Como calcular o tamanho cúbico de um objeto


Um cubo é um objeto tridimensional. O cálculo das medições e valores em cubos é uma tarefa que pode ter que realizar nas aulas de matemática básicas na escola primária, ou em cursos avançados de matemáticas na universidade. Encontrar o volume de um objeto como um cubo é um processo de medição e multiplicação de um número por si mesmo três vezes. As medições cúbicas, muitas vezes, utilizam-se para indicar as quantidades de volume.
Vai precisar de:
- Fita métrica ou régua
- Calculadora
Passos a seguir:
Meça a dimensão de um objeto com uma fita métrica ou uma régua, dependendo do tamanho do objeto.
Multiplique a medida por si mesma. Por exemplo, se tem uma medida de 8 centímetros, multiplique 8 por 8 para obter 64.
Em seguida, multiplique o resultado do passo 2 pela mesma media mais uma vez. Neste exemplo, teria que multiplicar 64 por 8 para obter 512 cm cúbicos.
Expresse a sua resposta em termos cúbicos se se trata de uma medição. Neste exemplo, teríamos 512 centímetros cúbicos. Outra forma de escrever isto é 512 centímetros ^ 3.
Isto é assim porque a fórmula do volume de um objeto cúbico é a seguinte:
Volume = base 1 x base 2 x altura = b1 x b2 x a
Imaginemos que temos um objeto cúbico que não tem as mesmas dimensões, por exemplo:
- b1 = 5 cm
- b2 = 10 cm
- a = 12 cm
O volume deste objeto será:
V = b1 x b2 x a = 5 cm x 10 cm x 12 cm = 600 cm cúbicos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o tamanho cúbico de um objeto, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.
Conselhos
- Este método só funciona com objetos cúbicos. Esferas e cilindros, por exemplo, precisam de diferentes equações para determinar o volume destes objetos.