Como dissecar um animal


A taxidermia ou a arte de dissecar animais utiliza-se para conservá-los com a mesma aparência que teriam se estivessem vivos. Normalmente os caçadores é que o fazem, dissecam os animais que caçaram, para poderem exibi-los como se fossem os seus troféus. A taxidermia é um processo bastante completo, mas permite conservar o animal dando-lhe uma aparência quase real.
Vai precisar de:
- Animal para dissecar
- Faca ou bisturi
- Sal ou bórax para desidratar
- Fio resistente
- Escultura de um animal
Passos a seguir:
O primeiro passo para dissecar um animal é aplicar a técnica de esfolamento, também conhecida como remoção da pele. Faz-se um corte desde o pescoço até à cauda, passando pela barriga.
Quando se retira a pele, esta é desidratada com sal ou com um pó chamado bórax e deixa-se repousar entre 24 a 48 horas. Deve deixar-se num lugar fresco e seco, de preferência dentro de casa, onde não haja sol. Depois, remove-se toda a água que está na sua pele e consegue-se assim que não se estrague.
Estando a pele seca, procede-se à sua reidratação, e de seguida procede-se ao bronzeamento desta, em três processos: imersão, decapagem e bronzeamento.
Faça uma escultura do animal procurando uma posição retirada do seu ambiente. Por exemplo, se o animal é um caçador seria interessante que tivesse uma posição de ataque.
De seguida, cubra a escultura com a pele do corpo. Esta é costurada com linha forte, mas que passe despercebida, e depois passa-se à parte mais complicada, que é dar a aparência de vida: a colocação dos olhos, da pele e boca sintética.
Uma vez terminada a colocação da pele, o dissecado está quase concluído. O último passo é deixar secar após salgar e ajustar a cor ou qualquer área que possa ter sido danificada.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dissecar um animal, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.
Conselhos
- Corte com cuidado as partes que restam na parte inferior do animal.