Como fazer lâmpada de sal
Quando chega a noite precisamos ligar a luz para continuarmos a ver o que estamos a fazer. Mas e se a corrente geral estiver quebrada? Acendemos uma vela, ou uma lanterna. E se houver outra coisa melhor? No umComo vamos explicar como fazer lâmpada de sal, um experimento bem legal, fácil de fazer e que pode ser bastante útil numa noite sem luz.
Passos a seguir:
Bem, a lâmpada não é de sal, é uma lâmpada perfeitamente normal, daquelas que temos em casa. Mas o sal esse vai ser preciso. Aquilo que nós vamos fazer é utilizar as propriedades do sal para transmitir eletricidade à nossa lâmpada de forma a que esta produza luz. A chamada eletrólise. Fazemos os íons de cada elétrodo assim como da água e do sal transportar a sua energia para a nossa lâmpada. Mas como fazer?
Para fazer uma lâmpada de sal vamos precisar de alguns materiais:
- Papel alumínio;
- Papel de cobre;
- 2 espátulas de madeira, daquelas dos médicos colocarem na boca ou paus de sorvete;
- 1 lâmpada com soquete e fios;
- fita adesiva;
- Recipiente para água;
- 1 litro de água, se tiver água destilada melhor;
- Sal.
Para fazermos a lâmpada de sal primeiro vamos criar os nossos elétrodos. São eles que vão fornecer as diferentes cargas de íons para que possamos ter corrente elétrica. Começamos por pegar em cada espátula e envolver uma com papel alumínio e a outra com cobre. Fazemos dois e assim obtemos os nossos elétrodos. Em seguida vamos pegar em cada fio do soquete e com a ajuda de fita adesiva colamos um fio em cada espátula e sem deixar os dois elétrodos se tocarem.
Pegamos no recipiente e colocamos um litro de água. Pegamos na lâmpada e nos elétrodos e colocamos no recipiente. Muito importante nunca deixe os elétrodos se tocarem. Observe o que se passa. A luz não acendeu. Retiramos a nossa lâmpada e os elétrodos. Colocamos duas colheres de sopa com sal dentro da água e misturamos bem. Vamos experimentar de novo a nossa lâmpada. Sem nunca deixar os elétrodos se tocarem coloque de novo no recipiente a lâmpada. Ela vai acender.
Depois de colocarmos o sal ela vai acender porque o sal ajuda a que os íons negativos e positivos se movam mais depressa no processo de eletrólise. Existe uma troca de íons negativos e positivos entre o sal e os dois metais que colocamos, e como temos o circuito fechado a lâmpada acende. Se quisermos mais luminosidade acrescentamos mais sal. Dessa forma temos luz que pode ir de vários minutos até várias horas. Dependendo do nível de salinidade da água e para o que utilizamos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lâmpada de sal, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.