Meteorologia

Como fazer um climograma

Como fazer um climograma

Para estudar o desenvolvimento e as mudanças do clima em uma determinada cidade durante um ano inteiro, o melhor é criar um climograma onde podem ser vistos todos os dados básicos. Com o clima estuda-se a média das condições meteorológicas em um determinado luga. Quer saber como evoluem estas condições? Para isso, em umComo.com.br ajudamos você a elaborar seu próprio climograma.

Também lhe pode interessar: Como se forma um furacão

Passos a seguir:

1

Você deve desenhar um quadrado aberto na parte superior, grande. Cada um de seus lados servirá para introduzir os dados necessários.

2

No lado mais abaixo são introduzidos os meses do ano. Aqui poderá ser estudada a evolução do clima durante o ano, por isso é necessário dividir este lado em 12 partes, cada uma representando os diferentes meses do ano.

3

No eixo vertical esquerdo introduzem-se as precipitações (mm). Divida-o em partes sucessivas de 20 em 20 mm mais ou menos, partindo de 0.

4

No eixo vertical direito introduza a temperatura (ºC). Dependendo da zona, introduza de 0 a 40, dividindo de 10 em 10 graus cada parte.

Como fazer um climograma - Passo 4
Imagem: enciclopedia.us.es
5

Comece a representar, em função da barra da direita, as precipitações com barras. Para cada mês crie uma barra com a precipitação indicada. Pinte-a, por exemplo, de cor azul.

6

Pegue como referência o eixo da direita, introduza a temperatura de cada mês. Para isso usam-se os pontos. Coloque um ponto em cima de cada mês no número de graus necessários. Pode colocá-los em vermelho e unir as temperaturas de cada mês através de linhas retas.

Como fazer um climograma - Passo 6
Imagem: sergiopinillarobres.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um climograma, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos

  • Reúna os dados meteorológicos do ano inteiro para poder elaborar seu climograma.
  • Divida os diferentes eixos dependendo das circunstâncias do lugar que quiser representar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
sidnei
meu filho tem os dado dados para montar um climograma média termica tem varios numeros repedido .O que eu faço?
alex santos
põe msm assim, os meses podem ter temperaturas médias iguais
Imagem: enciclopedia.us.es
Imagem: sergiopinillarobres.blogspot.com
1 de 3
Como fazer um climograma