Partilhar

Como diferenciar a prata da alpaca

Como diferenciar a prata da alpaca
Fonte: elamaula.es

A prata é um dos metais mais valorizados, especialmente para a elaboração de joias e talheres. No entanto, em muitas ocasiões, compramos peças feitas em alpaca como se fosse prata, quando na realidade se trata de um material barato com atributos distintos. Não quer ser enganado? Em umComo.com.br, explicamos como diferenciar a prata da alpaca observando alguns detalhes.

Também lhe pode interessar: Como limpar alpaca
Passos a seguir:
1

A prata 999, que indica que a peça é elaborada com 99% de prata é a de melhor qualidade que podemos encontrar. Com uma cor brilhante e limpa, quase semelhante ao branco, essas peças costumam ser marcadas com o número que indica a sua pureza. Também podemos encontrar a 950 ou 925, muito popular no mercado.

A denominação 800/100 também é considerada prata genuína, no entanto, qualquer outra denominação abaixo deste número já não é considerada prata de qualidade.

2

Uma das primeiras dicas para diferenciar a prata da alpaca é sentir o peso da peça. A prata é um metal pesado se comparado com outros de menor qualidade, como a alpaca ou o cobre, que costumam ser bastante leves. Portanto, se o que deseja comprar é muito leve, certamente não se trata de prata.

3

As siglas S.S são outro sinal importante. Elas estão presentes nas peças confeccionadas em prata, enquanto que as que têm apenas um banho de prata e podem ter sido elaboradas com materiais baratos, como a alpaca, têm as siglas S.P.

4

A cor da alpaca, semelhante ao aço, é outro sinal que revela este material sobre a prata. A prata 950 e 925 conta com um aspecto muito brilhante e chamativo, em um tom quase branco. Por outro lado, a prata 800 é de um tom brilhante, mas mais amarelada. De qualquer maneira, a aparência é muito diferente de uma imitação de alpaca.

5

Caso ainda tenha dúvidas, mesmo após a identificação desses sinais, o melhor é usar um ímã. A prata de qualidade não irá aderir ao ímã como outros metais baratos. Assim, você conseguirá solucionar as dúvidas rapidamente.

Além disso, recomendamos nunca adquirir objetos de grande valor elaborados supostamente, em prata, sem estar completamente seguro de que se trata desse material, devendo ser aconselhável contar com a avaliação de um especialista no assunto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diferenciar a prata da alpaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Como diferenciar a prata da alpaca

2 comentários
ARCILIO GILBERTO GNANN GNANN
ALPACA É USADA PARA CONFECCIONAR ARMAÇÃO DE ÓCULOS ?
sandra
Boa noite. Possuo um cinto feminino q foi de minha bisavó, todo em argolas q possui um numero em tds as argolas, peça muito bem feita, com o num 36661 CREME. por gentileza, sabem de q materia se trata já q segundo minha bisa esse cinto é de alpaca e estanho, pois possui uma cor pro dourado, ouro velho...agradeço a atençao e espero q possam me ajudar. obrigada.

Como diferenciar a prata da alpaca
Fonte: elamaula.es
Como diferenciar a prata da alpaca

Voltar ao topo da página