menu
Partilhar

Regras da queimada

 
Por Marina Corrêa, Editora. 21 maio 2021
Regras da queimada

Quase todo mundo já jogou, pelo menos uma vez, queimada na escola. O jogo, além de ser super divertido, é um ótimo exercício. Dependendo do lugar do país, também pode se chamar queimado, barra-bola, cemitério, mata-mata, mata-soldado, caçador, carimba e baleado.

A verdade é que, independente do nome, o jogo de queimada tem suas regras e nem sempre nós sabemos exatamente quais são elas. Por isso, neste post do umCOMO esclarecemos as regras da queimada para que você conheça e jogue com seus amigos.

Também lhe pode interessar: Brincadeiras de antigamente

Como jogar queimada: divisão do campo

Neste jogo são necessários dois times, com a mesma quantidade de pessoas de cada lado, que devem estar distribuídos em duas partes de um campo com uma divisão no meio.

O objetivo do jogo de queimada, como o próprio nome sugere, é queimar pessoas do campo adversário, isto é, atingi-las com a bola que é arremessada.

Além do campo estar dividido ao meio, na parte traseira de cada área deve ter outra linha onde ficarão os prisioneiros, que são as pessoas do time adversário que foram queimadas.

Então, por exemplo, suponhamos que os times chamem-se A e B, os prisioneiros do time B ficarão na parte traseira do campo do time A e os do A, na parte traseira do B. Mais adiante explicaremos como os prisioneiros podem se salvar.

Abaixo na imagem você verá como é disposto o campo no jogo de queimada. Sendo os X, os jogadores de cada time.

Regras da queimada - Como jogar queimada: divisão do campo

Regras da queimada

Agora que você já sabe como é dividido o campo na queimada e onde ficam os jogadores, passaremos para o tema do artigo que são as regras da queimada.

A linha central, que divide o campo de cada time, não pode ser ultrapassada. Ou seja, o jogador do time A não pode invadir o campo do B para arremessar a bola. Nem ao menos com um pé. A bola deve ser arremessada para o campo adversário até o limite do próprio campo.

Caso o jogador ultrapasse a linha, ele será considerado queimado e terá que ir para o campo dos prisioneiros.

Objetivo da queimada

O objetivo da queimada,como já mencionamos, é queimar os jogadores do time adversário. E como isso deve ser feito? Arremessando a bola com intuito de atingir um jogador, porém, valer ressaltar que uma pessoa só é queimada caso ela não consiga segurar a bola. Isto é, se a bola bater nela e cair no chão, ela está queimado, mas se bater nela, mas ela conseguir segurar, segue o jogo!

Caso a bola não atinja ninguém e caia diretamente no chão, o jogador pode pegá-la normalmente e não será queimado. Deve pegar a bola o jogador do time no qual a bola estiver no campo. Se ela estiver no chão do campo do time A, pega um jogador do time A, se ela tiver no chão do time B, um jogador do time B.

Como sair da prisão na queimada

Como já mencionamos, os prisioneiros são aqueles jogadores queimados. Mas, ser queimado em jogo não significa que você será prisioneiro até o fim. Caso a bola caia no campo do prisioneiro, ele pode pegá-la e tentar queimar alguém do time adversário. Caso consiga, ele está livre para voltar para o seu campo e continuar a jogar.

A prisão no jogo de queimada também pode ser chamada de céu, cemitério, castigo ou base.

Como acaba o jogo de queimada

O jogo de queimada acaba quando todos os jogadores do time adversário forem queimados ou, caso demore muito, vence o time que queimar o maior número de pessoas dentro do tempo estabelecido.

Estratégias para ganhar na queimada

Como você pode ver, as regras da queimada são bastante simples, o que faz do jogo fácil de jogar e muito divertido. Além do campo, você só precisará de uma bola, pensamento rápido para desviar da bola ou segurá-la com firmeza e boa mira para queimar os adversários.

Fique atento também na hora de recuar, quando seja a vez do time adversário atacar, recue o máximo que conseguir no seu campo e não tire os olhos da bola para conseguir segurá-la, caso você seja o alvo.

Vale ressaltar ainda, que o jogo torna-se mais difícil a partir do momento que tem prisioneiros no seu campo, já que você terá ataque dos dois lados. Do time adversário e dos prisioneiros que vão tentar te queimar para a sair da prisão, o que vai requerer o dobro de atenção e agilidade.

Como jogar paredão

Pode ser que você esteja querendo brincar de queimada, mas não tenha o número de participantes suficientes para tornar a brincadeira divertida. Uma opção, nesse caso, seria brincar de paredão. Em vez de arremessar a bola em outros participantes a bola é arremessada na parede.

Funciona assim: deve-se utilizar uma bola leve e os participantes devem fazer uma fila, um lado do outro, voltados para uma parede ou muro, de preferência firme, já que a bolsa será arremessada nela.

O primeiro jogador deve arremessar a bola na parede, quando ela voltar, o segundo da fila deve rebater a bola para a parede e assim por diante. O intuito é rebater a bola e não deixá-la cair no chão, caso isso aconteça o jogador é eliminado e só pode voltar na próxima rodada.

Outros jogos simples

Caso você queira fazer uma tarde divertida com os amigos e aproveitar para jogar outros jogos simples, como a queimada, te daremos uma lista de opções:

  • Batata quente;
  • Pique-pega;
  • Pique-esconde;
  • Pique-bandeira;
  • Basquete de balde;
  • Cabo de guerra;
  • Bolha de sabão gigante;
  • Guerra de balão;
  • Boliche humano;
  • Futebol de sabão;
  • Esquibunda;
  • Caça ao tesouro;
  • Quebrando o gelo;
  • Pintura de dedo;
  • Corrida de saco;
  • Slackline;
  • Amarelinha;
  • Pular corda ou elástico;
  • Polícia e ladrão;
  • Ovo na colher;
  • Boneco de farinha;
  • Acerte o alvo;
  • Teatro de sombras;
  • Céu estrelado.

As regras de todos esses jogos estão no nosso artigo sobre brincadeiras simples ao ar livre, não deixe de conferir!

Conte para a gente nos comentários, quais desses jogos simples você vai jogar com os seus amigos?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Regras da queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Brincadeiras e jogos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Regras da queimada
1 de 2
Regras da queimada

Voltar ao topo da página