Partilhar
Partilhar em:

Quanto tempo antes tenho de estar no aeroporto

Avaliação: 5 (5 votos)
1 comentário
4 vezes partilhado

Os aviões não esperam por ninguém. Isso é sabido por todos e gera insegurança ou nervosismo em muitas pessoas na hora de fazer uma viagem de avião, pelo medo de perder o voo. É então quando surge a dúvida a respeito de: quanto tempo antes tenho de estar no aeroporto? A verdade é que são diversos os elementos que você deverá ter em conta para calculá-lo, pelo que em umComo lhe explicamos em detalhe.

Também lhe pode interessar: Como sobreviver no deserto

Tempo de antecedência

A resposta a quanto tempo antes é preciso estar no aeroporto é: depende, já que são diversos os fatores que incidem nesta questão.

  • Antecedência indicada pela companhia aérea, pelo operador turístico ou pelo agente de viagens.
  • Voo nacional/internacional.
  • Bagagem despachada/Bagagem de mão.
  • Check-in online/Check-in no balcão.
  • Outros fatores: dinâmica do aeroporto, controles de segurança, incidências, etc.

Antecedência indicada

É necessário que antes da sua viagem você consulte os requerimentos e recomendações da companhia aérea com a qual vai viajar, seja diretamente nas condições de contratação do serviço ou através do operador turístico ou agência de viagens através da qual você solicitou o voo.

Deste modo, cada companhia aérea pode variar os horários e tempos destinados ao check-in, ao despacho de malas, abertura e fechamento das porta de embarque, etc., pelo que será necessário que você saiba de quanto tempo dispõe para realizar todos os passos necessários antes de voar.

Voo nacional ou internacional

Do mesmo modo, o destino de seu voo será outro fator determinante para saber com quanto tempo de antecipação você deve estar no aeroporto. No caso dos voos internacionais, a recomendação costuma ser chegar duas horas antes, enquanto para voos domésticos você poderá reduzir este tempo e estar no aeroporto uma hora ou hora e meia antes, já que este tipo de deslocamentos costuma implicar menor quantidade de passageiros.

No entanto, nos voos transoceânicos, será necessário chegar ao aeroporto com mais antecipação, cerca de três horas antes, porque são bilhetes com muita afluência e que certamente exigirão o despacho da bagagem de todos os viajantes.

Bagagem despachada ou bagagem de mão

Como indicamos na seção anterior, a necessidade de despachar suas malas significará que você deva chegar antes ao aeroporto, já que as filas que se formam nos balcões de check-in costumam ser longas, sobretudo para voos transatlânticos.

Por isso, se você vai voar apenas com sua bagagem de mão ou carry-on, poderá economizar este passo e chegar mais tarde ao aeroporto, desde que disponha do cartão de embarque.

Check-in online ou no balcão

Aquelas pessoas que tiverem realizado o check-in online e dispuserem do cartão de embarque poderão chegar mais tarde ao aeroporto e dirigir-se diretamente ao controle de segurança e, posteriormente, ao portão de embarque.

Enquanto que se você precisa passar pelo balcão para obter seu cartão de embarque, deverá chegar antes, já que deverá fazer a mesma fila que a do despacho de bagagens, ainda que você não precise despachar.

Outros fatores

Você também não poderá esquecer outros fatores determinantes para decidir a que horas deve chegar ao aeroporto, tais como:

  • Controles de segurança: para realizar qualquer voo você deverá passar por um controle de segurança, onde os agentes policiais do país conferirão que você dispõe da documentação em ordem, deverá passar por um detector de metais bem como revisarão sua bagagem de mão para garantir que tudo esteja em ordem. Estes controles podem ser mais ou menos restritivos dependendo do estado, pelo que em certos países você precisará de mais tempo para realizar este trâmite.
  • Dinâmica do aeroporto: o funcionamento e rapidez de cada aeroporto pode variar de acordo com as suas dimensões, o volume de passageiros, a dinâmica intrínseca... pelo que se você souber de antemão que é provável encontrar longas filas, deverá ter a certeza de chegar com o tempo necessário.
  • Data de saída: dependendo de quando for voar é possível que você se encontre com os aeroportos mais massificados, isto ocorre, por exemplo, durante os meses de temporada alta, festividades específicas (Natal, Semana Santa, etc.), primeiros e últimos dias do mês, etc.
  • Incidências: se sabe que estão ocorrendo incidências que afetam seu voo ou todos em geral, você deverá ser mais precavido para não perder o voo. Com isto nos referimos a qualquer tipo de mudança meteorológica grave, greves dos trabalhadores aeroportuários, etc.

Lembre-se que é possível consultar pela Internet o estado de seu voo, seja através do site da companhia aérea com a qual vai voar ou do aeroporto, para assim ficar sabendo se ocorreu alguma alteração e poder calcular melhor quanto tempo antes deverá estar no aeroporto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo antes tenho de estar no aeroporto, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Quanto tempo antes tenho de estar no aeroporto

1 comentário
fernando veloso
se perder o voo tem direito a o rembolso
Sara Viega
Oi Fernando! Quando você perde um voo, por norma a companhia aérea tenta relocar o passageiro em voos seguintes, mas isso tem um custo. Você deve se informar destas taxas e condições junto da companhia aérea em questão, pois depende de qual foi elas podem diferir. Obrigada por comentar :)

1 de 5