Telescópio de espelhos

Como fazer um periscópio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um periscópio

Com um periscópio pode ver aquilo que por circunstâncias naturais não pode ver como por exemplo por cima das paredes ou sobre as cabeças de uma multidão de pessoas. Pode fazê-lo tão alto quanto quiser, dependendo do papelão que tiver. Pode ter múltiplos usos como por exemplo espiar pessoas sem darem conta, mas para isso tem de se colocar numa boa posição. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br e saiba como fazer um periscópio.

Vai precisar de:

  • Uma folha de papelão de 42 cm de comprimento por 42 cm de largura.
  • 2 tiras de papelão de uns 32 cm de comprimento por 8 cm de largura.
  • 2 espelhos pequenos de uns 8 cm de comprimento e 6 cm de largura.
  • Um lápis e uma régua.
  • Fita adesiva e tesoura.
Também lhe pode interessar: Como fazer um foguete especial de papelão

Passos a seguir:

1

Para começar meça quatro colunas de uns 10 cm de largura e uma de 2 cm de largura na folha grande de papelão. Coloque a régua sobre cada linha e passe a tesoura por cima para as marcar.

Como fazer um periscópio - Passo 1
2

Dobre o papelão pelas linhas para formar uma caixa comprida e recorte uma janela de 5 x 5 cm perto da parte de baixo e outra perto da parte de cima no lado oposto.

Como fazer um periscópio - Passo 2
3

De seguida, meça três colunas de 8 cm de largura e uma de 2 cm de largura sobre as duas tiras de papelão. Marque as linhas e cole com fita adesiva um espelho sobre cada uma. Veja o desenho.

Como fazer um periscópio - Passo 3
4

Dobre as tiras para cima, deixando os espelhos pela parte de fora, e dê-lhes a forma de um triângulo. Dobre a ponta de cada tira também para cima e cole os extremos das pontas com fita adesiva.

Como fazer um periscópio - Passo 4
5

Coloque o triângulo sobre o fundo da caixa, com as pontas para fora, como vê no desenho. Cole o triângulo à caixa com fita adesiva.

Como fazer um periscópio - Passo 5
6

Para terminar, coloque a caixa com a boca para baixo. Coloque o outro triângulo de maneira a que se consiga ver o espelho através da janela. Cole-o bem com fita adesiva. Feche a caixa e cole as pontas do triângulo por baixo.

Como fazer um periscópio - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um periscópio, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como fazer um periscópio