Fusão Nuclear

Como funciona a energia nuclear

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a energia nuclear
Imagem: cartamaior.com.br

A energia nuclear é um tipo de energia não renovável que se baseia no princípio da transformação da massa em energia, defendido por Albert Einstein. Pode ocorrer de duas formas: por fissão nuclear, que é quando um núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, ou por fusão nuclear, quando pelo menos dois núcleos atômicos se unem. Neste processo de transformação atômica é desencadeada uma reação nuclear, que liberta energia e, atualmente, recorrendo à tecnologia nuclear, é possível converter essa energia em calor, gerando energia elétrica a partir dela. Para aprender mais acerca de como funciona a energia nuclear, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como funciona a bússola

Índice

  1. Fontes de energia nuclear
  2. Obtenção de energia nuclear
  3. Vantagens e desvantagens da energia nuclear

Fontes de energia nuclear

Tal como referido acima, a energia nuclear tem origem na reação nuclear, que é quando a composição de dois ou mais núcleos atômicos de determinado elemento, como o urânio ou plutônio, se transforma através de um processo de divisão (fissão nuclear) ou união (fusão nuclear). Foi em 1938 que se descobriu a fissão nuclear, graças a Otto Hahn e Fritz Strassmann que concluíram que, quando um átomo de urânio-235 captura um nêutron, torna-se instável e subdivide-se em átomos de bário e criptônio com dois nêutrons cada. Assim, através deste processo, é originada energia devido à instabilidade do átomo de urânio e surgem dois núcleos atômicos novos. No entanto este é apenas um exemplo de fissão nuclear de entre mais de 1000 existentes, nas quais os elementos mais usados são o tório, o urânio e o actínio.

Como funciona a energia nuclear - Fontes de energia nuclear
Imagem: rd9centralelectrica.webnode.pt

Obtenção de energia nuclear

A energia nuclear é produzida em usinas termonucleares que proporcionam a ocorrência deste tipo de reação nuclear de forma segura e pacífica, a fim de produzir energia elétrica. Assim sendo, a fissão nuclear ocorre dentro de reatores, nos quais a energia gerada em forma de calor aquece a água e a transforma em vapor. Esse vapor, encontrando-se em alta pressão, faz gerar turbinas que, através da energia mecânica, fazem accionar um gerador, dando origem a eletricidade. Este método é tão eficaz que nos dias de hoje a energia nuclear representa 17% da produção de energia elétrica no mundo, sendo fabricada em países desenvolvidos como os Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido, França e Alemanha, pois é uma tecnologia bastante cara.

Como funciona a energia nuclear - Obtenção de energia nuclear
Imagem: mundoeducacao.com

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

A energia nuclear é muito rentável, pois uma pequena quantidade de urânio é capaz de abastecer de eletricidade uma cidade inteira e, além disso não polui o ar com gazes tóxicos nem contribui para o efeito de estufa. No entanto não se pode dizer que este seja um tipo de energia limpa pois, através das reações nucleares, é gerado muito lixo nuclear que necessita de ser armazenado e vigiado por milhares de anos, pois representa grande perigo para a humanidade devido à sua radioatividade. Além disso, é necessária extrema precaução na produção deste tipo de energia, sobre consequência de existirem mais catástrofes como a de Three Mile Island, nos Estados Unidos da América em 1979, e Chernobil, na Ucrânia em 1986, em que os acidentes nos reatores causaram morte a milhares de pessoas, infetaram permanentemente outras e tornaram aquela área inutilizável e extremamente perigosa devido aos altos níveis de radioatividade presentes nela.

Como funciona a energia nuclear - Vantagens e desvantagens da energia nuclear
Imagem: greenitbrasil.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a energia nuclear, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cartamaior.com.br
Imagem: rd9centralelectrica.webnode.pt
Imagem: mundoeducacao.com
Imagem: greenitbrasil.com.br
1 de 4
Como funciona a energia nuclear