Partilhar

Como jogar Uno

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como jogar Uno
Imagem: agame.com

Uno é um jogo de cartas muito divertido criado pela Mattel e pode ser jogado com grupos de duas a dez pessoas, a partir dos 7 anos. O vencedor é o jogador a zerar as cartas na mão antes dos demais, utilizando todos os métodos que conseguir para evitar que os outros participantes o façam. Embora pareça fácil, é preciso jogar bem e praticar para ganhar. O baralho possui 108 cartas divididas em quatro cores (azul, amarelo, vermelho e verde), cartas especiais e dois tipos de coringas. Descubra como jogar Uno neste artigo umComo e divirta-se com a sua família e amigos!

Também lhe pode interessar: Como jogar tranca
Passos a seguir:
1

Para começar, embaralhe as cartas e distribua sete por cada jogador. As cartas restantes ficam na mesa (viradas para baixo). Após a distribuição, uma carta aleatória vai para o monte de início. O primeiro a jogar é a pessoa que se encontra à esquerda de quem distribuiu as cartas. O jogo deve seguir no sentido horário.

Como jogar Uno - Passo 1
Imagem: ciao.es
2

Os jogadores jogam, então, uma carta da mesma cor, do mesmo número ou do mesmo símbolo que a carta da mesa. Se a carta for um 4 azul, o primeiro jogador deve jogar qualquer 4 (não importa a cor da carta) ou qualquer carta azul (não importa o valor numérico) sobre a mesma. O jogador seguinte repete esta ação, jogando sobre a carta em monte deixada por quem jogou antes.

Como jogar Uno - Passo 2
Imagem: descontoeletro.com
3

Quando lança a penúltima carta, o participante deve dizer "UNO", falando alto para todos ouvirem. Se não o fizer, os outros jogadores podem cobrar a falha e fazê-lo comprar duas cartas extra. A rodada acaba se um dos jogadores ficar sem cartas.

Como jogar Uno - Passo 3
Imagem: picsant.com
4

Além das numéricas, o baralho de Uno apresenta mais cinco tipos de cartas especiais. Essas cartas assumem funções diferentes no jogo:

  • +2: Quando essa carta é jogada, o próximo jogador tem de apanhar duas cartas sem jogar.
  • Inversão de sentido: Quando algum jogador lança essa carta, o sentido do jogo muda. Se ainda estiver em sentido horário, será jogado em sentido anti-horário após essa carta.
  • Bloqueio: Essa carta impede o próximo participante de jogar.
  • Coringa cor: Essa carta pode ser lançada em qualquer momento, não dependendo da carta que está na mesa. O jogador que usar a carta determina a cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo).
  • Coringa +4: Quando essa carta cai sobre a mesa, o participante seguinte apanha quatro cartas do monte e perde a vez. Quem a descarta também pode escolher a cor seguinte do jogo. Essa carta só deve ser jogada na falta de outra que se possa usar. Se o jogador que ganhou cartas acreditar que o primeiro está blefando, pode exigir ver sua mão. Se acertar, o jogador que lançou a carta deve apanhar quatro cartas como castigo. Caso a jogada seja legítima, o jogador desconfiado deve apanhar seis cartas.
Como jogar Uno - Passo 4
Imagem: vwmin.org
5

Quando um jogador termina, os demais podem mostrar suas cartas e contar quantos pontos cada uma vale. O primeiro a chegar aos 500 pontos vence. A contagem funciona da seguinte forma:

  • As cartas numéricas de 0 a 9 possuem o valor marcado na mesma;
  • +2, Inverter e Bloqueio valem vinte pontos cada;
  • Coringa e Coringa +4 valem cinquenta pontos.
Como jogar Uno - Passo 5
Imagem: galleryhip.com
6

Se você é fã de jogos de cartas, confira esses artigos com regras detalhadas. Boa sorte!

Como jogar Uno - Passo 6
Imagem: tophdgallery.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar Uno, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como jogar Uno

Como jogar Uno
Imagem: agame.com
Imagem: ciao.es
Imagem: descontoeletro.com
Imagem: picsant.com
Imagem: vwmin.org
Imagem: galleryhip.com
Imagem: tophdgallery.com
1 de 7
Como jogar Uno

Voltar ao topo da página