Tipos de experiências de ciências

Como fazer a experiência do arco-íris

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a experiência do arco-íris

Pode fazer com que as cores apareçam e desapareçam. Pinte um círculo com as sete cores do arco-íris, o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta e faça girar o círculo muito depressa. Se quer saber o que acontece, veja este artigo de umComo.com.br sobre como fazer a experiência do arco-íris e atreva-se a experimentar.

Vai precisar de:
  • Uma xícara.
  • Papel grosso.
  • Cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
  • Corda.
Passos a seguir:
1

Primeiro coloque uma xícara com a boca para baixo em cima de um pedaço de papel grosso e desenhe o círculo da taça. Corte com cuidado o círculo com uma tesoura.

Como fazer a experiência do arco-íris - Passo 1
2

Depois desenhe seis linhas desde o centro do círculo até à ponta exterior e faça sete secções. Pinte cada secção com uma cor do arco-íris, tal como mostra o desenho.

Como fazer a experiência do arco-íris - Passo 2
3

A seguir faça dois buracos no círculo, com uma distância de 2 cm entre eles. Introduza as pontas de um pedaço corda (fio) com um metro de comprimento pelos buracos. Ate as pontas.

Como fazer a experiência do arco-íris - Passo 3
4

Para finalizar, pegue na corda como mostra a imagem. Gire o círculo para que a corda se enrole. Estique os dedos e deixe que a corda se vá desenrolando. Isto fará girar o círculo.

Como fazer a experiência do arco-íris - Passo 4
5

Porque acontece. Quando o círculo gira muito rápido, os nossos olhos vêm as cores, mas chegam misturadas ao nosso cérebro. O nosso cérebro diz-nos que o círculo tem apenas uma cor branca acinzentada.

Como fazer a experiência do arco-íris - Passo 5
6

Existem outras experiências bastante divertidas que pode fazer juntamente com os seus filhos, como a experiência da garrafa dispersadora e as experiências com ar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a experiência do arco-íris, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Se quiser pode pintar o círculo de vermelho, amarelo, verde e azul.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer a experiência do arco-íris