Outros Jogos para adultos

Perguntas sem respostas

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 26 setembro 2020
Perguntas sem respostas

Desde o começo da humanidade o ser humano é dotado de um raciocínio que nos leva a uma infinidade de questionamentos sobre o mundo em que vivemos, muitos deles sem uma resposta exata. Hoje em dia, algumas dessas dúvidas dos nossos antepassados sobre determinadas questões seguem vigentes, e questionamentos sem resposta certa nunca deixaram de surgir. Quer conhecer exemplos de perguntas sem resposta? Se você tem curiosidade por natureza, continue lendo este artigo do umCOMO, pois te convidamos agora a refletir sobre os mais diferentes assuntos.

Também lhe pode interessar: 110 perguntas e respostas gerais

Índice

  1. Perguntas sem respostas
  2. Perguntas filosóficas sem resposta
  3. Perguntas sem resposta para pensar

Perguntas sem respostas

A ciência faz referência àqueles conhecimentos obtidos a partir da observação, pesquisa e raciocínio do ser humano. Desde a antiguidade, o método científico permitiu ao homem resolver importantes questões sobre acontecimentos diversos ao nosso redor. Porém, mesmo hoje em dia muitas perguntas científicas sem resposta persistem, como as que te mostramos a seguir:

O universo é infinito?

Faz muito tempo que existem grandes debates sobre a natureza do universo, e a resposta sobre o espaço ser ou não infinito ainda não está clara. É fato que há pouco tempo se chegou à conclusão de que o universo se expande, mas isso não deixa de ser apenas uma teoria que pode mudar e dar muitas voltas antes de ser consolidada como uma verdade científica.

Onde está localizado o início da humanidade?

A origem da humanidade é e continua sendo, até hoje, objeto de debates científicos. Existem alguns questionamentos e hipóteses sobre a teoria da evolução, que deixam dúvidas sobre qual foi o berço (ou berços) da humanidade, mas ainda não há um consenso sobre o nosso processo evolutivo.

Existe vida em outros planetas?

Essa é uma das perguntas científicas por excelência que, até hoje, não possui resposta. Apesarem de já terem existido diversas expedições a outros planetas, além de investigações com referências internacionais que alegam que há condições favoráveis para que exista vida humana no espaço, ainda não existe nenhuma prova concreta que confirme tudo isso.

O que acontece depois que morremos?

No decorrer da humanidade, essa questão talvez tenha sido a que mais gerou teorias para o homem nos campos científico, filosófico e religioso. Ninguém tem uma resposta exata sobre o que acontece após a morte, mas existem infinitas abordagens para essa questão.

Qual a origem do universo?

Mesmo com grandes avanços sobre o início do universo, como a teoria do Big Bang, ainda não se sabe ao certo se essa foi realmente sua origem. Há teorias, inclusive, que defendem que o universo sempre existiu.

O que podemos encontrar no fundo do oceano?

O que existe nas profundezas do oceano segue sendo um mistério. Na atualidade já foram realizadas diversas expedições ao fundo do mar para desvendar, aos poucos, os enigmas que suas águas escondem – mas ainda existem muitas questões a serem resolvidas.

O que existe no núcleo da Terra?

A geofísica, nas últimas décadas, fez grandes avanços para dar respostas aos enigmas sobre o interior da Terra, mas alguns mistérios no que diz respeito ao núcleo do globo terrestre e sua natureza perduram até hoje.

Você também pode fazer algumas dessas perguntas existenciais para a Siri, a assistente de voz do sistema iOS. Algumas de suas respostas são bastante engraçadas, enquanto outras te fazem refletir.

Perguntas sem respostas - Perguntas sem respostas

Perguntas filosóficas sem resposta

O meio filosófico é, talvez, o que mais conte com perguntas sem resposta. Isso por que nós, seres humanos, sempre fomos inclinados a pensar em questões que não possuem, necessariamente, uma solução ou resposta pronta. Algumas das dúvidas filosóficas mais conhecidas são as seguintes:

O ser humano é bom ou mau por natureza?

Essa é uma das perguntas filosóficas que mais geram debates. Existem alguns filósofos que asseguram que o ser humano é bom por natureza (e que é a sociedade que o corrompe), mas há quem defenda posições contrárias.

Deus existe?

Essa é a pergunta que resume o clássico (e interminável) debate entre ateus e crentes. Entre as questões mais comuns dentro dessa temática, estão “existe uma espécie de criador do mundo?”, “foi Deus quem criou o homem ou vice-versa?”, e outras. Tudo isso tem a ver com a discussão sobre até onde chegam os limites do conhecimento humano.

A objetividade existe?

Essa é outra pergunta difícil e filosófica, que já gerou um grande debate desde a antiguidade até os dias atuais. Há quem defenda que tudo o que nos rodeia pode ser observado por meio dos processos cognitivos, enquanto outros asseguram que a realidade é tão subjetiva quanto as percepções individuais que existem no mundo.

O destino existe?

Em muitas culturas, comunidades ou religiões há uma crença forte de que a vida de uma pessoa já está escrita, e de que ninguém pode escapar ao próprio destino. Porém, a verdade é que o debate sobre a existência ou não do destino gera questões que não têm resposta definida, apenas opiniões e crenças pessoais em torno desse tema.

O que é certo e o que é errado?

O chamado paradigma da sociedade é formado a partir das experiências políticas, sociais, religiosas e culturais que envolvem uma comunidade específica. Porém, isso não significa que exista uma verdade absoluta sobre as “boas” ou “más” ações, apenas uma aceitação social hegemônica sobre o que é considerado bom ou ruim. Essa pergunta já gerou (e segue gerando) grandes e importantes debates ao longo da história da humanidade.

Ainda que muitas das questões que mostramos acima estejam fundamentadas em teorias mais ou menos lógicas, elas ainda não têm resposta concreta. Aqui no umCOMO, porém, convidamos cada leitor a tirar suas próprias conclusões sobre os temas propostos.

Perguntas sem resposta para pensar

Se você ficou com ainda mais vontade de conhecer outras perguntas existenciais, a seguir te convidamos a refletir sobre as seguintes perguntas sem resposta:

  • O que é liberdade? Nós somos realmente livres para agir e tomar decisões?
  • Qual a chave da felicidade?
  • Qual o sentido da vida humana?
  • O que define a arte?
  • O que determina se algo é ou não justo?
  • Os animais têm consciência?
  • Onde que as lembranças ficam guardadas?
  • Por que nós sonhamos?
  • A alma existe?

Você consegue encontrar uma resposta para todos esses questionamentos? Se sim, deixe-a em forma de comentário! E, caso você queira conhecer mais perguntas engraçadas que não têm respostas, não deixe de consultar nosso artigo sobre perguntas absurdas.

Perguntas sem respostas - Perguntas sem resposta para pensar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas sem respostas, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Perguntas sem respostas