Taxidermia

Como dissecar um animal

Como dissecar um animal

A taxidermia ou a arte de dissecar animais utiliza-se para conservá-los com a mesma aparência que teriam se estivessem vivos. Normalmente os caçadores é que o fazem, dissecam os animais que caçaram, para poderem exibi-los como se fossem os seus troféus. A taxidermia é um processo bastante completo, mas permite conservar o animal dando-lhe uma aparência quase real.

Vai precisar de:

  • Animal para dissecar
  • Faca ou bisturi
  • Sal ou bórax para desidratar
  • Fio resistente
  • Escultura de um animal
Também lhe pode interessar: Perguntas para crianças

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para dissecar um animal é aplicar a técnica de esfolamento, também conhecida como remoção da pele. Faz-se um corte desde o pescoço até à cauda, passando pela barriga.

2

Quando se retira a pele, esta é desidratada com sal ou com um pó chamado bórax e deixa-se repousar entre 24 a 48 horas. Deve deixar-se num lugar fresco e seco, de preferência dentro de casa, onde não haja sol. Depois, remove-se toda a água que está na sua pele e consegue-se assim que não se estrague.

3

Estando a pele seca, procede-se à sua reidratação, e de seguida procede-se ao bronzeamento desta, em três processos: imersão, decapagem e bronzeamento.

4

Faça uma escultura do animal procurando uma posição retirada do seu ambiente. Por exemplo, se o animal é um caçador seria interessante que tivesse uma posição de ataque.

5

De seguida, cubra a escultura com a pele do corpo. Esta é costurada com linha forte, mas que passe despercebida, e depois passa-se à parte mais complicada, que é dar a aparência de vida: a colocação dos olhos, da pele e boca sintética.

6

Uma vez terminada a colocação da pele, o dissecado está quase concluído. O último passo é deixar secar após salgar e ajustar a cor ou qualquer área que possa ter sido danificada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dissecar um animal, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Conselhos

  • Corte com cuidado as partes que restam na parte inferior do animal.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Priscila
Gostaria de receber alguns videos sobre o assunto no meu e-mail. como dissecar cobras e animais peludos domestico e selvagens da fauna Brasileira; a região que moro sempre encontro animais mortos na BR 364.
Como dissecar um animal