menu
Partilhar

Como acender bombril

Por Sara Silva. Atualizado: 9 novembro 2020
Como acender bombril

O fogo é um elemento essencial para a vida, podendo servir para o aquecimento do corpo ou para o cozimento de alimentos. Por ser tão essencial, por vezes precisamos fazer fogo mas não temos nada que possa nos ajudar, ou melhor, achamos que não temos, afinal, existem truques que podemos nos salvar e fazer com que criemos fogo de onde pensávamos ser impossível. Você sabia que é possível fazer fogo usando Bombril (palha de aço)? Essa é uma curiosidade bem interessante e que, como veremos abaixo, não apenas funciona como também tem explicação científica.

Antes de seguir lendo, tenha em mente que, como todas as experiências que envolvem fogo, se você a quiser colocar em prática é aconselhado que seja muito cuidadoso e tenha por perto alguém que o possa ajudar caso corra mal. Recomendações à parte, continue lendo o umCOMO e descubra como acender Bombril (palha de aço) de maneiras bem inesperadas!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer lâmpada de sal

Por que acender Bombril funciona?

Sim, acender bombril é algo bastante curioso mas é algo que tem explicação: o Efeito Joule. O efeito citado é um fenômeno através do qual conseguimos gerar calor[1], transformação que transforma energia elétrica em calor num material por onde passa uma corrente elétrica. Já que o bombril é feito por metal e, por isso, conduz eletricidade[2], esse material é perfeito para fazermos uso dessa técnica para conseguirmos gerar fogo, bastando, para isso, que aprendamos corretamente o que deve ser feito, afinal, mexer com fogo é um tanto perigoso e pode resultar em acidentes caso não for algo feito com bastante cuidado.

Em todas as experiências propostas aqui, você conseguirá acender o bombril porque a malha de aço, material de que é feito, é um condutor e se incendeia ao fazer transmissão entre um polo negativo e um positivo, que resulta em um pequeno curto-circuito. Sendo assim, além do bombril, você precisará sempre de algo que forneça os polos, o que nesse caso será a pilha, um carregador ou uma bateria de celular.

Para ver como acender o bombril com todos os materiais citados e ver qual parece mais fácil de se fazer, continue lendo esse artigo.

Como fazer fogo com pilha e palha de aço

Agora que você já sabe toda a explicação que justifica esse truque, vejamos abaixo como fazer fogo com pilha.

Pegue um pedaço de bombril e duas pilhas carregadas, valendo a pena testá-las previamente para conferir se ambas têm carga. Coloque as pilhas uma sobre a outra, com os polos opostos juntos e estique o bombril de forma a que este toque no polo positivo de uma pilha e no polo positivo de outra, como pode ser visto na imagem abaixo. Pouco tempo após, você verá que o bombril pegará fogo junto aos polos!

Já que é necessário colocar manualmente o bombril nos extremos das pilhas, realize o processo com rapidez para evitar queimaduras acidentais. Além disso, se você quiser acender uma fogueira, por exemplo, é boa ideia já deixar o bombril em cima da madeira para evitar que o fogo se apague durante o transporte ou que você se queime tentando mudar o bombril incandescente de lugar.

A técnica de como fazer fogo com pilha e bombril, é bastante simples e pode nos ajudar em situações de desespero, por isso, vale a pena lê-la com cuidado e aprender os detalhes para não se confundir.

Como acender bombril - Como fazer fogo com pilha e palha de aço
Imagem: Reprodução/acampamento.wikidot.com

Como fazer fogo com carregador de celular e palha de aço

A gente nunca sabe quanto vai precisar acender uma fogueira e, por vezes, quando a necessidade chega, não temos aparatos simples como um isqueiro ou uma caixa de fósforos, o que resolveria nosso problema num piscar de olhos. Já que nem sempre temos esses objetos feitos justamente para acender fogo, é bom que saibamos outras técnicas que envolvem materiais simples que sempre temos em casa, como é o caso de um carregador de celular parado e uma palha de aço, também chamada de bombril.

Outro método bastante eficiente para esse fim consiste em pegar um bombril e um carregador de celular que você não use mas que ainda funcione. Desmanche a ponta que liga ao celular e desencape os dois terminais, depois simplesmente ligue o carregador à tomada, coloque os terminais no bombril e veja o que acontece!

Já que o método envolve o desmembramento de parte do carregador, você não poderá mais utilizá-lo para carregar celulares, sendo assim, procure algum carregador que esteja parado em sua gaveta e que não seja mais utilizado.

Como acender bombril - Como fazer fogo com carregador de celular e palha de aço
Imagem: Reprodução/pontociencia.org.br

Como fazer fogo com bateria de celular e palha de aço

A última opção que iremos apresentar para que você consiga fazer fogo usando palha de aço é tão simples quanto as outras, entretanto, envolverá um material que, ao contrário da pilha, nem sempre temos sobrando em casa de forma a ser encontrado com facilidade: é a bateria de celular. As baterias são como uma junção de diversas pilhas, por isso, têm um funcionamento bastante similar e poderão servir também para a criação de fogo.

A bateria do celular também pode ser utilizada para acender bombril sem que ela saia danificada. Para isso pegue em um chumaço de bombril, parta em dois e enrole muito bem a ponta de um e de outro, até conseguir uma pontinha pequena e sem fiapos. Pegue na bateria e aproxime do polo positivo a ponta de um dos pedaços e do polo negativo a ponta do outro pedaço; não aproxime os pedaços de bombril um no outro e entre eles será criado fogo!

Se você estiver em alguma situação pouco urgente e achar que não vale a pena fazer uso da bateria para esse fim, não se preocupe pois o processo não irá danificar seu sistema de forma que você poderá voltar a utilizá-la normalmente logo após.

Para mais experiências do tipo, veja como fazer uma pilha caseira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acender bombril, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Todas as experiências que envolvem fogo devem ser feitas por adultos e jamais por crianças desacompanhadas.
  • Não realize essa experiência em proximidade de objetos e materiais inflamáveis.
Referências
  1. FALUHELYI, P.; LEVY-NETO, F.; SILVA, E. P. da; SÁ, M. V. C. Comportamento Termoelástico de Vigas SMAHC sob Flexão em duas Temperaturas. Matéria, Vol. 18, Nº 4, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762013000400010&lang=en. Acesso em: 31/10/2020.
  2. SOUZA, P. M. M. de. Metais orgânicos. Revista Ciência Hoje, 310, Vol. 52. Disponível em: https://www2.unesp.br/Modulos/Noticias/12917/artigo-metais-organicos_ch310.pdf. Acesso em: 31/10/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como acender bombril
Imagem: Reprodução/acampamento.wikidot.com
Imagem: Reprodução/pontociencia.org.br
1 de 3
Como acender bombril

Voltar ao topo da página