Partilhar

Como costurar couro

Por Sara Viega. Atualizado: 6 junho 2019
Como costurar couro

O couro é um dos materiais mais luxuosos que pode ser usado para peças de roupa e outros produtos, como carteiras e bolsas. Um dos problemas com os artigos de couro é que podem ser muito caros. É por isso que a cada dia que passa, mais pessoas estão optando por costurar sua própria roupa de couro e acessórios, portanto neste artigo de umComo queremos mostrar a você como costurar couro.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do couro

Materiais

Em primeiro lugar terá que ter os materiais corretos de costura. No geral, qualquer máquina de costurar serve para costurar couro. No entanto, terá que ter a certeza de que tem uma agulha para couro. As agulhas para couro não têm apenas o olho maior, permitindo usar linhas de poliéster, mas também são mais firmes e grossas no geral.

Isso é importante porque o couro pode ser muito duro e quebrar as agulhas comuns, usadas para tecidos frágeis como o algodão. Lembre-se que deve utilizar sempre linhas de poliéster, já que a linha de algodão é simplesmente muito fraca para suportar o peso do couro, e geralmente muito fina em comparação com o couro. Também precisa de um cortador de couro e um calcador feito para o couro.

Tipo de couro

Depois selecione o tipo de couro que vai usar para seu projeto. Existem vários tipos, como o couro de cobra, de cordeiro, de vaca e de porco. Cada tipo de couro tem seus pontos fortes e fracos. O couro de cobra, por exemplo, é muito fácil de danificar e muito caro. No entanto, é o mais bonito e tem uma estampa única que sempre se destaca. O couro de cordeiro também é frágil, mas é muito leve. O couro do porco é muito duro, mas tem grandes poros. O couro de vaca é o mais comum para trabalhar. É o mais resistente e tem poros muito pequenos, quase imperceptíveis. Isso o torna perfeito para fazer roupas, como casacos e cintos.

Marcar

Antes de começar a costurar o couro, certifique-se de marcar o padrão ou desenho que vai fazer. A marca é importantíssima e deve ser feita com exata precisão e cuidado, porque depois de colocar os pontos e a agulha passar através do couro, deixará uma marca permanente. Se possível, pegue pequenos pedaços de couro para comprovar como se sente na máquina de costura.

Veja também: Como consertar zíper que fica abrindo

Costurar

Quando tiver as peças de couro marcadas, é hora de começar com a máquina de costura. No caso de peças de roupa, o ponto linear é o método de fixação das linhas. Por outro lado, quando se trata de couro, terá que dar um nó na linha para não fazer mais buracos no couro, que o podem debilitar e fazer com que fique bagunçado.

Após acabar de costurar o couro, adicione alguns revestimentos na roupa de couro, para que seja mais confortável de usar. Com estes passos será capaz de criar de forma simples e de baixo custo sua própria roupa de couro. Com um pouco de prática, chegará a costurar couro com a mesma naturalidade que costura um pedaço de tecido qualquer. Recomendamos consultar também como lavar uma jaqueta de couro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como costurar couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como costurar couro

O que lhe pareceu o artigo?

Como costurar couro
Como costurar couro

Voltar ao topo da página