Outros Jogos de cartas

Como jogar Uno

Como jogar Uno

Uno é um jogo de cartas muito divertido criado pela Mattel e pode ser jogado com grupos de duas a dez pessoas, a partir dos 7 anos. O vencedor é o jogador a zerar as cartas na mão antes dos demais, utilizando todos os métodos que conseguir para evitar que os outros participantes o façam. Embora pareça fácil, é preciso jogar bem e praticar para ganhar. O baralho possui 108 cartas divididas em quatro cores (azul, amarelo, vermelho e verde), cartas especiais e dois tipos de coringas. Neste artigo do umCOMO você vai saber como jogar UNO, regras e quais as versões alternativas para jogar Uno com baralho normal.

Também lhe pode interessar: Como jogar tranca

Índice

  1. Como jogar UNO
  2. Regras do jogo UNO
  3. UNO regras: contagem dos pontos
  4. Como jogar uno com baralho
  5. Como jogar UNO com bebida

Como jogar UNO

  1. Para começar, embaralhe as cartas e distribua sete por cada jogador. As cartas restantes ficam na mesa (viradas para baixo).
  2. Após a distribuição, uma carta aleatória vai para o monte de início. O primeiro a jogar é a pessoa que se encontra à esquerda de quem distribuiu as cartas. O jogo deve seguir no sentido horário.
  3. Os jogadores jogam, então, uma carta da mesma cor, do mesmo número ou do mesmo símbolo que a carta da mesa. Se a carta for um 4 azul, o primeiro jogador deve jogar qualquer 4 (não importa a cor da carta) ou qualquer carta azul (não importa o valor numérico) sobre a mesma.
  4. O jogador seguinte repete esta ação, jogando sobre a carta em monte deixada por quem jogou antes.
  5. Quando lança a penúltima carta, o participante deve dizer "UNO", falando alto para todos ouvirem. Se não o fizer, os outros jogadores podem cobrar a falha e fazê-lo comprar duas cartas extra. A rodada acaba se um dos jogadores ficar sem cartas.
Como jogar Uno - Como jogar UNO
Imagem: ciao.es

Regras do jogo UNO

Além das cartas numéricas, o baralho de Uno apresenta mais cinco tipos de cartas especiais. Essas cartas assumem funções diferentes no jogo e nas regras do uno oficial:

  • +2: quando essa carta é jogada, o próximo jogador precisa comprar 2 cartas, sem jogar. Ela não é acumulativa, como muita gente pensa. Isto é, mesmo que o jogador que receba o +2 também tenha uma carta +2, ele não pode jogar para que próximo jogador precise comprar 4 cartas. Apesar de muita gente jogar assim, o Uno já esclareceu que quem deve comprar mais duas cartas é que recebe o +2 e ficar sem jogar na respectiva vez.
  • Inversão de sentido (carta 'volta'): de acordo com as regras oficiais do Uno, quando algum jogador lança essa carta, o sentido do jogo muda. Se ainda estiver em sentido horário, será jogado em sentido anti-horário após essa carta.
  • Bloqueio (carta 'pula'): essa carta é carta de bloqueio do Uno e impede o próximo participante de jogar, pulando a sua vez, segundo as regras do jogo Uno;
  • Coringa cor: nas regras do Uno, essa carta pode ser lançada em qualquer momento, não dependendo da carta que está na mesa. O jogador que usar a carta determina a cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo).
  • Coringa +4: quando essa carta cai sobre a mesa, o participante seguinte compra quatro cartas do monte e perde a vez. Quem a descarta também pode escolher a cor seguinte do jogo. Essa carta só deve ser jogada na falta de outra que se possa usar. Se o jogador que ganhou cartas acreditar que o primeiro está blefando, pode exigir ver sua mão. Se acertar, o jogador que lançou a carta deve apanhar quatro cartas como castigo. Caso a jogada seja legítima, o jogador desconfiado deve apanhar seis cartas.

Quantas cartas tem um baralho de UNO?

O jogo UNO original é composto por 108 cartas, enquanto um baralho normal tem 52. Como você vai ver mais abaixo neste artigo, é possível jogar UNO com baralho normal, mas usando 2 baralhos e adaptando algumas regras simples dos significados das cartas. Já no caso de quem quer jogar uno sozinho, para praticar, existem apps que simulam a jogada com outras pessoas e até mesmo possibilitam jogar online e jogar Uno no WhatsApp através de figurinhas.

Como jogar Uno - Regras do jogo UNO
Imagem: descontoeletro.com

UNO regras: contagem dos pontos

Quando um jogador termina todas as suas cartas e diz UNO, os demais podem mostrar suas cartas e contar quantos pontos cada uma vale. O primeiro a chegar aos 500 pontos vence. A contagem, segundo as regras do Uno, funciona da seguinte forma:

  • As cartas numéricas de 0 a 9 possuem o valor marcado na mesma;
  • +2, Inverter e Bloqueio valem vinte pontos cada;
  • Coringa e Coringa +4 valem cinquenta pontos.
Como jogar Uno - UNO regras: contagem dos pontos
Imagem: picsant.com

Como jogar uno com baralho

Quem não tem o baralho oficial do Uno pode jogar Uno com baralho normal sem problemas, ou melhor, 2 baralhos. Essa versão do Uno com baralho normal também é conhecida por muitos como 'Mau-mau' e tem as regras bem parecidas com as regras do Uno oficial.

Jogo de cartas UNO com baralho (mau-mau)

O ideal é utilizar dois baralhos e que haja entre 2 a 10 jogadores, quanto mais gente, mais emocionante. A distribuição de cartas é idêntica à do Uno (mesma quantidade para cada jogador), o que muda é a orientação do significado de cada uma.

Significado das cartas do Uno com baralho normal

Ao invés de seguir as mesmas cores e números, como nas regras do jogo uno, na versão do Uno com baralho normal deve se seguir o naipe como se fosse as cores jogo e os números, normalmente. O que mais se altera é o significado das cartas especiais.

Como não existem regras oficiais do Uno com baralho normal, elas podem ser adaptadas a diferentes grupos, mas é comum que elas tenham o seguinte significado no Mau-Mau:

  • Coringa: comprar +4 ou +5 cartas (fica a critério das regras que vocês estabelecerem);
  • Ás: funciona como a carta de bloqueio ou a carta 'pula' no baralho oficial;
  • 7: vale como a carta +2 nas regras do Uno, o próximo jogador precisa comprar 2 cartas e ela é acumulativa;
  • 9: o jogador de antes compra uma carta;
  • Dama (Q): tem o mesmo significado da carta 'volta' nas regras oficiais do uno, ela inverte o sentido da rodada;
  • Valete (J): o jogador que usa essa carta tem o direito de alterar o naipe que está na roda.

Assim como nas regras do jogo Uno, vence o jogo quem acabar com todas as cartas primeiro, avisando com uma rodada de antecedência usando a palavra combinada pelo grupo: mau-mau, uno ou que vocês acharem mais legal.

Uma boa dica para jogar UNO com baralho normal, para quem não está acostumado, é anotar o significado das cartas para evitar confusões e permitir que o jogo flua mais rápido.

Como jogar Uno - Como jogar uno com baralho
Imagem: vwmin.org

Como jogar UNO com bebida

Uma versão alternativa (e para maiores de 18 anos) do UNO para quem gosta de jogos de bebida é usar o UNO como um jogo de bebida. Nessa versão, a partida funciona normalmente e as cartas especiais têm um significado extra, além, é claro, da necessidade de ter alguma bebida alcoólica no jogo e todos estarem de acordo:

  • Carta bloqueio: escolha um jogador para beber;
  • +2: escolha 2 jogadores para beber;
  • Coringa +4: todos bebem!

Se você é fã de jogos de cartas, confira esses artigos com regras detalhadas. Boa sorte!

Como jogar Uno - Como jogar UNO com bebida
Imagem: galleryhip.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar Uno, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Esanju Manuel
Ó Nídia gostei muito da sua página mas tem um erro pequeno no início da página.
A Nídia escreveu (passo a paso) mas devia ser passo a passo.
espero que corrigas esse problema tá bom?
Muitos parabéns e beijinhos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Manuel, agradecemos a sua observação e comunicamos que já fizemos a alteração. Esperamos que continue nos acompanhando! Um abraço da equipe editorial do umCOMO!
A sua avaliação:
Dany
está bem feito, mas tem uma informação errada . A carta +2 não é acumulativa, não se pode jogar +2 em cima de +2, ou +4 em cima de +4. A própria UNO já esclareceu e várias outras polêmicas em seu twitter.
Desde já, estou esperando a correção.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Dany, agradecemos a correção e informamos que já fizemos a alteração no artigo. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Imagem: ciao.es
Imagem: descontoeletro.com
Imagem: picsant.com
Imagem: vwmin.org
Imagem: galleryhip.com
1 de 6
Como jogar Uno