Que comida levar em uma caminhada pela montanha

Que comida levar em uma caminhada pela montanha
Imagem: travelhub.insureandgo.com.au

Passar alguns dias desligado do burburinho da cidade é sem dúvida uma experiência gratificante, ainda mais quando optamos por uma caminhada para o fazer. Mas aventurar-se neste tipo de viagem requer uma boa preparação. Além de levar a mochila bem preparada para sua excursão, você deverá ocupar-se também de escolher os alimentos adequados, que possam suportar de forma correta a viagem e o calor mantendo-se em bom estado. Se você não sabe por onde começar, em umComo.com.br explicamos-lhe que comida levar em uma caminhada pela montanha.

Passos a seguir:
1

Não importa se sua caminhada dura um dia ou um mês, o que é realmente importante é planejar muito bem as refeições que serão realizadas e os alimentos que são necessários, caso contrário corremos o risco de acabar carregando alimentos que depois não consumiremos, mas que ocupam espaço e nos fazem ir bem mais carregados do que devemos.

2

Para caminhadas de um dia, nas quais não serão carregados utensílios de cozinha nem se passará tempo demais no lugar, há várias alternativas nutritivas, que pesam pouco e que podem ser um bom alimento:

  • Salada de massa pode resistir à viagem sem problema e é um bom alimento se combinado com proteína como o frango ou vegetais variados.
  • Embutido com pão, o clássico sanduíche da vida toda é uma grande opção nutritiva e não pesa demais, o que vai permitir que você faça sua caminhada sem problema.
  • Arroz com presunto e vegetais, tipo salada, é também excelente, pois pode ser conservado sem problema durante várias horas.
  • Os enlatados são uma opção simples e rápida para comer em uma caminhada.
3

No caso das caminhadas mais longas, que durarão vários dias, deve-se pensar em opções que não só sejam leves quanto ao peso, mas que, além disso, sejam pouco gordurosas e não muito diferentes da nossa alimentação habitual para evitar as repercussões estomacais. Se você sair para fazer caminhadas por mais de três dias, recomenda-se levar uma panela para cozinhar e sal para temperar as comidas. Você pode optar por:

  • Embutidos para suprir o lugar da carne e dar à nossa alimentação a proteína necessária: presunto, peru, salsichas, linguiças, etc.
  • Arroz branco preparado sem temperos, ao que depois será acrescentado um pouco de sal. É uma boa opção, pois conserva-se muito bem durante dias.
  • Massa preparada sem molho, à qual depois você poderá acrescentar qualquer molho que pode levar corretamente embalado. Pode ser conservada por vários dias sem se danificar.
  • Sopas de saquinho, perfeitas para recuperar a energia e aquecer o corpo quando a temperatura baixa.
  • Proteínas enlatadas como o atum, as sardinhas, o presunto, etc.
  • Pão de centeio, mais calórico do que o comum.
4

Os salgadinhos não podem faltar na comida da sua caminhada, porque lhe permitirão obter algo de energia quando não houver tempo de parar para comer. Os imprescindíveis são:

  • Frutos secos: práticos, nutritivos, satisfazem, ocupam pouco espaço e não pesam quase nada.
  • Chocolate, para quando for necessário recuperar a energia rapidamente.
  • Azeitonas, mas só no caso de caminhadas curtas nas quais não precisemos de tanto espaço.
  • Frutas que não pesem muito, como morangos, cerejas ou bananas, todos muito nutritivos.
5

Claro que entre os alimentos que você precisa levar em uma caminhada o líquido jamais pode faltar, abundante quantidade de água, bebidas isotônicas, caso você sofra de alguma desidratação, achocolatados para obter um pouco de energia e sucos, caso você deseje variar um pouco.

Calcule a quantidade para que nunca falte o líquido durante sua caminhada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que comida levar em uma caminhada pela montanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.