferentes distâncias do sol. Certamente, você já ouviu falar alguma vez de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e, certamente, da terra, onde habitamos. Mas qual é o menor planeta entre todos estes? Em umComo.com.br contamos-lhe.

Passos a seguir:
1

Não é fácil determinar qual é o maior planeta do universo, pois o homem ainda não foi capaz de decifrar todos os mistérios que se escondem no espaço, especialmente quando se trata de planetas fora de nosso sistema.

No entanto, é fácil determinar qual é o menor planeta do sistema solar. Trata-se de Mercúrio, com 4878 km.

2

Mercúrio também é o planeta que fica mais próximo do sol, localizado a uma distância de 57.910.000 quilômetros em relação a esta estrela.

Trata-se de um planeta de tipo sólido ou rochoso, tal como Vênus, Terra e Marte, em virtude de Mercúrio ser um planeta interior. Neste, um dia solar corresponde a cerca de 176 dias terrestres.

3

Um dos fenômenos mais curiosos deste planeta é o amanhecer duplo, onde o sol sai, se detém e volta a se esconder quase no mesmo ponto de onde saiu, para depois sair novamente e continuar o percurso. Isto pode ser observado apenas em alguns pontos da superfície de Mercúrio, sendo uma das características que mais chamam a atenção a respeito do menor planeta do mundo.

4

Existem corpos celestes menores do que Mercúrio no sistema solar, são os conhecidos planetas anões.

Este termo foi criado pela União Astronômica Internacional em 2006 para definir aqueles corpos celestes de tamanho muito pequeno que giram em torno do sol, mas que não contam com uma órbita limpa, isto é, outros planetas cruzam por sua órbita, motivo pelo qual não reúnem as características que, segundo este organismo, devem ter todos os planetas.

Estes são:

  • Ceres
  • Plutão
  • Haumea
  • Makemake
  • Eris

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o menor planeta do sistema solar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.