Partilhar

Viajar pelo Brasil de ônibus - dicas essencias

Viajar pelo Brasil de ônibus é uma excelente alternativa para aqueles que desejam curtir e apreciar as diversas paisagens do país. Há menos burocracia que nos aeroportos e, em geral, as passagens são mais baratas do que as de avião - sempre haverá uma viagem que cabe no seu orçamento. Muitas pessoas ficam entusiasmadas com conhecer mais do país e ir fazendo paradas pelas diferentes cidades de uma região. Hoje os ônibus são mais confortáveis que no passado e muitas linhas contam com poltronas leito e ar condicionado. O umCOMO elaborou uma série de dicas para viajar pelo Brasil de ônibus.

Também lhe pode interessar: Viajar pelo Brasil de bicicleta - 7 dicas

Jovens podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais?

A resposta para essa pergunta é sim. No entanto, existem alguns pré-requisitos: os jovens que podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais são somente aqueles têm entre 15 e 29 anos e renda de até dois salários mínimos.

Para o jovem que deseja viajar de graça em ônibus e trens interestaduais, é necessário realizar um cadastro no aplicativo ID Jovem ou pelo site. As passagens devem compradas pelo menos três horas antes da partida e o usuário deve apresentar sua ID Jovem no momento da compra, junto com um documento oficial com foto.

Cada ônibus deve dispor de ao menos dois assentos reservados para a gratuidade. Se esses assentos estiverem ocupados, o portador da ID Jovem terá 50% de desconto na compra da passagem. Se a viação se recusar a fornecer as passagens, o usuário pode denunciá-la à Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Veja também: O que fazer em Holambra (SP)?

Como viajar de graça de ônibus

Existem muitas políticas do governo para propiciar viagens gratuitas para pessoas menos favorecidas. Além dos jovens de baixa renda, outros grupos também contam com o benefício da gratuidade no transporte. Não se desespere se não estiver incluso em nenhum deles: aproveite e confira nossas dicas sobre como economizar dinheiro para viajar.

Para viajar pelo Brasil de ônibus gratuitamente, você deve se encaixar em uma das seguintes categorias:

  • Ser idoso. Quem possui mais de 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos pode viajar de graça de ônibus entre estados. Para isso, basta apresentar carteira de identidade e um comprovante de renda na hora de comprar as passagens.
  • Ser criança. Quem não gosta de viajar com a família? Crianças de até seis anos de idade podem viajar de graça de ônibus, porém devem permanecer na poltrona do responsável durante o percurso. É necessário apresentar carteira de identidade (se houver) ou certidão de nascimento. Confira nosso artigo sobre quais os benefícios de viajar em família!
  • Ser uma pessoa com deficiência. Para as pessoas com deficiência que desejam viajar gratuitamente, é necessário imprimir e preencher um formulário e enviá-lo por correio para o destinatário “Ministério dos Transportes, Caixa Postal 9600 – CEP 70.040-976 – Brasília - DF”, junto com uma cópia de documento de identificação, laudo do SUS comprovando a deficiência e também um comprovante de renda familiar. O benefício está disponível para as pessoas com deficiência cuja renda não ultrapasse um salário mínimo. Se o processo for aprovado, o Ministério dos Transportes irá enviar um passe livre para o solicitante.

Destinos para viajar de ônibus

Os melhores destinos para viajar de ônibus vão depender do seu local de partida. Uma boa pedida para quem quer economizar ainda mais nas passagens é escolher cidades turísticas e parques nacionais próximos à cidade onde mora com a certeza de que existem ônibus que fazem esses trajetos. Nessas horas, a melhor coisa a se fazer é pesquisar na própria internet ou entrar em contato com a rodoviária do local que você deseja visitar.

Para os moradores de São Paulo, boas opções são as praias de Ilhabela e o friozinho de Campos do Jordão. Para os cariocas, uma possibilidade interessante é tomar banho de mar em Búzios ou apreciar museus e lugares históricos em Petrópolis. Quem vive em Brasília pode ir até a Chapada dos Veadeiros e curtir belíssimas paisagens naturais. Cearenses e piauienses vão se impressionar com os encantos do Parque Nacional de Ubajara. Nosso país possui uma enorme diversidade e irá surpreendê-lo com lindas paisagens!

Veja também: 7 dicas para viajar pelo Brasil de bicicleta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Viajar pelo Brasil de ônibus - dicas essencias, recomendamos que entre na nossa categoria de Viagens.

Conselhos
  • Tenha sempre seu documento de identidade em mãos na hora de viajar.
  • Mantenha seus pertences pessoais e objetos de valor junto ao corpo, como em uma pochete, por exemplo. Essa prática reduz a possibilidade de ser roubado enquanto dorme.
  • Tenha cuidado com as comidas vendidas na estrada, pois nem sempre as condições de preparo são ideais. Evite alimentos gordurosos, com mau aspecto ou muito pesados - eles podem provocar indigestão ou intoxicação alimentar.
Bibliografia

Escrever comentário sobre Viajar pelo Brasil de ônibus - dicas essencias

Voltar ao topo da página