Outros Jogos de cartas

Como jogar tranca

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como jogar tranca
Imagem: madaboutcards.com

Jogar baralho é um divertimento para muitas pessoas. Os carteados, as estratégias e a sorte são sensações muito prazerosas a todos os seres humanos e num jogo de baralho tudo isso é condensado. A Tranca é um jogo muito famoso pela sua alta incidência de estratégia e por ser uma variação curiosa do Buraco. A tranca pode ser um jogo divertido em que você pode jogar com a família, com amigos e até em rodas de apostas. Bem, nesse artigo de umComo iremos dissecar e demonstrar como jogar a tranca.

Também lhe pode interessar: Como jogar rouba-monte

Passos a seguir:

1

Pois bem, antes de tudo, para jogar a tranca é necessário possuir Dois Baralhos completos e sem coringa, ou seja, 104 cartas. Para jogar a tranca também é necessário estar em duas ou quatro pessoas (jogos em dupla). O objetivo principal da tranca é fazer um número máximo de pontos. Jogar tranca tem muita relação com jogar buraco e com estratagemas básicos, então se você é bom de estratégia e já tem facilidade com buraco, tudo será bem simples.

2

Serão dadas onze cartas para cada jogador, que a cada rodada comprará uma. Você precisará deixar 22 cartas em off, onze para cada jogador. Elas serão utilizadas quando não se tiver mais cartas na mão, ao final de cada jogo. A cada rodada o jogador compra uma carta ou descarta uma, em busca de uma mão que lhe dê pontos e benefícios. As cartas são compradas do Monte e as cartas não utilizadas são descartadas jogadas para cima no Lixo. Uma mão que dá pontos é a Canastra. A Canastra pode ser uma sequência de sete cartas ou o mesmo número repetido sete vezes em sua mão. A canastra limpa é a sequência ou a repetição completa, a canastra suja é aquela que possui uma carta qualquer fazendo coringa. Quando você acreditar que a sua mão é boa, você pode descer as cartas e marcar os seus pontos. Existem outras mãos que dão pontos, como por exemplo a de três vermelhos, que são 3 cartas de número 3 com naipe de Copas e Ouros.

3

É muito importante saber qual carta descartar e quando comprar as cartas. Lembrando que o jogo se encerra quando cada jogador compra a sua última carta, do Morto. Vence o jogo aquele jogador que tenha conseguido somar mais pontos. A Canastra Limpa possui 200 pontos, a Canastra Suja e os Três Vermelhos possuem 100 pontos cada e cada carta na mão possui 10 pontos. Além disso, uma sequência de 3 pretos (3 cartas de número 3 de naipe preto) te retiram 100 pontos.

Como jogar tranca - Passo 3
Imagem: blog.trucoon.com.br
4

Para jogar tranca é necessário ter muita noção de estratégia para lidar com as suas cartas. Além disso, lembre-se de ter ética. Você pode jogar esse jogo com seus amigos em sua casa ou pode também jogar online. Existem muitos sites online que reúnem pessoas para jogar tranca e lá você pode aprender profissionalmente como realmente jogar tranca na prática. Veja nossos outros artigos sobre o assunto de jogos de baralho, para se divertir com as cartas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como jogar tranca, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
edneia
boa tarde quando eu for abrir o meu morto, na minha vez após uma batida indireta , posso arriar as cartas primeiro no meu jogo antes de comprar do monte ou do lixo ?
Imagem: madaboutcards.com
Imagem: blog.trucoon.com.br
1 de 2
Como jogar tranca