Tempo Livre

Melhores filmes espanhóis

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 agosto 2023
Melhores filmes espanhóis

Se você é um amante do cinema, não pode deixar de explorar o fascinante mundo do cinema espanhol. Ao longo dos anos, a Espanha produziu filmes que deixaram uma marca inapagável na indústria cinematográfica. De obras clássicas do cinema a criações contemporâneas e de vanguarda, esses filmes refletem a rica diversidade cultural e artística do país.

Neste artigo do umCOMO, apresentaremos uma lista dos melhores filmes espanhóis que você não pode deixar de assistir. Pegue o seu balde de pipoca, sua bebida preferida e delicie-se com estas obras do cinema espanhol.

Também lhe pode interessar: Como combater o tédio

Índice

  1. O espírito da colmeia
  2. O Labirinto do fauno
  3. Volver
  4. O segredo dos seus olhos
  5. Tudo sobre minha mãe
  6. Preso na escuridão
  7. Os santos inocentes
  8. Mar adentro
  9. Belle Époque
  10. A pele que habito
Ver mais >>

O espírito da colmeia

Mergulhando na poética do cinema espanhol, encontramos esta joia dirigida por Víctor Erice. Ambientado após a guerra civil espanhola, o filme nos faz mergulhar de cabeça em um mundo fascinante através dos olhos de Ana, uma garota apaixonada pelo filme "Frankenstein". A história explora a solidão, a inocência e a busca por identidade em um ambiente opressivo. "The Spirit of the Hive" é uma obra-prima visualmente deslumbrante que nos convida a refletir sobre a própria essência do cinema.

Se você gosta mais de séries do que de filmes, não se preocupe, aqui deixamos sugestões de séries famosas espanholas.

O Labirinto do fauno

Guillermo del Toro nos proporciona uma experiência cinematográfica única com "O Labirinto do fauno". Este filme nos transporta para o pós-guerra espanhol, onde Ofélia, uma rapariga com uma imaginação transbordante, foge para um mundo mágico enquanto a sua mãe luta contra o franquismo. Com um estilo visualmente deslumbrante e uma narrativa cativante, o filme aborda temas como a crueldade da guerra, a perda da inocência e o poder transformador da imaginação.

Melhores filmes espanhóis - O Labirinto do fauno

Volver

Pedro Almodóvar, um dos diretores mais influentes do cinema espanhol, nos surpreende mais uma vez com “Volver”. Nesta comédia dramática, acompanhamos a história de três gerações de mulheres em uma pequena cidade espanhola. Com Penélope Cruz como protagonista, o filme explora temas como a maternidade, a morte e as complexidades das relações familiares. Almodóvar usa seu característico estilo colorido e melodramático para nos oferecer um retrato autêntico e comovente da vida das mulheres na sociedade espanhola.

O segredo dos seus olhos

Não podemos falar do cinema espanhol sem mencionar "El secreto de sus ojos", dirigido por Juan José Campanella. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, este filme nos faz mergulhar de cabeça em um emocionante thriller policial. A trama segue um oficial de justiça aposentado que decide escrever um romance sobre um caso arquivado que o assombrou no passado. Com uma narrativa inteligente e atuações marcantes, “El secreto de sus ojos” é um exemplo magistral de filme noir espanhol que você não pode deixar de assistir.

Melhores filmes espanhóis - O segredo dos seus olhos

Tudo sobre minha mãe

Pedro Almodóvar volta a nos cativar com "Todo sobre mi madre". Neste filme, mergulhamos na vida de uma mãe que procura o filho desaparecido. Por meio de um talentoso elenco liderado por Cecilia Roth e Marisa Paredes, Almodóvar explora temas como identidade de gênero, AIDS e a importância da família escolhida. Com seu estilo distinto e abordagem autêntica, "Tudo sobre minha mãe" recebeu reconhecimento internacional e consolidou a reputação de Almodóvar como um dos grandes nomes do cinema espanhol.

Preso na escuridão

Alejandro Amenábar nos faz mergulhar de cabeça em um mundo de intriga e mistério com "Abre los ojos". Este filme nos leva a uma viagem emocionante através da percepção e da identidade. A história segue César, um jovem que, após um acidente de carro, se vê preso em uma realidade confusa. Com uma narrativa intrigante e uma estética visualmente impressionante, "Preso na escuridão" tornou-se uma referência no cinema de suspense espanhol.

Melhores filmes espanhóis - Preso na escuridão

Os santos inocentes

Dirigido por Mario Camus, "Los santos inocentes" nos transporta para a Espanha rural dos anos 1960. Baseado no romance homônimo de Miguel Delibes, o filme retrata a vida de uma família de camponeses e os abusos e desigualdades que sofrem. Com atuações extraordinárias e uma narrativa poderosa, “Os santos inocentes” nos convida a refletir sobre as injustiças sociais e a luta pela dignidade humana.

Mar adentro

Dirigido por Alejandro Amenábar, “Mar adentro” nos apresenta a história real de Ramón Sampedro, um tetraplégico que luta pelo direito de morrer com dignidade. O filme aborda questões éticas e morais, bem como o desejo de liberdade e autonomia pessoal. Com uma interpretação magistral de Javier Bardem, “Mar adentro” nos faz mergulhar em um profundo debate sobre a vida e a morte, deixando uma profunda impressão no espectador.

Melhores filmes espanhóis - Mar adentro

Belle Époque

Fernando Trueba nos transporta para um momento da história espanhola conhecido como a "Belle Époque". O filme segue a história de um jovem soldado que busca refúgio em uma casa cheia de mulheres durante os últimos dias da ditadura de Primo de Rivera. "Belle Époque" é uma comédia romântica cheia de charme e nostalgia, explorando temas como o amor, a liberdade e as mudanças sociais da época. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é um deleite visual e narrativo.

A pele que habito

Pedro Almodóvar surpreende mais uma vez com “A Pele que Habito”, um thriller psicológico único no género. O filme conta a história do Dr. Robert Ledgard, um cirurgião obcecado em criar uma nova pele. Por meio de uma narrativa distorcida e reviravoltas inesperadas, Almodóvar explora temas de identidade, vingança e os limites éticos da ciência. "The Skin I Live In" é uma obra ousada e provocativa que desafia as convenções narrativas e deixa uma forte impressão no público.

Agora que você conhece os melhores filmes espanhóis, recomendamos que leia sobre os Filmes feministas e As melhores sagas de filmes.

Melhores filmes espanhóis - A pele que habito

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhores filmes espanhóis, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Melhores filmes espanhóis