Lua

Como a Lua afeta as pessoas

Como a Lua afeta as pessoas

Muitas culturas consideram que a Lua afeta o estado de humor das pessoas, sobretudo das mulheres, ao coincidir o seu ciclo com o das mulheres: 28 dias. Há pessoas que dizem que podem sentir a influência da Lua em sua maneira de estar no mundo, mas outras não deixam de negar este efeito dizendo que não tem nada a ver o estado da lua com nosso estado de humor. Neste artigo de umComo queremos falar a você de como a Lua afeta as pessoas desterrando mitos, mas aceitando que a energia do universo não é alheia a nós.

Também lhe pode interessar: Qual é maior a Lua ou a Terra?

Índice

  1. A crença da influência lunar
  2. Influência da Lua nas pessoas
  3. A Lua e a gravidez
  4. A opinião médica

A crença da influência lunar

Desde tempos remotos existe a ideia de que a Lua afeta o comportamento das pessoas. Acredita-se que a energia que este corpo celeste emana pode chegar a modificar alguns de nossos comportamentos, nosso estado de humor e nossas decisões. É uma influência extra-sensorial, por isso, caso fosse verdade, se daria em um aspecto do subconsciente humano.

De fato, culturalmente, há um ditado para designar as pessoas que apresentam episódios um pouco irracionais marcados por um pouco de loucura transitória: "É um lunático". De fato, quando pronunciamos esta frase estamos nos referindo a uma pessoa que apresenta uma dose de loucura de maneira intercalada, intervalos que nos lembram as fases da Lua.

A origem desta crença reside em considerar que todos os objetos do cosmos (as estrelas, os planetas, os satélites, etc.) produzem frequências, uma energia que afeta de maneira intangível as pessoas. Acredita-se assim porque se parte da base que nós, os seres humanos, somos parte do cosmos e, assim como as estrelas, também temos uma energia conectada com o universo. A transmissão destas frequências energéticas é simultânea e, portanto, considera-se natural que influenciem em você segundo as situações meteorológicas, ambientais e externas.

Como a Lua afeta as pessoas - A crença da influência lunar

Influência da Lua nas pessoas

Segundo as teorias que apoiam a influência lunar, se distinguem diferentes comportamentos e mudanças de comportamento que estão diretamente relacionados com as 4 fases lunares. A seguir expomos a você esta teoria para que conheça os seus fundamentos:

  • Fase de Lua nova: é o período no qual o astro permanece oculto no céu e cuja duração vai de 2 a 3 dias. Este é o momento de purificação, onde podemos desintoxicar o organismo, podemos tentar modificar hábitos negativos já que esta fase é a indicada para fazer uma viagem introspectiva, de autoconsciência e conexão com seu interior. É também neste momento quando se recomenda cortar o cabelo se quer que cresça rápido. Neste artigo de umComo contamos a você de maneira detalhada quando cortar o cabelo segundo a Lua.
  • Fase crescente: é quando vemos uma parte da Lua, quando começa a aparecer no céu como se fosse um sorriso. É a etapa de crescimento, de prosperidade e de vitalidade, portanto, é o melhor momento para realizar atividade física, para se relacionar com pessoas, para empreender novos projetos. Neste momento, a Lua está emitindo uma energia positiva no cosmos, uma energia de prosperidade, por isso é o melhor momento para experimentar coisas novas, fazer alguma mudança em sua vida ou se atrever com coisas que dão um pouco de medo.
  • Fase de Lua cheia: é quando o astro está em seu maior esplendor; esta é a fase na qual a influência da lua é mais notável nas pessoas porque emana toda a sua energia ao universo. Neste período é quando podemos notar mudanças de comportamento, uma sensação de humor estranha, mudanças de humor bruscas, etc. É o momento de ser "lunático", ou seja, o momento no qual nossa personalidade está mais afetada por esta energia extraterrestre e, como tal, nos produz algumas reações irracionais.
  • Fase minguante: é o momento do acaso, a "morte" simbólica da Lua para voltar a renascer em poucos dias com mais vitalidade e energia. Este momento é de maturidade, portanto, é ideal para acabar de decidir coisas de sua vida, para refletir, para valorizar o que quer e o que não quer; ou seja, é o período do pensamento, da avaliação e das decisões definitivas.

Neste artigo de umComo contamos a você quais são as fases da Lua.

Como a Lua afeta as pessoas - Influência da Lua nas pessoas

A Lua e a gravidez

Existe também uma crença popular que liga a Lua com as mulheres grávidas. Isto acontece porque os ciclos lunares duram 28 dias, o mesmo tempo que dura o ciclo menstrual das mulheres; por este motivo, considera-se que são elas as que notam mais a influência deste astro. Muitas culturas antigas tinham a crença de que a Lua era uma divindade ligada com a fertilidade e com o sexo feminino; de fato, a Deus Lua da mitologia Maya, Ix Chel, era considerada a protetora das mulheres grávidas.

Na atualidade, continua se acreditando que este corpo celeste tem efeitos nas grávidas, que notam de uma maneira mais forte a influência da Lua e que no momento do parto estão protegidas por elas. Além de ser porque o ciclo menstrual dura 28 dias, a crença também procede da observação direta da natureza: a Lua reproduz o ciclo da vida a cada ciclo lunar ao nascer, crescer, decair e morrer.

Como a Lua afeta as pessoas - A Lua e a gravidez

A opinião médica

Ainda que não se tenha encontrado evidência científica de que a Lua afete as pessoas de maneira direta, é verdade que o debate se abriu recentemente devido a pesquisas publicadas na revista Current Biology. Nela, explicava-se uma pesquisa feita por profissionais suíços onde se falava da possibilidade do astro modificar o nosso sono.

Fez-se um estudo com 33 voluntários cuja conclusão acabou relatando que quando se está na fase de Lua cheia é mais difícil dormir: os voluntários dormiram uma média de 19 minutos menos que em outros momentos e demoraram uns 5 minutos mais do que o habitual a conciliar o sono. Os especialistas explicaram a relação entre a Lua e o sono indicando que quando estávamos neste período, os voluntários geraram menos melatonina, que é o hormônio produzido pelo cérebro e que se encarrega de regular o sono e a vigília.

No entanto, este debate já está há muito tempo aberto e há opiniões para todos os gostos. Cada um pode achar que é verdade ou não, a única coisa que sabemos que é verdade é que nós fazemos parte do universo, portanto, também não parece tão despropositado acreditar que podemos sentir, inconscientemente, alguns efeitos ou mudanças que se produzem ao nosso redor.

Como a Lua afeta as pessoas - A opinião médica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a Lua afeta as pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
NELSON
Um Como! É ótimo.
1 de 5
Como a Lua afeta as pessoas