Partilhar

Truques para limpar o cobre

Truques para limpar o cobre

O cobre é um metal de cor avermelhada e brilho metálico que acaba desaparecendo com o tempo. Pouco a pouco o cobre acaba embaçando e oxidando, criando uma camada esverdeada provocada pelo contato constante da peça com o ar e a umidade. A deterioração do cobre é um processo inevitável mas não irreversível. Existem alguns truques e métodos de limpeza com produtos naturais, que todos temos em casa, e com os quais você pode devolver o brilho às peças de cobre. Se quer que seus objetos de cobre fiquem limpos de novo, bonitos e brilhantes, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você os truques para limpar o cobre.

Também lhe pode interessar: Como limpar alpaca
Passos a seguir:
1

Para devolver o brilho ao seu objeto de cobre você pode seguir algum destes truques caseiros e deixá-lo como novo. Antes de mais nada, certifique-se de que o objeto é realmente de cobre. Para isso, pegue um ímã e comprove se fica grudado na peça ou não. Se grudar, quer dizer que o objeto NÃO é de cobre. Se ao contrário, o imã não ficar grudado, é SIM de cobre.

2

Depois, veja se o cobre que vai limpar tem uma camada de verniz ou laca protetora. Par isso, misture vinagre branco e bicarbonato de sódio. Pegue um algodão, molhe na solução e passe por uma parte pouco visível do objeto de cobre. Se ao aplicar a mistura a peça limpa rapidamente, quer dizer que não tem a camada de verniz e você pode usar produtos agressivos sem problema. Se pelo contrário, possui uma camada protetora, deverá ter mais cuidado.

3

Limpar o cobre com sal e vinagre

Um dos truques caseiros mais populares para limpar o cobre é a mistura de sal e vinagre. Encha uma xícara de vinagre branco e adicione uma colher de sal. Misture bem e com um pano limpo aplique a solução sobre o objeto de cobre. Depois, enxágue com água morna. Se sua peça de cobre tem a camada protetora de verniz coloque em uma panela três copos de água, uma xícara de vinagre branco e uma colherada de sal. Coloque a peça de cobre dentro e deixe ferver durante alguns minutos para que a sujeira grudada desapareça. Depois, lave o objeto com água e sabão e seque bem.

4

Limpar o cobre com sal e limão

Outro truque caseiro muito eficaz é usar sal e limão para limpar o cobre. Corte um limão pela metade e coloque um pouco de sal sobre a polpa. Depois, esfregue com cuidado a peça de cobre. Se quiser lustrar o cobre para ficar mais brilhante, adicione em um recipiente o suco do limão, a mesma quantidade de sal e farinha e misture tudo. Depois, com um pano limpo aplique a solução fazendo movimentos circulares para polir bem o cobre.

Truques para limpar o cobre - Passo 4
Imagem: rhiannonartecelta.com
5

Limpar o cobre com bicarbonato de sódio

Se sua peça de cobre não tem a camada protetora de verniz, este truque para limpar o cobre é muito eficaz. Adicione em uma panela uma colherada de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Coloque o objeto de cobre dentro e deixe ferver durante 20-30 minutos. Depois deste tempo, tire a peça de cobre, enxágue e seque bem.

Truques para limpar o cobre - Passo 5
Imagem: o triangular.info
6

Limpar o cobre com molho de tomate

O molho de tomate é um truque caseiro muito eficaz para peças de cobre pequenas, como as moedas, ou para frigideiras com base de cobre. Aplique sobre a peça um pouco de molho de tomate ou ketchup e esfregue suavemente com um pano limpo. Depois enxágue com água morna e seque bem.

Truques para limpar o cobre - Passo 6
7

Com estes truques para limpar o cobre suas peças e objetos deste metal com certeza ficarão bonitas e brilhantes como no primeiro dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para limpar o cobre, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Escrever comentário sobre Truques para limpar o cobre

1 comentário
Marcelo
Boa tarde
Sabe como posso limpar um alambique de cobre?

Truques para limpar o cobre
Imagem: rhiannonartecelta.com
Imagem: o triangular.info
1 de 4
Truques para limpar o cobre

Voltar ao topo da página