Outras atividades

27 brincadeiras de perguntas para amigos

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 14 maio 2019
27 brincadeiras de perguntas para amigos

Quem cala consente, mas quem responde algumas dessas questões das brincadeiras de perguntas para amigos pode demonstrar conhecimento ou cair em uma tremenda saia justa. Neste artigo do umCOMO fizemos uma seleção de brincadeiras de perguntas e respostas para fazer com amigos para que não faltem ideias na hora de daraquela entretida na conversa. Você vai ver, elas vão desde o infalível 'Eu Nunca', passando pelos clássicos jogos de tabuleiro e chegando às infalíveis perguntas para amigos no WhatsApp e Instagram!

Também lhe pode interessar: 13 brincadeiras folclóricas brasileiras

Índice

  1. Eu Nunca
  2. Verdade ou Desafio
  3. O que você prefere (isso ou aquilo)
  4. Brincar de mímica
  5. Torta na cara
  6. Beijar, casar ou matar?
  7. Perguntas para amigos: responde ou bebe
  8. Perguntas para conhecer alguém de verdade
  9. Perguntas para amigos sobre mim
  10. Gincana
  11. 8 brincadeiras de perguntas para amigos em jogos de tabuleiro
  12. 9 brincadeiras de perguntas para amigos online

Eu Nunca

No ranking de popularidade, o Eu Nunca é uma das brincadeiras de perguntas para amigos que faz sucesso absoluto entre jovens e adultos. A explicação pode estar justamente na simplicidade da brincadeira (você só precisa de um grupo de amigos) e na complexidade das perguntas e das situações que as revelações vão gerando.

Se você nunca brincou de 'Eu Nunca', funciona assim:

  1. Os participantes se sentam em círculo;
  2. Em sentido horário, uma pessoa começa dizendo algo que ela nunca fez ou viveu: 'eu nunca tive diarreia fora de casa';
  3. Então, todas as pessoas que já passaram por essa situação devem assumir que já falando ou tomando um gole de bebida;
  4. A pessoa que estava ao lado pergunta e assim o jogo segue até que os participantes se cansem de tantas revelações bafônicas!

Quer ver os seus amigos em uma saia justa nessa brincadeira de perguntas? Então não deixa de conferir esse post com as melhores perguntas para Eu nunca.

27 brincadeiras de perguntas para amigos - Eu Nunca

Verdade ou Desafio

Não há dúvidas de que quando o assunto são brincadeiras para fazer com amigos de perguntas, o queridinho, Verdade ou Desafio, também conhecido como Verdade ou Consequência, é um dos campeões de audiência. A sua versatilidade e nível de entretenimento explicam o sucesso da brincadeira que costuma ser jogada entre jovens e adultos, muitas vezes sendo considera um drinking game (jogos de bebidas).

Fato é que para jogar de verdade ou desafio, você só vai precisar de uma roda de amigos, um objeto com duas pontas (chinelo, garrafa...), criatividade e coragem para pensar nas perguntas e aceitar os desafios. Na necessidade de uma boa dose de inspiração, você sempre pode dar uma espiada nas seleções do umCOMO:

O que você prefere (isso ou aquilo)

Jogar 'o que você prefere' (isso ou aquilo) com os amigos vai instigar a capacidade de persuasão de cada um de vocês ao tentarem discutir, por exemplo, se é mais apetitoso comer uma barata ou uma lagartixa. Mais do que perguntas interessantes, essa é uma brincadeira sobre perguntas bizarras e os argumentos que justificam cada preferência.

É tranquilo brincar, entre amigos, vocês só precisam eleger entre umas das duas opções de respostas para a pergunta 'o que você prefere': 'encontrar um extraterrestre ou viajar para outro planeta' - e deixar que o grupo todo responda e argumente. Quanto mais loucas as questões, mais garantidas estão as risadas.

Quer entender melhor? É só você dar uma olhada nessas seleções brutas:

Brincar de mímica

A mímica é uma forma de expressão nata à comunicação humana que hoje é muito conhecida pela sua brincadeira. Existem diferentes maneiras de brincar de mímica, mas a base do jogo sempre consiste em uma pessoa fazendo imitações sem usar a fala e a outra pessoa tenta adivinhar através de perguntas sobre essa imitação, não deixa de ser um brincadeira de perguntas para amigos.

27 brincadeiras de perguntas para amigos - Brincar de mímica

Torta na cara

Torta na cara ultrapassou as telas dos programas de auditório e caiu nas graças de jovens e influenciadores digitais que se divertem ao fazer perguntas para amigos cuja prenda para a resposta errada é uma tortada na cara. O jogo é menos complicado do que soa e você só precisa de um pouco de criatividade com as perguntas, pratos de papelão e chantily (ou outro creme gostoso).

Você pode conferir instruções e sugestões no artigo com 150 perguntas para torta na cara!

Beijar, casar ou matar?

Outra brincadeira de perguntas para amigos que foi bem difundida graças a Youtubers é aquele que é conhecido como 'beija, casa ou mata' que também pode ser jogado na versão 'transa, casa ou mata'. O jogo consiste simplesmente, entre amigos, em escolher três personalidades e perguntar o que a pessoa faria com cada uma delas: 'casar, beijar ou matar'.

27 brincadeiras de perguntas para amigos - Beijar, casar ou matar?

Perguntas para amigos: responde ou bebe

Literalmente na lata. Essa é uma brincadeira simples e clássica, lembra bastante a que o personagem Tyrion Lanniste, na série Game of Thromes, jogou com seus companheiros no segundo capítulo da oitava temporada. É fácil: de maneira aleatória fazem-se perguntas às pessoas da roda, quem não tiver coragem de responder deve beber.

Perguntas para conhecer alguém de verdade

Estreitar seus laços com um amigo é algo que pode ser feito através de um jogo de perguntas. Existem algumas questões cujas respostas são aquelas que fazem com que você conheça uma pessoa de verdade. Por que não propor ao seu amigo para que vocês respondam juntos a algumas delas? No post com as melhores perguntas para conhecer alguém de verdade você as encontra mastigadinhas, prontas para serem questionadas.

Perguntas para amigos sobre mim

Falando em conhecer alguém de verdade... Outra possibilidade é usar as brincadeiras de perguntas e respostas para fazer com amigos para testar o quanto eles sabem de você. Essa já foi uma TAG de sucesso no YouTube e em outras redes sociais você pode aproveitar essas '80 perguntas sobre mim', do artigo do umCOMO, para questionar os seus amigos.

Gincana

Gincanas são jogos em grupos conhecidos pela sua criatividade e versatilidade. Por ser uma brincadeira muito adaptável, ela pode ser criada em versões para todas as idades com diferentes brincadeiras. Quase todas as gincanas envolvem um quizz com perguntas que muitas vezes são sobre conhecimentos gerais. Se você quer organizar uma gincana com brincadeiras de perguntas com os seus amigos, você já pode usar as questões dos seguintes artigos:

8 brincadeiras de perguntas para amigos em jogos de tabuleiro

Muitos jogos de tabuleiros também são ótimas ideias de jogos de perguntas para amigos, sendo que muitos deles já podem ser encontrados em versões em apps ou tablets. Alguns inesquecíveis são:

  • Cara a cara: tentar adivinhar o rosto de um personagem com perguntas sobre sua aparência;
  • Perfil: jogo de perguntas de conhecimentos gerais de todos os níveis que pode ser jogado de 2 a 6 pessoas;
  • Show do Milhão: imita a versão da televisão que era protagonizada por Silvio Santos e tem perguntas no mesmo estilo;
  • Imagem e Ação: lembra bastante a mímica, a diferença é que as regras estão mais claras, há um contador de tempo e é possível desenhar;
  • Master: é outro jogo de perguntas de conhecimentos gerais que vão de temas desde esporte até ciências;
  • Quest: trata-se de um baralho de perguntas e respostas abordando os temas mundo, artes e entretenimento, sociedade, ciência e tecnologia, esporte e lazer e variedades;
  • Mega Senha: é inspirado no programa de TV homônimo e faz com que os participantes adivinhem palavras com bases em senhas;
  • Enciclopédia: esse jogo testa tanto a capacidade de perguntas e respostas para amigos, quanto a arte de blefar de cada um, já que o objetivo principal é responder a perguntas com exatidão ou com blefes sem que ninguém desconfie.

Veja também: 25 brincadeiras ao ar livre para jovens

27 brincadeiras de perguntas para amigos - 8 brincadeiras de perguntas para amigos em jogos de tabuleiro

9 brincadeiras de perguntas para amigos online

Se pretende ler mais artigos parecidos a 27 brincadeiras de perguntas para amigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Geovana
Pergunta
1 de 5
27 brincadeiras de perguntas para amigos