Acerca del Tiempo

Agosto é frio ou calor?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 15 maio 2023
Agosto é frio ou calor?

Agosto, mês do desgosto. Agosto, mês do cachorro louco. São muitos os apelidos do oitavo mês do ano, que não costuma ser o mais querido ou o visto com mais simpatia pela população brasileira. Isso porque agosto costuma ser muito instável climaticamente e, em um país de proporções continentais como o Brasil, há quem possa estar na praia ao mesmo tempo que, do outro lado do país, alguém está com um aquecedor ligado devido ao frio. Além disso, é um mês sem feriados nacionais, o que pode ser um fator desanimador para a classe trabalhadora. Mas afinal, agosto é frio ou calor? Descubra nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Qual é maior a Lua ou a Terra?

Índice

  1. Temperatura em agosto: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul
  2. Agosto faz frio?
  3. Agosto é frio ou calor 2022

Temperatura em agosto: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

O Planeta Terra está divido em dois hemisférios, e assim que contabilizamos a passagem das estações do ano. São eles o Hemisfério Norte, onde estão países como Estados Unidos, Canadá, França e Portugal; e Heminisfério Sul, onde estão países como Brasil, Nova Zelândia, África do Sul, Bolívia, etc.

Enquanto é verão no Hemisfério Sul, é inverno no Hemisfério Norte. Veja as datas:

  • Verão no Hemisfério Sul/Inverno no Hemisfério Norte: 21 de dezembro a 20 de março
  • Inverno no Hemisfério Sul/Inverno no Hemisfério Norte: 21 de junho a 22 de setembro

Ou seja, teoricamente agosto é um mês de inverno no Brasil, mas não é por isso que necessariamente indique que faz frio durante esse período. Como explicam os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul[1], "no Equador todas as estações são muito parecidas [...] a única diferença é a máxima altura que ele atinge. Portanto a altura do Sol ao meio-dia no Equador não muda muito ao longo do ano e, consequentemente, nessa região não existe muita diferença entre inverno, verão, primavera e outono".

Ou seja, o que torna os invernos no Brasil não serem tão rigorosos quanto os do Canadá, por exemplo, é que o país está mais próximo da linha do Equador, que recebe mais luz do sol. Interessante, não? Para mais informações, confira nosso artigo sobre quais são os principais paralelos da Terra.

Agosto faz frio?

O clima em agosto vai depender de qual região do Brasil você está. Tradicionalmente, ele é mais quente do que junho e julho, e a oscilação climática (temperatura mínima e máxima) em um único dia pode variar bastante. Há que se considerar também a influência de uma eventual frente fria que deixe os dias de agosto mais gelados.

O que se pode esperar de agosto, em geral, são temporais. É um mês de chuvas fortes e imprevisíveis, isto é, pode chover no que antes seria um lindo dia estável de sol. Portanto, é bom ficar atento e sempre carregar um guarda-chuva consigo.

Por toda essa explicação, não é possível dar uma resposta objetiva para se "agosto é frio ou calor?". Recomendamos que você considere o histórico da região onde mora, a distância da linha do Equador e que esteja preparado para tudo.

Mês do cachorro louco

E você sabia que existe uma expressão para batizar o mês de agosto? Pois essa expressão é: mês do cachorro louco. De acordo com veterinários[4], as condições climáticas do mês de agosto podem auxiliar no cio das cadelas, fazendo com que elas fiquem sincronizadas e com que os machos disputem os acasalamentos. Interessante, não?

Agosto é frio ou calor 2022

Em 2022, de acordo com o G1[2], será um mês seco, marcado por poucas chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Além disso, o ar seco facilitará a proliferação de queimadas no Nordeste e no Centro-Oeste. Na segunda quinzena, poderá haver períodos mais frios do que o habitual para o mês. Chove no Norte e no Nordeste.

Frente fria 2022

A frente fria de agosto de 2022 é pouco usual para esta época do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia[3], a formação de uma frente fria na segunda quinzena do mês de agosto de 2022 tornará possível a formação até mesmo de granizo em uma região que abarca a região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Até mesmo o estado de Rondônia se verá afetado pela frente fria, baixando temperaturas e provocando chuvas e ventos fortes. Há também possibilidade de neve e geada no Sul do país.

O que fazer no frio de agosto

Nós brasileiros estamos tão acostumados ao calor tropical que muitas vezes não sabemos como aproveitar o frio. É um ótimo período para vestir roupas quentinhas e confortáveis e ficar dentro de casa relaxando, se possível. Confira algumas dicas:

  • Escolha alguma série ou filme que queira muito assistir. Agora basta preparar a pipoca e pegar o cobertor!
  • Faça receitas com alimentos termogênicos, como canela, pimenta, gengibre, etc. Assim você se esquentará de dentro para fora;
  • Chame os amigos para uma noite de fondue ou peça para cada um trazer um vinho diferente. Dessa maneira vocês permanecem aquecidos, e com a chance de experimentar coisas novas.
  • Acenda uma vela aromática. As velas trazem uma enorme sensação de aconchego ao lar, e ver o fogo queimando é muito relaxante. Confie! Entretanto, não a deixe perto de cortinas e sempre apague a vela ao sair do ambiente.
  • Simplesmente relaxe. O friozinho costuma ser muito querido pelos brasileiros por ser uma oportunidade de relaxar, portanto, aproveite. Às vezes o melhor é só dormir o sono atrasado das últimas semanas e recuperar o corpo para os desafios que virão. Seja a maneira como você escolher passar o frio, o importante é aproveitar o clima diferenciado para a maioria dos brasileiros e manter-se agasalhado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Agosto é frio ou calor?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Referências
  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Movimento Anual do Sol e as Estações do Ano. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm>. Acesso em 9 de agosto de 2022.
  2. HORA 1. Agosto começa com volta do calor e ar seco em boa parte do país. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/hora1/noticia/2022/08/01/agosto-comeca-com-volta-do-calor-e-ar-seco-em-boa-parte-do-pais.ghtml>. Publicado em 1 de agosto de 2022. Acesso em 16 de agosto de 2022.
  3. SIQUEIRA, Manuela Rolim. Nova frente fria provoca chuvas intensas, ventos fortes, quedas de temperatura e geadas nesta semana. Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/noticias/nova-frente-fria-provoca-chuvas-intensas-ventos-fortes-quedas-de-temperatura-e-geadas-nesta-semana>. Publicado em 15 de agosto de 2022. Acesso em 16 de agosto de 2022.
  4. CANAL DO PET. Você sabe por que Agosto é o Mês do Cachorro Louco? Disponível em: <https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2019-08-09/por-que-agosto-e-o-mes-do-cachorro-louco-raiva-canina.html> Acesso em: 19 de agosto de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Agosto é frio ou calor?