Planetas

Qual é o maior planeta do Universo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 abril 2017
Qual é o maior planeta do Universo

Determinar qual é o maior planeta do universo não é tarefa fácil, já que a tecnologia que os seres humanos criaram ainda não é capaz de descobrir uma grande parte do universo. De fato, considera-se que 99% do universo continua sendo desconhecido para a raça humana. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra qual é o maior planeta do Universo descoberto até agora!

Também lhe pode interessar: Qual é o menor planeta do sistema solar

Índice

  1. O maior planeta descoberto
  2. O segundo maior planeta
  3. O maior planeta do sistema solar

O maior planeta descoberto

Descoberto no Havaí por um grupo de pesquisadores durante o mês de novembro de 2012, o "super-júpiter" é o maior planeta do Universo descoberto até ao momento. Está situado fora do sistema solar a 170 anos-luz da Terra e é 13 vezes maior que Júpiter, o maior planeta do sistema solar.

Inicialmente, o astro foi batizado de "Kappa Andromedae b", mas é conhecido como "super-Júpiter". A sua temperatura média é de 1400 graus centígrados e a estrela sobre a qual orbita é bem mais jovem que o Sol: tem apenas 30 milhões de anos.

No entanto, os especialistas não têm a certeza de que se trate literalmente de um planeta, pois também poderia ser uma anã marrom.

Qual é o maior planeta do Universo - O maior planeta descoberto

O segundo maior planeta

Em outubro de 2013 foi descoberto outro planeta que ganhou o segundo lugar como maior planeta do universo. Trata-se do planeta com o nome científico MOA-2011-BLG-322 e é 8 vezes maior que Júpiter e 2500 vezes maior que o planeta Terra.

Este planeta extrassolar encontra-se a aproximadamente a 25000 anos-luz de distância e sua massa é equivalente a um terço do nosso Sol.

Qual é o maior planeta do Universo - O segundo maior planeta
Imagem: dailymail.co.uk

O maior planeta do sistema solar

Se ficarmos dentro do nosso sistema solar, então sim podemos determinar qual é o maior planeta: Júpiter. Trata-se de um planeta 1400 vezes maior que a Terra e, não só isso, também é 13 vezes maior que o resto dos planetas que integram o nosso sistema solar.

Sabemos que Júpiter está formado, basicamente, por gases de hidrogênio e que a sua temperatura pode chegar a 120 graus abaixo de zero. É um planeta bem mais rápido que o nosso pois demora apenas 9 horas e 50 minutos para dar a volta ao Sol.

Qual é o maior planeta do Universo - O maior planeta do sistema solar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o maior planeta do Universo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dailymail.co.uk
1 de 4
Qual é o maior planeta do Universo