Partilhar

Qual é maior a Lua ou a Terra?

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é maior a Lua ou a Terra?

Certamente que mais de uma vez fez esta pergunta já que, desde a nossa perspectiva, pode ser que percebamos a Lua como uma enorme esfera que, inclusive, possa superar o tamanho da Terra. Ainda que a maioria dos planetas que orbitam na nossa galáxia contem com mais de um satélite, no nosso caso só temos uma lua, a Lua, que se move em relação à nossa rotação terrestre. Neste artigo de umComo vamos esclarecer para você a questão de qual é maior a Lua ou a Terra dando a você todos os dados que precisa para que aprenda um pouco mais a respeito do espaço.

Também lhe pode interessar: Como a Lua afeta as pessoas

O tamanho da Terra

É importante que saiba que perante a pergunta de se a Lua é maior que a Terra a resposta é NÃO, de fato, o nosso planeta tem um tamanho 3,6 vezes maior que a Lua. A superfície total do planeta azul é 10 vezes maior que a Lua mas, mesmo ainda assim, é verdade que a Lua é o maior satélite do sistema solar (sempre em relação ao tamanho do planeta que acompanha, neste caso, a Terra).

Mas ainda que o nosso planeta seja maior que o satélite, seu tamanho também não é exageradamente grande. De fato, os astrônomos usam uma medida básica para poder conhecer o tamanho dos planetas: compará-los entre eles. No nosso sistema temos diferentes planetas com tamanhos muito diversos e a Terra é um dos médios, ou seja, nem muito pequeno (como Plutão) nem muito grande como Júpiter (que, de fato, é o maior do sistema chegando a ser 11 vezes maior que a Terra).

E, evidentemente, nada tem a ver com o tamanho do Sol, uma estrela que é 109 vezes maior que a Terra e 10 vezes maior que Júpiter; assim, é a maior esfera (com diferença) do nosso sistema solar.

Se quer saber o tamanho exato do nosso planeta, os últimos valores estudados indicavam que o comprimento da circunferência da Terra, isto é, o Equador, é de 40.067,96 quilômetros e a área da superfície é de 509.903.550 quilômetros quadrados.

Um dado interessante é que a Terra não é uma esfera perfeita, a sua forma se assemelharia mais a uma pera: o Polo Norte está dilatado 10 metros e o Polo Sul está afundado 31 metros, desse modo, a forma que tem é similar à forma da fruta de cabeça para baixo, já que é mais larga em cima que em baixo.

Qual é maior a Lua ou a Terra? - O tamanho da Terra

O tamanho da Lua

Já dissemos que a Lua é menor que a Terra (de fato, o diâmetro da Lua é de 3.476 quilômetros) e, por isso, seu peso também é menor: pesa umas 80 vezes menos que o nosso planeta. Desde a nossa perspectiva vemos que o tamanho da Lua e do Sol não são tão diferentes entre si, mas o certo é que é bem menor que o astro rei.

A Lua encontra-se a 386.000 quilômetros da Terra, uma distância bastante próxima que permite que possam ser feitas viagens ao satélite em uma duração de apenas 3 dias. Esta proximidade é o que faz que nós vejamos a Lua tão grande, de forma equiparável ao tamanho do Sol, mas não esqueçamos que o satélite está bem perto, enquanto que o Sol está bem longe.

Todos os planetas do sistema solar contam com diferentes luas e há algumas que são maiores que a nossa, como é o caso de Ganimedes, o satélite de Júpiter, cujo tamanho supera Mercúrio. No entanto, a diferença que há entre o tamanho da Lua e o da Terra não é tão grande e, de fato, é a menor diferença que há entre um planeta e algum de seus satélites.

Algo curioso é o que ocorre às vezes quando vemos aparecer a Lua em nosso céu: parece que começa sendo muito grande e, à medida que vai ascendendo ao céu, parece que o tamanho diminui. O que acontece? A Lua está estática em sua órbita, portanto, seu tamanho é o mesmo; a única coisa que acontece é um efeito ótico. Os astrônomos indicam que quando a Lua está no horizonte podemos compará-la com pontos que conhecemos mas, quando se eleva para o firmamento, a vemos isolada e nos parece menor, no entanto, está exatamente igual.

Mas o que é verdade é que existem as fases da lua, a mudança que o satélite passa durante o decorrer de um mês e durante as diferentes fases a Lua muda o seu tamanho. O motivo é que a órbita pela qual se move não é um círculo perfeito e há uma variação de 40.000 quilômetros entre o ponto mais próximo e o mais longínquo em relação à Terra e, por isso, quando a Lua está mais perto de nosso planeta é quando a vemos maior.

Qual é maior a Lua ou a Terra? - O tamanho da Lua

A função da Lua na Terra

No princípio do artigo falamos da importância da Lua na Terra, mas em que afeta realmente? Trata-se de um elemento muito importante para nosso ecossistema já que, graças à sua influência, estão equilibrados os diferentes ecossistemas do nosso planeta. A ação gravitacional que produz na esfera terrestre consegue criar as correntes marinhas que são essenciais para preservar a vida marinha.

Além disso, a Lua consegue manter nosso clima em temperaturas ideais para permitir a vida humana. Se não tivéssemos o efeito do satélite no planeta, as estações temporárias se tornariam caóticas. Além disso, a Terra daria a volta completa a cada 8 horas ao invés de a cada 24 horas, algo que afetaria a nossa forma de viver. Em umComo contamos a você como a Lua afeta as pessoas pois sua influência também tem influência em nós.

Também não poderia se controlar a intensidade meteorológica tendo ventos de furacão com muito mais violência que os furacões que conhecemos hoje em dia. A atmosfera teria mais oxigênio e nosso campo magnético tornaria-se mais intenso (3 vezes mais que o atual) provocando que 80% dos animais acabassem por se extinguir.

Qual é maior a Lua ou a Terra? - A função da Lua na Terra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é maior a Lua ou a Terra?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Qual é maior a Lua ou a Terra?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
SÍLVIO JOSÉ
Qual e a maior na terra

Qual é maior a Lua ou a Terra?
1 de 4
Qual é maior a Lua ou a Terra?

Voltar ao topo da página