Partilhar

Como jogar truco

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como jogar truco
Imagem: culturacaipira.com

Truco é um jogo de cartas bastante popular que possui algumas variantes. Se você quer aprender a como jogar truco com as cartas do baralho tradicional, o umComo.com.br vai explicar as principais regras.

Também lhe pode interessar: Como jogar tranca
Passos a seguir:
1

Embora seja um jogo do qual possam participar dois, quatro, seis ou mesmo um único jogador, o mais comum é que do truco participem quatro pessoas, as quais formam duas duplas, que devem ficar sentadas uma de frente para a outra. Quando é jogado com o baralho comum deve-se retirar as cartas 8, 9 e 10, bem como os coringas.

Como jogar truco - Passo 1
Imagem: blog.trucoon.com.br
2

Ao aprender como jogar truco é preciso saber que o seu objetivo é o de chegar aos 12 pontos primeiro. Cada carta possui um valor diferente, independente do seu naipe, sendo que os valores seguem a ordem a seguir: 3 > 2 > A > K > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4. Além do valor fixo que cada carta possui no jogo de truco, outra regra é que a cada rodada uma carta é retirada do baralho, a qual vai determinar a carta mais forte do jogo a partir desse momento.

3

A carta que se tronará a mais forte é a denominada manilha, sendo que deve ser a carta com o número seguinte daquela que foi removida. Isso é definido logo ao começar a partida. Quem distribui as cartas deve virar uma delas na mesa. Se, por exemplo, for a de número 4, quer dizer que as de número 5 serão as mais fortes do jogo. Assim, o cinco é a manilha.

4

Outra regra é que embora os naipes não sejam considerados na hora de como jogar truco, eles servem no desempate, quando duas manilhas são postas no jogo. Dessa forma, os naipes contam com a seguinte ordem de valor: paus > copas > espadas > ouros. Porém, os naipes recebem nomes diferenciados no truco, são eles: zap, escopeta, espadilha e pica fumo.

Como jogar truco - Passo 4
Imagem: l.bezchastnyj9.land.ru
5

Ao começar a jogar truco cada jogador recebe três cartas. A mão vale um ponto e é dividida em três rodadas. Na sua vez, o jogador descarta uma carta e o jogo segue o sentido horário. Vence a rodada que possuir a carta de maior valor. Já que a mão é uma melhor de três, a dupla que ganhar duas rodadas já vence a mão e ganha um ponto.

6

Quanto aos empates, as regras são as seguintes: quando a mão empatar na primeira rodada vence a pessoa que ganhar a segunda, mas se empatar na segunda rodada vence quem ganhou a primeira. No caso da mão empatar na primeira e na segunda rodadas, quem fizer a terceira vence. Já se o empate ocorrer na terceira rodada quem ganhou a primeira vence. Porém, se as três rodadas empatam, ninguém faz ponto.

7

Existe ainda o jogo trucado, quando uma das duplas pede “truco”. Isso quer dizer que os jogadores pedem que o valor da mão aumente. Ao invés de valer um ponto, começa a valer três. Se os adversários rejeitarem, interrompem a rodada e perdem um ponto. Também é possível pedir seis, nove ou 12, aumentando o valor dos pontos. Quando não é aceite, perdem-se pontos.

8

Se gosta de jogos de cartas, então não perca o nosso artigo sobre como jogar sueca e passe momentos divertidos com os seus amigos ou familiares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar truco, recomendamos que entre na nossa categoria de Brinquedos e Jogos.

Escrever comentário sobre Como jogar truco

Como jogar truco
Imagem: culturacaipira.com
Imagem: blog.trucoon.com.br
Imagem: l.bezchastnyj9.land.ru
1 de 3
Como jogar truco

Voltar ao topo da página