Partilhar

Como limpar ouro branco

 
Por Redação umCOMO. 1 junho 2020
Como limpar ouro branco

Limpar as joias é uma tarefa essencial para que elas estejam brilhando sempre que você quiser usá-las. Conservá-las em bom estado, porém, vai depender do cuidado e tratamento que você der a elas. Por isso, mantê-las sempre limpas vai te ajudar a conceder aos acessórios o real valor que eles têm - é que, por mais alto que este seja, se as joias estiverem sujas, deterioradas ou gastas, elas podem perdê-lo na mesma proporção.

E é bem provável que, dentro da sua coleção de joias, você possua algumas peças de ouro branco. Esse tipo de ouro requer uma limpeza específica, com produtos que ajudem a recuperar seu brilho natural e conservá-lo da melhor maneira possível. Se você quer saber como limpar ouro branco, quais os produtos que você deve usar para obter o melhor resultado e conhecer diferentes métodos de limpeza, recomendamos que você continue lendo este artigo de umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como limpar o Ouro

Como limpar ouro branco com vinagre

Entre os métodos que você precisa conhecer sobre como limpar ouro branco em casa está o vinagre, já que é um produto presente em praticamente qualquer ambiente doméstico, além de simples de colocar em prática na hora da limpeza e bastante econômico. Siga o passo a passo para saber como limpar ouro branco com vinagre:

  1. Encha um recipiente pequeno com meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa que contenham bicarbonato de sódio. Este último é opcional, e vai depender do quão suja estiver a sua joia.
  2. Misture o vinagre ao bicarbonato por alguns minutos.
  3. Deixe suas joias submersas na mistura por um período de 2 a 3 horas.
  4. Molhe as joias de ouro branco com água fria e seque-as usando o pano mais macio que possuir.

Como limpar ouro branco com bicarbonato e limão

Bicarbonato de sódio e limão também estão entre os melhores produtos para limpar ouro branco. Esse método é especialmente útil se suas jóias incorporarem sujeira, que é muito mais difícil de remover por estar seca, requerendo cuidados específicos para evitar danos.

Antes de detalhar o processo de limpeza com esses produtos, é importante considerar a espessura das jóias. Esse método é ideal para aquelas consideradas mais grossas, porque precisam de mais tempo e intensidade para limpar, enquanto que as finas exigem maior cautela e delicadeza.

Com isso em mente, recomendamos que você siga as etapas a seguir para limpar o ouro branco com bicarbonato de sódio e limão:

  1. Encha um recipiente com água mineral.
  2. Mergulhe suas jóias de ouro branco no recipiente e deixe-as lá por aproximadamente 20 minutos.
  3. Retire as jóias molhadas do recipiente e prepare a mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa).
  4. Com auxílio de uma escova de dentes, aplique a pasta criada com o limão e o bicarbonato de sódio em cada peça de joalheria.
  5. Use a escova para esfregar as peças por alguns minutos. Certifique-se de que a escova seja de cerdas suaves, para evitar danos nas joias.
  6. Lave as jóias com água limpa e elas recuperarão o brilho que tinham antes. Dessa forma, você já saberá como limpar ouro branco para que ele brilhe.

Aqui te deixamos mais algumas dicas para saber se uma joia de ouro é verdadeira ou falsa.

Como limpar ouro branco - Como limpar ouro branco com bicarbonato e limão

Como limpar ouro branco com sabonete líquido

Saiba que mais uma forma de limpar joias de ouro branco é usando um sabonete líquido ou detergente comum. Com esse produto, água e um pouco de bicarbonato de sódio, você poderá manter suas joias intactas e deixá-las brilhando. Siga estes passos simples para limpar as joias de ouro branco com sabonete líquido:

  1. Encha um recipiente com água e adicione sabonete líquido ou detergente.
  2. Mergulhe as joias e misture o líquido para criar espuma.
  3. Deixe a mistura agir por cerca de 15-20 minutos e remova as joias do recipiente.
  4. Com as peças ainda molhadas, aplique o bicarbonato de sódio sobre elas.
  5. Esfregue o bicarbonato sobre a superfície das joias, sem usar muita força para não danificá-las.
  6. Mergulhe as jóias em água limpa para remover o bicarbonato de sódio e o sabonete líquido.
  7. Seque a joia com um pano, e você recuperará o brilho original.

Como limpar ouro branco com pasta de dente

Para que, por exemplo, você saiba como limpar um anel de ouro branco, temos que falar sobre a pasta de dente, que além de eficaz é fácil de aplicar em joias de todos os tipos e tamanhos. Siga as dicas para aprender como limpar ouro branco com pasta de dente:

  1. O fator mais importante dessa técnica é usar uma pasta de dente em creme, e não em gel, junto com uma escova macia que você usa apenas para limpeza.
  2. Com a ajuda da escova macia e um pouco de pasta de dente, esfregue a joia por vários minutos, tentando não deixar passar nenhum cantinho.
  3. Enxágue com água para remover vestígios de creme dental.
  4. Seque as peças com um pano, para que fiquem perfeitamente limpas.
Como limpar ouro branco - Como limpar ouro branco com pasta de dente

Como limpar ouro branco - mais dicas

Além dos produtos e técnicas que mostramos acima, no umCOMO queremos te dar ainda mais dicas e ensinar outros truques para que você saiba como limpar ouro branco sem danificá-lo:

  • Evite o uso de produtos corrosivos ou abrasivos, que possam danificar o ouro branco de suas joias.
  • Em nenhuma hipótese você deve mergulhar as peças em água com cloro.
  • Tire suas joias e guarde-as em local seguro antes de mergulhar em uma piscina com cloro, para evitar deterioração ou perda dos acessórios.
  • Existem, ainda, outras alternativas para limpar as joias de ouro branco, como cervejas claras e caldo de cebola. Esfregando essas subtâncias nas peças, é possível deixá-las mais brilhantes.

Agora que você já sabe como limpar joias de ouro branco, sugerimos que você leia este outro artigo sobre como limpar joias de prata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar ouro branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como limpar ouro branco

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar ouro branco
1 de 3
Como limpar ouro branco

Voltar ao topo da página