Videogames mais vendidos
O PlayStation 2, Nintendo DS e Nintendo Switch são alguns dos videogames mais vendidos de todos os tempos. O mundo dos videogames passou por uma grande evolução nas últimas décadas. O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido melhorar os gráficos, a jogabilidade, a conexão à Internet entre jogadores de todo o mundo e outros elementos importantes que têm chamado a atenção do público de todas as idades. Para descobrir quais são os videogames mais vendidos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
- PlayStation 2
- Nintendo DS
- Nintendo Switch
- Game Boy
- PlayStation 4
- PlayStation
- Wii
- PlayStation 3
- Xbox 360
- Game Boy Advance
PlayStation 2
Com 160 milhões de unidades vendidas, o PlayStation 2 é o videogame mais vendido da história. Na Espanha, foi lançado em 2000 ao preço de 75.000 pesetas. Tinha um leitor de DVD que o permitia entrar nas salas de muitas casas.
O PlayStation 2 estabeleceu a ideia de que os videogames também poderiam atrair o público adulto. Entre as sagas de videogame mais vendidas neste game estão Grand Theft Auto, Gran Turismo, Final Fantasy ou Ratchet & Clank.
Nintendo DS
Foram vendidas 154,02 milhões de unidades do Nintendo DS. A empresa japonesa arriscou ao abandonar a marca Game Boy para migrar para um game portátil de tela dupla, mas essa decisão foi acertada. Desde o seu lançamento em março de 2005 (no Japão foi em dezembro de 2004), continuou a rodar sagas e games típicos como Pokémon, New Super Mario Bros e Mario Kart DS. Além disso, inovaram com propostas que conseguiram atrair novos jogadores com Nintendogs, Brain Training e muitos outros.
Nintendo Switch
Desde março de 2017, foram vendidas 139,36 milhões de unidades do Nintendo Switch entre seus três modelos: padrão, que pode ser conectado à televisão; o Nintendo Switch Lite, um videogame exclusivamente portátil; e o OLED, com tela aprimorada.
O sucesso do Nintendo Switch se baseia em sua proposta original e em um amplo catálogo de videogames como Super Mario Odyssey, The Legends Zelda: Breath of the Wild, Fire Emblem: Three Houses, Animal Crossing: New Horizons e suporte para as três partes e desenvolvedores independentes que não eram vistos na Nintendo há muito tempo.
Game Boy
Com 118,69 milhões de unidades vendidas, o Game Boy revolucionou o cenário dos videogames portáteis e varreu propostas da Bandai, SEGA, Atari e outras empresas que tentavam replicar seu sucesso aproveitando suas limitações. Este pequeno aparelho com tela monocromática conseguiu entrar em casas e mochilas ao redor do mundo graças a videogames como Tetris, Pokémon, Kirby's Dream Land e The Legend of Zelda: Link's Awakening.
PlayStation 4
Embora muitos acreditassem que seria a última geração de videogames e que em seus primeiros meses não contava com um grande catálogo, 117,2 milhões de unidades do PlayStation 4 já foram vendidas. Grande parte do seu sucesso se deve a jogos como Spider-Man, God of War, Uncharted 4: A Thief's End, Ghost of Tsushima, The Last of Us Parte 2, Horizon: Zero Dawn, Call of Duty, Grand Theft Auto V e FIFA.
PlayStation
Do primeiro PlayStation apresentado pela Sony no mercado de videogames, foram vendidas mais de 102,4 milhões de unidades. Destacou-se por funcionalidades como um catálogo de videogames que agradava mais ao público jovem e menos ao infantil e a reprodução de CDs musicais. Em seu catálogo de videogames destacam-se joias como Gran Turismo, Metal Gear Solid, WipeOut e Final Fantasy VII.
Wii
Foram vendidas 101,63 milhões de unidades do Wii, videogame que arrebatou tudo ao chegar ao mercado de games e se esgotou em quase todas as lojas. Sua influência foi notada na acessibilidade dos videogames, nos sensores de movimento que a Sony e a Microsoft replicaram e nos jogos de festa.
Este videogame foi lançado em Dezembro de 2006 com um preço de 250 euros e com Wii Sports, um jogo gratuito que está entre os mais vendidos da história.
PlayStation 3
O PlayStation 3 acumulou mais de 87,4 milhões de unidades vendidas. Apesar do mau início no mercado dos videogames devido ao seu preço de lançamento excessivo (600 euros), teve algumas revisões que reduziram funções como a retrocompatibilidade em troca de uma redução de preço. Além disso, triunfou com videogames exclusivos como Heavy Rain, Uncharted 2: Kingdom of Thieves, Killzone 2 e The Last of Us.
Xbox 360
Aproximadamente 86 milhões de unidades deste videogame foram vendidas. É o segundo game da Microsoft e focou no que já funcionava desde o primeiro Xbox: melhorias na jogatina online, apostando na potência e dando mais relevância às sagas e aos principais estúdios como Bungie e Rare.
Tentou também focar em um aspecto que lhe deu uma vantagem nos primeiros anos sobre o PlayStation 3: a acessibilidade da plataforma para os desenvolvedores, algo que permitiu que muitos jogos multiplataforma funcionassem melhor em um aparelho menos potente que seu concorrente. O Xbox 360 foi vendido com diferentes tamanhos de disco rígido e teve duas revisões.
Game Boy Advance
Este é o segundo videogame portátil da Nintendo. Chegou ao mercado de videogames em 2001 como um dispositivo portátil de 32 bits, reunindo todos os elementos positivos do Game Boy e a retrocompatibilidade com ele. Também marcou o retorno à era do Super Nintendo, com uma série de adaptações dos jogos daquele jogo. Foram vendidas 81,51 milhões de unidades do Game Boy Advance.
Agora que você sabe quais são os videogames mais vendidos, recomendamos que leia estes artigos sobre O que é Twitch e O que é ser gamer.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Videogames mais vendidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.