Partilhar

23 perguntas de lógica com respostas

Por Letícia Lima. 14 fevereiro 2019
23 perguntas de lógica com respostas

Pegadinhas, charadas, jogos de lógica... seja como você chamar, as perguntas de lógica são excelentes não só para o desenvolvimento cognitivo como também para passar o tempo. Em viagens, as charadas podem distrair as crianças enquanto o tempo passa; em festas, as charadas podem ser ótimos jogos para adolescentes ou adultos. No final, o importante é se divertir entre amigos e família. Confira as 23 perguntas de lógicas com resposta preparadas pelo umCOMO.

Perguntas de lógica simples

As perguntas de lógica simples são excelentes para manter as crianças entretidas, sobretudo quando não há nenhum aparelho eletrônico por perto para distrair os pequenos. Confira algumas a seguir:

  1. Como tornar um recipiente de água que pesa uma tonelada mais leve?
  2. Cada movimento do ar me faz tremer e chacoalhar, mas os maiores pesos consigo sustentar. Quem sou eu?
  3. Um lençol muito grande que não se pode dobrar; uma porção de dinheiro que não se pode contar; um queijo muito duro que não se pode cortar. O que são?
  4. Qual a flor que mais bebe?
  5. Qual a planta que faz mal a saúde?
  6. Que diferença existe entre a namorada que é tímida e a que é chata?
  7. Qual é o absurdo da higiene?
  8. Qual o único alimento que o cozinheiro não consegue preparar direito?
  9. Por que o tomate não pode ser xerife?
  10. O que é um pontinho preto no microscópio americano?
  11. O que é um pontinho prateado no meio do gramado?

Respostas

  1. Um buraco.
  2. A água.
  3. O céu, as estrelas e a lua.
  4. O copo de leite.
  5. O fumo.
  6. A tímida pega na mão e a chata pega no pé.
  7. Lavar a alma.
  8. A torta.
  9. Porque ele é pele vermelha (como são chamados os índios americanos).
  10. Uma blacktéria.
  11. Uma formiga usando aparelho dentário.

Sugestão: 67 perguntas de duplo sentido

Perguntas de lógica difíceis

As perguntas de lógica difíceis são ótimas para promover momentos de descontração e de desafiar quem se acha muito esperto. Confira algumas a seguir:

  1. Se, durante uma corrida de carros, você deixa o segundo colocado pra trás, qual é a sua colocação após a ultrapassagem?
  2. A mãe de Ana tem cinco filhas: Fafá, Fefê, Fifi, Fofó e? Qual é o nome da quinta filha?
  3. No caminho de casa até o mercado, Dona Lúcia conta 10 árvores a sua direita. Após as compras, ela volta para casa e conta 10 árvores a sua esquerda. Quantas árvores ela viu no total nesse dia?
  4. Em uma sala quadrada, temos um gato em cada canto. Cada gato vê outros três gatos. Quantos gatos há no total dentro da sala?
  5. Júlio foi sozinho até a padaria no centro da cidade. Durante o percurso, encontrou duas garotas passeando com três cachorros, que estavam brincando com dois gatos, que, por sua vez, tinham dois donos. Quantos seres no total foram com Júlio até a padaria?
  6. Se uma borboleta vive cinco dias e a cada dia ela voa quatro metros, quantos metros ela terá percorrido em uma semana?

Respostas

  1. Segundo colocado.
  2. Maria.
  3. Dez.
  4. Quatro gatos.
  5. Ele foi sozinho.
  6. Vinte metros.

Quer saber algumas perguntas de lógica para Whatsapp? Dê uma lida no nosso artigo brincadeiras para Whatsapp com escolhas - perguntas e desafios.

Charadas de lógica com resposta

A lógica é a habilidade de fazer associações quando aparentemente elas não existem, e pensar além de todo mundo. Veja algumas perguntas de raciocínio lógico:

  1. Você tem apenas uma caixa de fósforos com um palito e entra em um castelo escuro. Não há energia elétrica, mas você tem uma vela, um lampião a gás e uma lamparina a querosene. O que você acende primeiro?
  2. Quantos animais de cada espécie, Moisés colocou em sua arca: 1, 2 ou 3?
  3. Quantos meses tem 28 dias durante um período de 6 anos?
  4. Você levantou às 8h para ir trabalhar; foi dormir às 7h. Quantas horas você dormiu?
  5. Você está dirigindo um ônibus com 43 a bordo saindo de São Paulo. Ele parou em Guarulhos para pegar 7 pessoas e deixar 5 passageiros e parou em Santos para deixar 8 passageiros e pegar mais 4. Finalmente, chegando à Filadélfia 20 horas depois. Qual é o nome do motorista?
  6. No dia 7 de setembro, nós comemoramos o Dia da Independência no Brasil. Em Portugal, também existe 7 de setembro?

Respostas

  1. O fósforo, porque ele acende todos os outros.
  2. Zero, porque segundo a Bíblia quem construiu a arca foi Noé, e não Moisés.
  3. 72, porque todos os meses do ano possuem 28 dias pelo menos.
  4. Uma hora.
  5. O seu nome, porque você é o motorista.
  6. Claro, porque o dia 7 de setembro existe em todos os países que adotam o mesmo calendário que o nosso (calendário gregoriano).

Se você deseja ler mais perguntas de lógica engraçadas e perguntas de lógica com alternativas para brincar e se divertir com seus amigos, confira algumas sugestões e dicas em nossos artigos perguntas para torta na cara e as melhores perguntas para gincanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 23 perguntas de lógica com respostas, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário sobre 23 perguntas de lógica com respostas

23 perguntas de lógica com respostas
23 perguntas de lógica com respostas

Voltar ao topo da página