Otros A Terra e ciências espaciais

O que é a teoria do big bang

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 3 maio 2022
O que é a teoria do big bang

De onde viemos e como surgiu o mundo? Essas são algumas questões existenciais que atravessam a humanidade há séculos. E na tentativa de explicar a origem do universo e do planeta Terra, várias teorias foram traçadas ao longo do tempo. Uma delas é a teoria do Big Bang, amplamente aceita entre a comunidade científica nacional e internacional. Assim como outras hipóteses da criação do universo, essa teoria é estudada durante os anos da educação básica, principalmente nas matérias de História, Física, Química e Geografia.

Ainda sim, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas ela. Se você se encaixa nesse grupo, não se preocupe. No artigo que nós do umCOMO preparamos para você hoje, vamos te ensinar o que é a teoria do big bang e quais são as evidências que reforçam que o fenômeno realmente existiu. Além disso, vamos abordar também algumas das outras hipóteses levantadas pelos cientistas para explicar a origem do mundo. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: O que é o Geocentrismo

Índice

  1. Teoria do big bang resumo
  2. Evidências para a teoria do big bang
  3. História da teoria do Big Bang
  4. Outras teorias que explicam o surgimento do universo

Teoria do big bang resumo

Como já mencionamos, a teoria do Big Bang é uma das hipóteses levantadas pela comunidade científica para explicar o surgimento do universo, com suas diversas galáxias, planetas e estrelas. Atualmente, ela é a teoria mais bem aceita entre os cientistas.

Afinal, qual a teoria do Big Bang? Segundo essa teoria, o universo teria surgido cerca de 14 bilhões de anos atrás. A origem de tudo que conhecemos hoje como universo teria sido uma grande explosão (ou "big bang", na expressão em inglês), responsável pela liberação de uma grande quantidade de energia que permitiu o surgimento do espaço-tempo. Essa explosão cósmica teria ocorrido a partir de um único ponto material muito pequeno, quente e extremamente denso.

A partir desse evento, o universo passou a se expandir continuamente até chegar ao tamanho que tem nos dias atuais. E tem mais: segundo os astrônomos, o universo nunca para de crescer e está se alongando ainda mais até hoje.

Antes da grande explosão que deu origem ao universo, os cientistas acreditam que havia apenas uma mistura de partículas subatômicas formadas de luz e energia. Com o Big Bang, essas "poeirinhas" se agruparam e formaram átomos, que por sua vez também se agruparam entre si.

Cerca de 1 bilhão de anos após esse evento inicial chamado de big bang, a junção desses átomos formaram o que conhecemos hoje como estrelas e galáxias. Foi o começo da formação da Via Láctea e do Sistema Solar, com o sol, a lua, os planetas, os asteroides, os cometas e as estrelas.

Evidências para a teoria do big bang

Já sabemos qual a teoria do Big Bang. Mas agora você pode estar se perguntando: quais são as evidências que sustentam essa hipótese e fazem com que ela seja tão amplamente aceita pela comunidade científica? Bem, alguns fatores colaboram para que a teoria seja considerada a mais provável, entre eles:

  • O fato de que o universo está em constante expansão foi utilizado pelos cientistas para confirmar a ideia de que o universo surgiu de um único ponto, afinal esse alargamento provavelmente começou de um único ponto.
  • A teoria do átomo primordial mostrou que o universo teve um único ponto de início, o que reforça a ideia apresentada pelo fenômeno do Big Bang.
  • A comprovação do fato de que as galáxias estão constantemente se afastando umas das outras. Além disso, as galáxias mais distantes estariam se movendo a uma velocidade maior do que as galáxias mais próximas da nossa, a Via Láctea.

Leia mais: Quais os planetas que formam o Sistema Solar

História da teoria do Big Bang

De acordo com um artigo publicado pela BBC, a história do surgimento da teoria do Big Bang é repleta de acasos. Afinal, foi graças à uma teoria anterior que os cientistas puderam investigar a possibilidade de o universo ter surgido de um só ponto.

A origem da teoria do Big Bang está na teoria do átomo primordial, proposta pelo astrônomo Georges-Henri Lemaître em 1927. Segundo ele, o universo começou como uma concentração única de energia que se expandiu. Apenas alguns anos depois, outro astrônomo chamado Edwin Hubble descobriu que outras galáxias estão continuamente se afastando da nossa.

A descoberta acidental da radiação cósmica de fundo pelos físicos Arno Penzias e Robert Wilson colaborou ainda mais para a consolidação da teoria do Big Bang. A detecção de radiação pôde confirmar cálculos e modelos teóricos que sugeriram que, sim, houve um momento em que o universo teve um início partindo de um único ponto.

Quer saber mais sobre física? Confira: De onde vem a radiação ionizante

Outras teorias que explicam o surgimento do universo

Agora você já sabe o que é a teoria do Big Bang. Mas assim como vários outros temas, existem algumas outras hipóteses para o surgimento do universo. Vale lembrar que muitas delas já foram refutadas pela ciência. Além disso, hoje a teoria do Big Bang é amplamente considerada a verdadeira. Para sanar sua curiosidade, confira algumas outras hipóteses a seguir:

  • Seleção cosmológica natural: segundo essa ideia proposta pelo físico canadense Lee Smolin, nosso universo teria surgido de um buraco negro dentro de outro universo. Essa teoria se apoia no pensamento de que cada universo seria capaz de dar origem à outros, que carregam consigo características muito similares ao original.
  • Gravidade quântica em loop: sustentada pela física quântica, é a hipótese de que não há singularidade na expansão do universo, mas sim "um grande encontro" de um universo anterior que entrou em colapso e deu origem ao nosso.
  • Teoria M: a teoria M é baseada na ideia de que existem diversas dimensões e que nosso universo seria parte de um multiverso maior, composto por vários outros universos que se expandem, se afastam, se chocam e recomeçam constantemente.

Se gostou do nosso artigo sobre o que é a teoria do Big Bang, você também pode se interessar por: Qual é o maior planeta do Universo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a teoria do big bang, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Bibliografia
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Do início de tudo com o Big Bang até os dias atuais. Disponível em: <https://www.ufjf.br/fisicaecidadania/conteudo/big-bang/> Acesso em: 16 de abril de 2022.
  • SPACE PLACE NASA. What is the big bang? Disponível em: <https://spaceplace.nasa.gov/big-bang/en/> Acesso em: 16 de abril de 2022.
  • NATIONAL GEOGRAPHIC. Origins of the universe, explained. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com/science/article/origins-of-the-universe> Acesso em: 16 de abril de 2022.
  • BBC. A sequência de acasos que levou à descoberta do Big Bang. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45170971> Acesso em: 16 de abril de 2022.
  • SUPER INTERESSANTE. Além do Big Bang, há outras teorias para a origem do universo? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/alem-do-big-bang-ha-outras-teorias-para-a-origem-do-universo/> Acesso em: 16 de abril de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é a teoria do big bang