Treinamento de sobrevivência

Ferramentas fundamentais de sobrevivência

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Ferramentas fundamentais de sobrevivência

Há muitas situações diferentes que poderiam levar a um cenário de sobrevivência, e qualquer uma delas poderia acontecer com você. Para considerar este artigo, você não precisa ser um esquiador radical que sai do percurso. Trata-se de se você estará equipado para enfrentar tudo em caso de ficar sozinho ou abandonado em uma situação potencialmente fatal.

Um kit de emergência no carro é um bom lugar para começar se for pegar a estrada. Se for acampar ou fazer uma excursão vai querer algumas ferramentas de sobrevivência na mochila. É melhor ter algo e não precisar do que precisar e não ter. De seguida, em umComo vamos mostrar para você quais as ferramentas fundamentais de sobrevivência que você deve ter.

Índice

  1. Bússola e mapa
  2. Iniciador de fogo
  3. Kit de primeiros socorros
  4. Espelho para sobrevivência
  5. Foguetes
  6. Faca de sobrevivência
  7. Canivete Suíço

Bússola e mapa

A sorte sempre pode te levar ao lugar correto, no final de contas, com algumas habilidades modestas de orientação, você deveria ser capaz de encontrar o seu caminho de volta à segurança de um refúgio.

As bússolas funcionam por meio do uso de um ponteiro magnetizado junto com o campo magnético natural da Terra para calcular a direção. Com uma bússola e um mapa da região você pode localizar pontos específicos e chegar aonde precisar.

Se estiver perdido sem um mapa, mas ainda tiver a sua bússola, pelo menos poderá localizar a direção correta. Agora que o GPS está em cena, as bússolas ficaram em segundo plano. Enquanto um GPS pode ser melhor para localizar a sua posição exata em qualquer ponto da Terra, ele depende de uma bateria carregada. Dependendo do caso, a bússola que se baseia apenas no campo magnético da Terra pode ser uma melhor alternativa.

Ferramentas fundamentais de sobrevivência - Bússola e mapa

Iniciador de fogo

Em um cenário de sobrevivência, um fogo oferece muitas coisas - calor no frio, calor para cozinhar os alimentos e purificar a água, e um potencial sinal de resgate. Também lhe dá a segurança da luz na escuridão, o que ajuda a sua atitude mental.

Além de um kit de primeiros socorros, qualquer excursionista ou campista tem que levar um pequeno iniciador de fogo. Pode ser desde o mais básico até produtos específicos como uma caixa à prova d'água, pelo menos dois isqueiros, fósforos impermeáveis, uma pederneira e uma pequena lupa. Você também pode comprar uma embalagem de foguetes e cortar os talos. São excelentes iniciadores de fogo de emergência de folhas úmidas e troncos.

Escolha o que estiver ao seu alcance e pratique iniciando pequenos fogos controlados. É divertido, e inclusive pode ajudar a salvar sua vida.

Kit de primeiros socorros

Qualquer pancada por mais boba que seja pode deixar você maltratado e ferido. E se sofrer um corte bastante profundo, vai ficar feliz de ter um kit de primeiros socorros bem equipado.

É importante saber o que colocar na bolsa. Comece com seus medicamentos habituais, se tiver, e uma solução para limpar feridas - pomadas antibacterianas, álcool, água oxigenada, analgésicos, aspirina.

Também deve ter pinças, gaze, ataduras e pomada para queimaduras.

É uma boa ideia ter um manual de primeiros socorros de bolso para obter instruções específicas e ter uma ideia de como agir em caso de perigo. No nosso artigo poderá encontrar mais dicas sobre como montar um kit de primeiros socorros.

Ferramentas fundamentais de sobrevivência - Kit de primeiros socorros

Espelho para sobrevivência

Um espelho pode lhe ajudar a sobreviver em um cenário onde tudo deu errado e você se perdeu. Se você for capaz de encontrar comida, água e refúgio, então estará indo bem, mas ainda precisa ser resgatado se quiser chegar em casa. O truque para isto é um espelho para fazer sinais.

Qualquer espelho velho e pequeno funcionará. O tamanho não é importante neste caso. Os espelhos de sinais funcionam melhor nos dias claros com luz direta do sol, mas também podem ser utilizados nos dias nublados. Não é apenas para isso, mas também pode refletir os faróis, as luzes das lanternas e inclusive luz da lua para o resgate.

Foguetes

Os foguetes são para o pior dos casos de sobrevivência, onde você tem de conseguir duas coisas - continuar com vida e encontrar resgate. Se você se perder como Tom Hanks, então é possível que queira seu próprio "Wilson". Os sinais de fumaça são uma forma legítima de sinalização de emergência. Um espelho é uma opção, mas se quiser um sinal evidente, que todo avião, helicóptero ou barco possa ver, tem que levar um foguete.

Há muitos tipos diferentes de foguetes para escolher. Alguns precisam de uma arma e disparam para o céu. Outros são de mão e emitem uma chama vermelha que você segura e ondula sobre a sua cabeça.

A gama alta dos foguetes é um facho de laser. É projetado um raio que pode ser visto de dia ou de noite até 48 quilômetros de distância. São muito mais caros se comparados com as versões mais simples.

Faca de sobrevivência

A maioria das facas de sobrevivência são iguais. Como a de Rambo. Têm lâminas longas com bordas dentadas em um lado e um cabo oco. Escondido no interior do cabo há um kit de sobrevivência pequeno com fósforos, anzóis e linha, uma bússola, e, às vezes, muito mais. Na hora de comprar a faca de sobrevivência, obtém-se o que se paga. Uma faca barata terá uma lâmina sem fio e quebradiça.

Canivete Suíço

É a multiferramenta moderna que não pode faltar. Compõe-se de duas metades unidas por um par de pinças no centro. No geral pesam de 140 a 300 gramas. A maioria vem com chaves de fendas planas e Philips, atiçadores, lâminas de serra, abridor de lata, abridor de garrafas, tesouras e mais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ferramentas fundamentais de sobrevivência, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Ferramentas fundamentais de sobrevivência