Energia elétrica

Como calcular a distância de uma tempestade

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a distância de uma tempestade

Em algumas ocasiões, pode ser bastante útil obter determinadas informações meteorológicas. Por exemplo, quando somos escoteiros e nos cruzamos com uma tempestade no meio do bosque, ou quando estamos navegando, é importante saber se a tempestade está próxima ou distante de nós. Por esse mesmo motivo, e porque o saber não ocupa lugar, em umComo.com.br, vamos explicar como calcular a distância de uma tempestade.

 

Também lhe pode interessar: Como fazer uma secadora
Passos a seguir:
1

Calcular a distância de uma tempestade é muito simples. Primeiro, devemos contar os segundos que passam desde que se houve o trovão até à observação do relâmpago.

2

Com esses dados, aplica-se uma regra matemática simples: Distância em quilômetros = Nº de segundos/3. Por exemplo, se passarem 9 segundos de diferença entre o trovão e o relâmpago, a tempestade estará a cerca de 3 quilômetros de distância.

3

Repita várias vezes esta operação. Se o resultado for cada vez menor, significa que a tempestade está se aproximando de você. Entretanto, se o valor aumentar, significa que a tempestade está se afastando.

4

Esta explicação tem uma base científica e reside no fato de que a luz e o som não viajam à mesma velocidade. A luz viaja a 300.000km/s, enquanto que o som o faz a 331m/s. O resultado não é uma ciência exata, mas será muito útil para se ter uma ideia e calcular a distância de uma tempestade.

 

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a distância de uma tempestade, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular a distância de uma tempestade