menu
Partilhar

Exercícios físicos para crianças

 
Por Theo Meireles. 9 setembro 2021
Exercícios físicos para crianças

Exercícios físicos são imprescindíveis para um crescimento saudável de crianças. Não só pelos efeitos a curto e médio prazo, como desenvolvimento da coordenação motora, aprimoramento de cognição[1] e diminuição de ansiedade, como também está associado com efeitos desejáveis a longo prazo.

Estudos chegaram a conclusão que diversos fatores de mortalidade e doenças crônicas em adultos[2], como doenças de risco cardiovascular e obesidade, tendem serem influenciadas por hábitos adquiridos desde a infância.

Felizmente, há um número vasto de exercícios que podem ser introduzidos para crianças de diversas idades. Inclusive, muitos desses exercícios podem ser feitos em casa, desde que haja a supervisão de adultos para a introdução dos mesmos. O ideal é que esses exercícios sejam introduzidos de maneira lúdica, pois assim a criança não só se exercita como também se entretém. Neste artigo, o umCOMO reuniu alguns exercícios físicos para crianças que podem ser benéficos, e porque não, divertidos?

Também lhe pode interessar: Brincadeiras ao ar livre para crianças

Pular corda

Idade mínima recomendada - 5 anos

A boa e velha brincadeira de pular corda não é apenas uma brincadeira, mas um exercício muito completo. É uma atividade que não só queima calorias, mas também é uma ótima atividade para ajudar a desenvolver habilidades motoras. Pular corda é uma atividade que exige bastante concentração, então acaba estimulando a habilidade da criança conseguir se focar numa atividade. Uma dica para essa atividade é a criança começar com uma corda maior, visto que cordas maiores são mais lentas.

Quando a criança tiver desenvolvido mais a habilidade, podem ser adicionadas algumas dinâmicas novas para tornar a brincadeira mais divertida, como pular de trás pra frente ou colocar alguma música para a criança tentar pular no ritmo dela, o que seria interessante para desenvolver habilidades rítmicas simultaneamente, tornando pular corda um exercício de criança ainda mais completo.

Exercícios físicos para crianças - Pular corda

Yoga para crianças

Idade mínima recomendada - 4 anos

Menos intenso que a atividade de pular corda, o yoga pode ser igualmente benéfico para foco e concentração, mas também pode ser incrível para outros fatores psicológicos e emocionais, como lidar com o stress e ansiedade.

Também pode ser um grande aliado no desenvolvimento de consciência corporal, melhoria da respiração e também no aumento na força física É uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar, visto que exige basicamente o solo plano e um tapete como equipamentos. Pode ser praticado tanto em casa, seguindo vídeos e recomendações de especialistas, como em estúdios de yoga, se você preferir que haja algum acompanhamento profissional, que seria o mais recomendado, pelo menos no início, para não haver nenhuma lesão.

Exercícios físicos para crianças - Yoga para crianças

Natação

Idade mínima recomendada - 6 meses

Um dos exercícios físicos infantis mais completos possível, a natação é amplamente recomendada por profissionais para pessoas de qualquer idade. Podendo ser iniciado mesmo antes de um ano de idade, ela estimula a resistência física, capacidade pulmonar, fortalecimento de juntas, equilíbrio, vigor físico, além de ajudar no crescimento, como ressaltado neste nosso artigo sobre esportes benéficos para o crescimento.

Por ser uma atividade com modalidade esportiva, pode ainda desenvolver espírito esportivo e senso de competição na criança, e por último, mas não menos importante, é tido como uma atividade que pode salvar vidas, visto que segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 59% das mortes de crianças de 1 a 9 anos ocorrem em piscina. Tendo desenvolvido a habilidade para nadar, uma criança estaria mais apta e correria menos riscos em situações de afogamento.

Exercícios físicos para crianças - Natação

Corrida

Idade mínima recomendada - 5 anos

Estimular a corrida como atividade física para crianças é unir o útil ao agradável, visto que crianças costumam amar correr. É importante frisar que antes dos 10 anos de idade não é recomendada a prática da corrida esportiva, mas a partir dos cinco anos já podem ser feitos treinos curtos (máximo de um quilômetro, em ritmo lento) e corrida de velocidade apenas recreativamente, por, no máximo, 100 metros.

É uma atividade que pode ser feita em parques, pátios, ou até mesmo no quintal de casa. A corrida também é muito benéfica para respiração, coordenação motora, resistência, e é uma atividade para crianças que pode ser personalizada pra torna-la mais divertida, adicionando, por exemplo, alguns obstáculos.

Exercícios físicos para crianças - Corrida

Outros exercícios para crianças em casa

Há diversos outros exercícios físicos para crianças que podem ser realizados em casa, incentivados por meio de uma forma de gincana ou como parte de um circuito de outros exercícios, mas, claro, mantendo uma intensidade aceitável para a idade e respeitando os limites físicos da criança. Além de tudo, podem ser realizados em família criando um espírito de união. Alguns desses exercícios são:

Agachamentos

Agachamentos sem peso podem ser realizados por crianças facilmente. É necessário apenas observar a postura delas, para não ocorrer nenhuma lesão. Este é um exercício que ajuda crianças a desenvolverem força e resistência.

Superman

Um exercício que consiste em deitar-se no chão com braços e pernas esticadas, contraindo os glúteos e as costas e mantendo a posição por alguns segundos. O exercício leva este nome por conta da sua posição, cujo movimento se assemelha com o voo do Super-Homem, como mostra a imagem. É um exercício de fortalecimento lombar, abdominal e que pode ser facilmente assimilável por crianças.

Alongamentos

Alongamentos são muito importantes principalmente para serem realizados antes ou depois de atividades físicas. Mesmo que a criança não se exercite no dia, pode ser incentivada a fazê-lo diariamente, inserida de forma lúdica por meio de brincadeiras. É um ótimo exercício para a flexibilidade, além de ajudar nos casos em que a criança mexe muito no computador ou celular.

Exercícios físicos para crianças - Outros exercícios para crianças em casa

Atenção à realização do exercício físico infantil

Embora o exercício físico infantil deva ser certamente estimulado, e que a maior parte desses exercícios sejam de fácil execução por crianças, é importante que haja algum monitoramento por parte de adultos, principalmente nas primeiras vezes que eles realizarem as atividades.

Verificar a postura, certificar-se de que estão fazendo movimentos os movimentos corretos para evitar possíveis lesões e verificar se a criança tem alguma condição física que poderia tornar a prática de algum desses exercícios prejudicial. Se você tem interesse em conhecer também os melhores esportes para crianças, não perca nosso outro artigo sobre o tema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios físicos para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Referências
  1. GAO Z, Chen S, Sun H, Wen X, Xiang P. Physical Activity in Children’s Health and Cognition. BioMed Res Int. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6036844/2018; 2018: 8542403>. Acesso em 04 de setembro de 2021.
  2. HARSHA W. D, Berenson S. G The Benefits of Physical Activity in Childhood The American Journal of the Medical Sciences. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S000296291534979X Volume 310, Supplement 1, December 1995, Pages S109-S113>. Acesso em 04 de setembro de 2021
Bibliografia
  • NUFFIELD HEALTH. The A - Z of why swimming is great for kids Disponível em: <https://www.nuffieldhealth.com/article/the-a-z-of-why-swimming-is-great-for-kids> Acesso em 04 de setembro de 2021

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTOS AQUÁTICOS. Afogamentos, o que está acontecendo? Disponível em: <http://www.sobrasa.org/new_sobrasa/arquivos/baixar/AFOGAMENTOS_Boletim_Brasil_2019.pdf Acesso em 04 de setembro de 2021>
  • TILAK, V. The Benefits of Yoga for Kids <https://www.parents.com/fun/sports/exercise/the-benefits-of-yoga-for-kids/> Acesso em 4 de setembro de 2021

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios físicos para crianças
1 de 6
Exercícios físicos para crianças

Voltar ao topo da página