Outros Jogos clássicos

Brincadeiras de antigamente

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 18 junho 2021
Brincadeiras de antigamente

Às vezes, tudo o que queremos é sair um pouco da rotina corrida e da vida atrás das telas e fazer uma daquelas brincadeiras antigas que nossos avós brincavam. Se você tem sentido esse desejo e quer ensinar aos seus filhos brincadeiras de antigamente para passar mais tempo com eles, nós do umCOMO trazemos propostas de brincadeiras da época dos avós para resgatar doces memórias da infância e criar novas igualmente especiais.

Se você quiser conhecer, ou se lembrar, das brincadeiras de antigamente, continue lendo este artigo do umCOMO onde vamos refrescar a sua memória e te ajudar e criar momentos nostálgicos junto das pessoas que você ama.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras em família

Índice

  1. Passa anel
  2. Cinco marias
  3. Bolinha de gude
  4. Brincadeira vivo ou morto
  5. Pião
  6. Cantigas de roda
  7. Pular corda

Passa anel

Poucas brincadeiras antigas são tão fáceis como a passa anel. Se você não conhece ou não se lembra, te ensinamos aqui como brincar de passa anel:

  • Em uma roda, todos os participantes devem ficar com uma palma da mão voltada para a outra formando uma espécie de conchinha, mas bem fechadinha;
  • A pessoa responsável por passar o anel deve colocá-lo entre a palma das mãos e no mesmo formato de conchinha, ir passando a mão entre as mãos dos demais da roda e deve abandonar o anel no meio das mãos de algum dos participantes, sem que os demais percebam;
  • Depois de fazer o movimento em todas as mãos, o responsável por passar o anel deve chamar algum dos participantes para adivinhar onde está o anel;
  • Se ele acertar, ele é o responsável por passar o anel, se errar está eliminado e quem passa o anel é quem tem ele em mãos.

Cinco marias

O jogo cinco marias também é bastante antigo e muito popular entre as brincadeiras antigas que nossos avós brincavam.

As cinco marias nada mais são que cinco saquinhos de pano preenchidos com arroz, areia ou pedrinhas e o objetivo do jogo é o seguinte:

  • Na primeira fase deve-se colocar as cinco marias no chão, jogar uma para cima, enquanto tenta pegar as outras, de uma em uma, repetindo o mesmo movimento, até que consiga pegar todas as cinco sem deixar a que é lançada para cima cair;
  • Na segunda fase faz-se o mesmo, mas pegando de duas em duas;
  • Na fase três deve-se fazer o mesmo, porém pegando um saquinho primeiro e depois os outros três ao mesmo tempo.
  • Na fase quatro é preciso pegar as quatro marias que estão no solo de uma só vez enquanto lança uma pro alto.
  • Na quinta fase, com uma das mãos, deve-se fazer uma ponte com os dedos apoiados no solo. Em seguida, jogar para cima um saquinho, enquanto passa os outros saquinhos por baixo dessa ponte. Um por vez.

Ufa, difícil, né? Mas pode ser uma ótima oportunidade de passar um momento especial com a sua vó enquanto aperfeiçoa suas habilidades jogando cinco marias. Quem sabe ela não te ensina alguns truques?

Brincadeiras de antigamente - Cinco marias

Bolinha de gude

Quer passar um momento especial com seu avô? Com certeza, brincar de bolinha de gude com ele pode te proporcionar isso.

A maneira tradicional de brincar é tentando acertar a bolinha do adversário para capturá-la para si. Mas, existem muitas outras formas de brincar de bolinha de gude e por essa ser uma das brincadeiras antigas que nossos avós brincavam, ninguém melhor que os seus avós para te ensinarem todas as maneiras legais de brincar.

Brincadeiras de antigamente - Bolinha de gude

Brincadeira vivo ou morto

Para brincar de vivo ou morto, ou brincadeira morto-vivo, é preciso atenção. Uma pessoa fica dizendo aleatoriamente as palavras "morto", neste momento todos os participantes devem agachar, ou "vivo", todos devem ficar de pé.

No início deve se dizer vivo e morto de forma mais lenta e alternada, isto é, vivo-morto-vivo-morto... e por aí vai. Depois que todos já estiverem aquecidos pode-se acelerar e também deixar de alternar, por exemplo: vivo-morto-morto. Assim só permanece brincando quem está de ouvido em pé e prestando bastante atenção.

Quem errar deve sair até a próxima rodada. Ganha quem acerta todos os comandos. O objetivo da brincadeira morto-vivo é estimular o controle inibitório, isto é, habilidade para inibir ou controlar respostas impulsivas (ou automáticas) e criar réplicas usando a atenção e o raciocínio, atenção auditiva e adequação do comportamento a uma regra verbal[1], o que faz dela uma ótima brincadeira educativa.

Pião

Das brincadeiras antigas que nossos avós brincavam, o pião é um clássico. Parece simples, mas é necessário ter habilidade para fazer o pião rodar, por isso não hesite em pedir ajuda e os segredos do seu avô para que você consiga fazê-lo rodar com mais facilidade.

Enrole a corda ao redor do pião de cima para baixo e segure a ponta da corda, lance o pião num movimento tipo de "chicotear" para que ele comece a rodar assim que ponta de metal bater no chão e lembre-se: a prática leva à perfeição.

Brincadeiras de antigamente - Pião

Cantigas de roda

Nada melhor que entre as brincadeiras de antigamente citemos as cantigas de roda, já que as canções são passadas de geração para geração.

Nessa brincadeira antiga as crianças devem dar as mãos e cantar canções, além de fazer passos sincronizados para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Outro recurso é usar o nome das crianças participantes para que elas se divirtam.

Pergunte aos seus avós quais eram as canções de brincadeira de roda que eles cantavam. Com certeza, eles se lembrarão de bons momentos. Deixamos aqui uma clássica, que inclusive foi ensinada para mim pela minha bisavó, para que você possa começar a brincadeira já:

Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso dona (nome da criança)
Faz favor de entrar na roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora

Pular corda

Outra das brincadeiras antigas é a de pular corda. É uma das brincadeiras de antigamente que se pode brincar sozinho(a) ou com amigos.

Para isso só é necessário uma corda, disposição, e cantigas para cantar enquanto pula.

Se quiser conhecer outras brincadeiras para crianças legais, veja também os nossos artigos com brincadeiras da região Centro-Oeste e Brincadeiras ao ar livre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras de antigamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Referências
  1. BRINCADEIRA MORTO-VIVO. Três corações-MG. Disponível em: <https://www.trescoracoes.mg.gov.br/conectandocomaeducacao/docs/04aee/01jogos_brincadeiras/brincadeira_morto_vivo.pdf> Acesso em: 15 de junho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Brincadeiras de antigamente