Salada mista: brincadeira

Salada mista: brincadeira

Se você foi criança antes da era da tecnologia, com certeza já brincou de salada mista com amigos da escola ou do bairro. A brincadeira salada mista é um clássico que não exige preparo, materiais, gastos e que pode ser uma ótima forma de manter as crianças longe da tecnologia e a ensiná-las a demonstrar afeto. Ainda que seja um clássico entre os pequenos, é normal que nos esqueçamos das regras e que fiquemos um pouco perdidos na hora de explicar como o jogo funciona para as crianças. Se você quer ensinar como se joga salada mista (brincadeira), veja todos os detalhes nesse artigo do umCOMO!

Como brincar de salada mista

A brincadeira salada mista, também chamada de brincadeira salada de fruta é, assim como as gincanas e a caça ao tesouro, uma brincadeira atemporal ainda jogada hoje em dia e que remonta aos tempos de infância de todos.

Salada mista: brincadeira passo a passo

A salada mista (jogo) é muito simples e pode ser feita em qualquer lugar, basta ter espaço e seguir os seguintes passos:

  1. Reúna todas as crianças e peça para que escolham alguém para começar a brincar de salada mista. Se estiverem acanhadas ou apenas não conseguirem escolher sozinhas, você mesmo pode decidir;
  2. Assim que a criança que começará o jogo for escolhida, coloque nela uma venda de forma que não consiga ver os outros participantes. A parte da venda é muito importante pois é necessário que não se saiba quem estamos escolhendo;
  3. Coloque as outras crianças em uma fila viradas para a criança vendada;
  4. Escolha um mediador, que pode tanto ser uma de crianças como você mesmo para apontar para as crianças do jogo. O mediador será a pessoa que ficará apontando para as crianças movendo o braço até que o jogador vendado diga para parar;
  5. Assim que a criança (primeira jogadora) disser para parar, deverá escolher entre "pera, uva, maçã ou salada mista" e a criança para a qual o mediador estiver apontando na hora em que foi digo para parar deverá realizar o que a fruta escolhida significa. Caso você não lembre o significado de cada fruta no jogo, veja abaixo as equivalências da brincadeira da salada mista,

Assim que a rodada terminar, a criança escolhida pelo mediador deve ser vendada e o jogo recomeça!

Pera, uva, maçã, salada mista: qual é o significado de cada fruta?

Na brincadeira da salada mista os significados mais conhecidos são:

  • Pera: aperto de mão;
  • Uva: abraço;
  • Maça: beijo no rosto;
  • Salada mista: beijo na boca.

Esses são os significados de cada fruta no jogo da salada mista mas, claro, é possível mudar de acordo com a situação. Se a brincadeira for feita com crianças muito novas ou que não estejam confortáveis com a última opção, você pode trocar o beijo na boca por um beijo no nariz.

Para mais um brincadeira clássica entre as crianças, veja também como brincar de polícia e ladrão.

Dicas para jogar salada mista (brincadeira)

  • Certifique-se de que um adulto estará sempre presente: em toda brincadeira com crianças é sempre bom ter um adulto supervisionando para ter certeza de que tudo corre bem. Quando se trata de uma brincadeira como a salada mista é ainda mais importante a presença de um responsável para evitar conflitos já que se trata de uma brincadeira na qual há contato físico.
  • Respeite a vontade das crianças: nem todo mundo se sente confortável com brincadeiras de contato físico como a salada mista, por isso, é preciso respeitar a vontade de todas as crianças e não forçar ninguém a algo que não queria. Além de ser importante fazer com que todos se sintam bem, é também um ótimo exercício para que as crianças aprendam a respeitar e serem respeitadas, o que envolve não aceitar contatos físicos indesejados.
  • Improvise a venda: para que o jogo tenha graça e as crianças não saibam quem escolheu, é necessário usar uma venda, entretanto, não é todo mundo que tem uma venda em casa. Caso seja seu caso, procure algum tecido grande suficiente para cobrir a vista das crianças e amarrar, vale até mesmo uma camiseta ou um cachecol, o importante é que cubra bem a vista para não atrapalhar o jogo.
  • Peça para as crianças mudarem de posição: a cada nova rodada é importante que todo mundo mude de posição para que fique bastante difícil saber quem estamos escolhendo. A surpresa é parte importante do jogo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Salada mista: brincadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.