menu
Partilhar

Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos

 
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 7 junho 2022
Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos

Organizar uma festa de confraternização entre amigos é sempre muito divertido. E para deixar esse evento ainda mais interessante, uma das coisas que não pode faltar são os jogos e brincadeiras. Afinal, através desse tipo de atividade as pessoas podem interagir entre si, se soltar mais e fazer novas amizades. Mas muita gente pode ficar na dúvida quando o assunto é selecionar os melhores jogos para esse tipo de ocasião.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Nesse texto do umCOMO que preparamos para você hoje, vamos te dar várias ideias de brincadeiras para festa de confraternização entre amigos que deixam qualquer evento mais alegre e descontraído. São atividades para todos os gostos: para quem prefere festas animadas com bastante álcool, para os que curtem algo mais calmo com jogos de cartas e tabuleiros e muito mais. Confira todos os detalhes a seguir!

Brincadeiras clássicas para festas de confraternização entre amigos

Quando o assunto é escolher brincadeiras para confraternização, por que não começar com os clássicos? Existem alguns jogos e atividades que são passados de geração em geração, mas que nunca perdem a graça. São brincadeiras divertidas e engraçadas que divertem qualquer grupo de amigos. A seguir, te damos algumas sugestões de passatempos para fazer na festa:

Mímica

A mímica é uma brincadeira das antigas que nunca sai de moda. A mímica nada mais é do que um jogo de adivinhação em que os participantes devem descobrir o que o mímico está querendo transmitir com seus gestos, expressão corporal e fisionomia.

O primeiro passo para jogar é dividir todos os convidados em dois grupos. Além disso, também deve-se determinar um tema para as mímicas. Por exemplo, é comum escolher fazer mímicas sobre filmes ou séries. Assim, fica mais fácil para todos os participantes brincarem.

Em seguida, uma pessoa do time A deve se voluntariar para ser o primeiro a fazer a mímica. O time B deve escolher em conjunto qual ideia aquele mímico deve reproduzir. Em seguida, cabe ao mímico fazer sua apresentação e tentar ao máximo que seus colegas de equipe adivinhem o que ele está fazendo. Para deixar a brincadeira ainda mais engraçada, vale colocar um cronômetro para que o time adversário tenha um tempo limitado para dar seus palpites. Os times devem se revezar nos papeis. Ganha a equipe que tiver mais acertos.

Eu Nunca

O "Eu Nunca" é um jogo tradicional. Os convidados devem se reunir em uma roda e deixar todos os dez dedos da mão à mostra. Então, uma pessoa começa enunciando alguma coisa que ela nunca fez na vida. Por exemplo: "eu nunca repeti de ano na escola". Todas as pessoas que já tiverem feito aquilo devem abaixar um dedo. A roda vai girando e todos devem falar. Ganha quem, após o fim da rodada, tiver mais dedos levantados. A graça está em descobrir que coisas as pessoas da roda já fizeram na vida e se surpreender durante o processo. É uma ótima forma de tornar a confraternização entre amigos ainda mais intimista.

Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos - Brincadeiras clássicas para festas de confraternização entre amigos

Jogos com bebidas para confraternização entre amigos

Beer Pong

Um clássico dos filmes americanos, o beer pong já se tornou uma das brincadeiras para festa de confraternização entre amigos mais populares em todo o mundo. Como o próprio nome já diz, ele funciona como uma espécie de ping pong. Deve-se colocar 10 copos com cerveja em forma de triângulo em cada uma das extremidades de uma mesa comprida. A brincadeira é jogada em duplas, com dois jogadores de cada lado da mesa.

O objetivo é acertar as bolinhas de ping pong dentro dos copos dos adversários. Quem acertar deve escolher um dos membros da dupla adversária para beber. O legal dessa brincadeira é que ela vai ficando mais divertida a cada instante, já que as duplas alcoolizadas aumentam muito as chances de errar a mira.

Quem é mais provável alcóolico

Para se divertir em uma confraternização com amigos, o jogo "quem é mais provável" pode ser facilmente adaptado para uma versão com bebidas alcóolicas. Para jogar, primeiro é necessário que todos se reúnam em roda. Em seguida, deve-se definir um jogador para ser o primeiro a propor uma pergunta. Esse participante deve inventar uma pergunta criativa no estilo "quem é mais provável". Por exemplo: quem é mais provável de assaltar um banco? Quem é mais provável de ficar milionário primeiro? Quem é mais provável de ser preso?

Após contar até três, todos devem apontar para a pessoa da roda que acha que seria mais capaz de fazer aquilo que foi perguntado na frase. A pessoa que tiver mais dedos apontados para si deve beber. E com um detalhe: é uma dose de bebida para cada dedo que estiver apontado em sua direção. Muito divertido, né?

Leia também: Como jogar sueca - jogo de beber

Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos - Jogos com bebidas para confraternização entre amigos

Jogos de cartas e tabuleiros para festa com amigos

Entre as brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, os jogos de carta nunca perdem a graça. Eles são capazes de reunir a galera e fazer com que todos se divirtam. E o melhor: são fáceis e rápidos de jogar. A seguir, te damos algumas ideias de jogos de cartas para ter disponível na sua festa e mandar ver:

Amigos de Merda

Como o próprio nome já diz, "Amigos de Merda" é um jogo pesado. A ideia dos criadores da brincadeira era criar uma dinâmica na qual todos da roda podem dizer aquilo que sempre pensaram sobre um de seus amigos, mas que nunca tiveram coragem de falar antes. O jogo conta com 88 cartas de perguntas. Funciona assim: um de cada vez, todos os participantes devem retirar uma carta e ler o seu conteúdo. Em seguida, devem votar em quem acham que cumpre todos os requisitos da pergunta. Geralmente, as cartas incluem perguntas pesadas que tem o potencial de "acabar com amizades", como diz a fornecedora do jogo. Por isso, é importante brincar com a cabeça aberta para não se chatear com os amigos.

Dobble

Entre as brincadeiras para confraternização, o Dobble é perfeito tanto para crianças e adolescentes quanto para os adultos. O jogo é sucesso em todo o mundo, já tendo vendido mais de 12 milhões de cópias desde o seu lançamento, em 2009. O jogo é composto por 55 cartinhas redondas, que contém vários desenhos diferentes. Esses símbolos podem ser aranhas, cubos de gelo, palhaço, entre outros. Existem versões temáticas do Dobble, como o Dobble Harry Potter, por exemplo, que conta com figuras relativas ao universo do mundo bruxo.

O grande segredo da brincadeira é que todas as cartas possuem um símbolo em comum entre elas. Cabe aos jogadores identificar qual é esse elemento em comum entre duas cartas. Existem cinco diferentes modalidades de jogo que você pode conferir no próprio manual incluso na latinha com as cartas. Vence quem for o mais rápido em encontrar o símbolo em comum. Pode parecer uma premissa fácil, mas o jogo pode ficar super intenso a cada instante. É uma excelente brincadeira para levantar os ânimos durante uma confraternização.

Se gostou do nosso conteúdo sobre brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, você também pode se interessar por: Jogos de cartas para duas pessoas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Bibliografia
  • BUZZFEED. 17 fun party games you can play with preople of all ages. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/terripous/fun-party-games> Acesso em: 27 de maio de 2022.
  • REAL SIMPLE. 28 best party games to make your next gathering a blast. Disponível em: <https://www.realsimple.com/holidays-entertaining/entertaining/party-games-ideas> Acesso em: 27 de maio de 2022.
  • THE SPRUCE. 19 party games for adults. Disponível em: <https://www.thespruce.com/affordable-party-games-for-adults-4154485> Acesso em: 27 de maio de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos
1 de 3
Brincadeiras para festa de confraternização entre amigos

Voltar ao topo da página