Crie seus próprios jogos

Jogos para brincar no carro viajando

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 25 maio 2023
Jogos para brincar no carro viajando

Vai fazer uma longa viagem de carro? Pois saiba que existe uma grande variedade de jogos e brincadeiras pensados para que o tempo da viagem passe de forma divertida. Isso vale tanto para quem viaja com crianças quanto com adultos: há diversos tipos de atividades que vão fazer com que as horas na estrada passem rápido, graças às risadas e ao bom humor. Neste artigo do umCOMO fizemos um compilado com os melhores jogos para brincar no carro viajando, seja para crianças ou adultos. Assim, não importa muito com quem você viaje, será possível desfrutar de uma aventura animada, fazendo com que as horas de carro passem voando. Você vai adorar!

4 jogos para fazer no carro viajando com crianças

Se você está prestes a fazer uma longa viagem na estrada junto com a família toda, é quase imprescindível que você tenha na manga algumas das melhores brincadeiras para fazer no carro, ainda mais com as crianças, que costumam ficar entediadas e reclamar após algumas horas sem grandes atividades. Para que você as mantenha entretidas e faça da viagem uma aventura divertida, a melhor opção é investir em jogos capazes de fazer essas horas passarem de um jeito tranquilo e relaxante.

A seguir, vamos te mostrar algumas das brincadeiras para fazer no carro, especialmente com as crianças. Anote as ideias!

O jogo do "Quem é quem" no carro

Esse é um clássico, tanto para o público infantil quanto para o adulto. A brincadeira começa com cada um dos jogadores pensando em um personagem, que o resto dos participantes terá de adivinhar quem é. Para isso, vocês podem fazer perguntas uns aos outros, mas do tipo que só podem ser respondidas com "sim" ou "não". Por exemplo, algumas das perguntas que podem ser feitas são "É uma mulher?", "É um animal?", "Tem os cabelos loiros?", etc. A partir daí, você vai descartando as possibilidades até que alguém finalmente adivinhe qual o personagem.

Palavras com uma letra (STOP)

Se você quer passar o tempo se divertindo no carro, nada melhor do que apostar em brincadeiras legais e inteligentes, como esta que vamos propor. Para fazê-la acontecer, primeiro você precisa definir 3 categorias (exemplo: “Nomes de pessoas”, “Animais” e “Lugares”). Depois, uma das pessoas começa a dizer as letras do alfabeto e, quando alguém falar “STOP”, essa pessoa diz em qual letra parou. Então, os outros jogadores terão 1 minuto para pensar em 3 palavras de cada categoria escolhida, que comecem com essa letra. O primeiro que terminar, ganha o jogo.

Quem conta um conto...

Outra brincadeira que entra na lista das melhores para jogar no carro com toda a família é esta, que dá margem para que vocês explorem a imaginação e a criatividade à vontade. Ela consiste, basicamente, em contar uma história, com a participação de todos. Para isso, porém, vocês terão que jogar por turnos. Por exemplo: o primeiro jogador vai inventar um nome para a história, como “O leão que comeu o sol”. A partir dessa ideia, cada participante terá que criar uma frase que explique a narrativa e, pouco a pouco, vocês vão construir uma história de ficção e fantasia, fazendo com que vocês se divirtam ao longo da viagem. Uma dica: registre essas criações para que as histórias não caiam no esquecimento.

Palavras encadeadas

Outra clássica no rol de brincadeiras para crianças é a das palavras encadeadas. Se trata de uma atividade perfeita para passar o tempo e para melhorar o vocabulário dos pequenos. Para isso, o primeiro participante precisará dizer apenas uma palavra, enquanto o próximo terá de criar uma nova palavra que comece com a última sílaba da palavra anterior e, assim, todas as palavras serão encadeadas. Um exemplo: o primeiro participante diz "Al-fa-ce", o próximo pode dizer "Ce-re-ja", o outro "Ja-ne-la", e assim por diante.

4 jogos de carro viajando com adultos

Mas não são só as crianças que querem participar de brincadeiras durante uma viagem de carro! Nós, adultos, também gostamos de aproveitar as horas dentro do carro nos divertindo, jogando e dando boas risadas. Por isso, a seguir, fizemos uma outra lista com brincadeiras perfeitas para adultos jogarem na estrada. Não perca!

Qual é a música?

Dentre todas as brincadeiras para adultos, as que mais gostamos são as que envolvem música. E, como o carro é um lugar no qual sempre ligamos o rádio ou colocamos nossas playlists favoritas para tocar, nada melhor do que unir o útil ao agradável. Pois bem, a brincadeira que a gente propõe está bastante relacionada com tudo isso: um dos participantes deve dizer uma palavra, enquanto o resto dos jogadores tenta cantar uma canção na qual essa palavra apareça. Ganha o primeiro que acertar qual a música que a pessoa pensou. Em caso de empate, vocês escolhem outra palavra para a disputa do vencedor.

Geografia na estrada

Outro jogo de carro viajando divertido para fazer durante uma viagem de carro é a das capitais. Ou seja, alguém começa lançando uma pergunta do tipo “Qual a capital do Brasil?”, e o primeiro que acertar ganha um ponto. Vocês podem estabelecer um placar de, no máximo, 10 pontos, e quem atingir essa meta primeiro é considerado o vencedor. Vocês também podem escolher outro jogo mais simples sobre geografia, que começa com um jogador dizendo o nome de um país, e segue com o próximo dizendo outro nome, que comece com a última letra do anterior (e assim por adiante).

O jogo de números e letras com placas

Quando viajamos de carro, um dos elementos que mais avistamos pela estrada são as placas dos veículos que cruzam nosso caminho. Por isso, que tal aproveitá-las para fazer uma brincadeira divertida e que nos estimule mentalmente? O que temos que fazer é escolher uma letra ou número, e fazer algumas perguntas a partir deles. Por exemplo, se temos a placa ABC5478, podemos fazer perguntas de nomes de cidades que contenham a letra “C”. Ou, então, podemos perguntar qual operação matemática entre dois números resultaria no número 78.

Detetive no carro

Um pouquinho mais trabalhoso que os demais, esse jogo requer a colaboração de um dos participantes, que deve inventar uma história. Isto é, um dos jogadores deve criar uma história na qual ocorre uma morte um tanto quanto misteriosa. A partir daí, o resto dos participantes deverá encontrar quem foi o assassino e, para isso, terão de fazer algumas perguntas ao narrador – daquelas que só poderão ser respondidas com “sim” ou “não”. No fim das contas, esse acaba sendo um jogo similar ao “Quem é quem”, que te mostramos anteriormente, mas com uma pitada de suspense e mistério.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Jogos para brincar no carro viajando, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Jogos para brincar no carro viajando