Partilhar

Como fazer um barco de vela

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um barco de vela

Quando puser seu barco para navegar olhe a bandeirinha para ver de que lado sopra o vento. Se o vento soprar do lado esquerdo deixe as velas pela metade e leve o leme para a esquerda. Se o vento soprar do lado direito solte as velas só pela metade. Ponha à direita o leme. Se o vento soprar de frente o barquinho virará quando você o empurrar. Gire o estanque até que o vento sopre de lado. Veja o seguinte artigo de umComo e saiba como fazer um barco de vela.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um semáforo caseiro
Passos a seguir:
1

Primeiro desenhe a silhueta de um barquinho de uns 25 cm de comprimento sobre o pedaço de poliuretano. Recorte-a com a tesoura. Envolva todo o barquinho com papel de alumínio apertando bem as bordas e os cantos.

Como fazer um barco de vela - Passo 1
2

Da sacola de plástico recorte duas velas. A maior terá 40 cm de altura e a menor 30 cm. Depois recorte uma bandeirinha longa e fina como se vê no desenho.

Como fazer um barco de vela - Passo 2
3

Depois dobre um lado curvo e o lado reto da vela grande. Costure as dobras. Corte o canto dos lados dobrados. Enfie pelas aberturas o palito e o lápis como se vê no desenho.

Como fazer um barco de vela - Passo 3
4

A seguir, corte um pedaço de corda de 60 cm de comprimento. Ponha-a esticada ao longo de um lado curvo da vela pequena. Faça uma barra e costure-a por todo o comprimento.

Como fazer um barco de vela - Passo 4
5

Recorte um pedacinho de poliuretano de 6 cm de comprimento por 3 cm de largura. Faça um buraco no centro. Insira um passador de cada lado. Coloque o pedacinho a uns 6 cm de distância da parte dianteira do barco de vela.

Como fazer um barco de vela - Passo 5
6

Depois coloque o pau no buraco como no desenho. Enfie um alfinete por cima e amarre dois pedaços de corda nele. Pregue um passador de cada lado do pau e amarre as extremidades livres das cordas.

Como fazer um barco de vela - Passo 6
7

Amarre uma das extremidades da corda da vela pequena no alfinete. Pregue um passador na parte dianteira do barco e amarre a outra extremidade da corda. Dobre um lado da bandeirinha sobre o alfinete e costure-a.

Como fazer um barco de vela - Passo 7
8

Faça pequenos buracos nos cantos das velas e amarre uma corda fina em cada vela. Insira dois passadores de cada lado do barco e outros dois pela parte de trás.

Como fazer um barco de vela - Passo 8
9

A seguir, recorte um pedaço de poliuretano de uns 5 cm de comprimento por 3 cm de largura. Ponha o elástico em volta. Enfie 4 passadores que atravessem o poliuretano e o barquinho pela parte de trás.

Como fazer um barco de vela - Passo 9
10

Depois corte com a tesoura as duas extremidades de um tubo de pasta de dentes. Dobre o grampo dando nele a forma que se vê no desenho. Enrole uma das extremidades do tubo sobre o grampo para fazer o leme.

Como fazer um barco de vela - Passo 10
11

Ponha a parte de trás do barquinho e por baixo introduza a ponta do grampo. Passe o elástico sobre a ponta do grampo.

Como fazer um barco de vela - Passo 11
12

A seguir, corte a parte de cima de outro tubo de pasta de dentes. Faça uma ranhura de cada lado. Enfie dentro alguns pregos e pressione o tubo até deixá-lo plano. Isto servirá de quilha e impedirá que o barco vire.

Como fazer um barco de vela - Passo 12
13

Para finalizar faça um corte no centro do barquinho entre a parte traseira e o mastro. Enfie o cano introduzindo-o por baixo. Dobre para trás as duas abas na parte superior do barquinho.

Como fazer um barco de vela - Passo 13

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um barco de vela, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como fazer um barco de vela

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um barco de vela
1 de 14
Como fazer um barco de vela

Voltar ao topo da página