Partilhar

Como encontrar a estrela polar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como encontrar a estrela polar

A estrela polar é um astro visível a partir do hemisfério norte, sendo a que está mais próxima do ponto ao que se dirige o eixo da Terra. Isto quer dizer que sua localização indica o Norte polar e que todas as demais constelações giram ao redor dela, sendo sua posição relativamente constante. Pode chegar a ser útil para se orientar, se você quer saber mais sobre ela, em umComo.com.br explicamos como encontrar a estrela polar.

Também lhe pode interessar: Como encontrar pedras preciosas

Que utilidade tem?

A principal utilidade da estrela polar é poder localizar o Norte para conseguir orientar-se em caso de não ter nenhum outro método. Este sistema era muito utilizado antigamente pelos viajantes e pescadores, quando não havia bússolas nem outros sistemas modernos.

Ursa Menor

Para encontrar a estrela polar a partir da Ursa Menor é necessário seguir um procedimento muito simples. Em primeiro lugar é necessário localizar a Ursa Menor. Para fazer isso você deve dirigir-se, mais ou menos, para o Norte e, levantando a cabeça, calcular os graus segundo a latitude na qual se encontra e ter em mente que é uma constelação formada por sete estrelas. Uma vez feito isso, encontrará facilmente a estrela polar, já que se situa como a última estrela da ponta desta constelação.

Como encontrar a estrela polar - Ursa Menor
Imagem: es.wikipedia.org

Ursa Maior

Também se pode localizar a estrela polar através da Ursa Maior, embora seja um pouco mais difícil. Para encontrar a Ursa Maior, deve-se ter em conta que está formada por sete estrelas dispostas em sua inconfundível forma de panela. É mais fácil de localizar que a menor, já que é maior e se encontra mais centralizada. Uma vez localizada esta constelação, deve considerar a distância entre as estrelas Merak e Dubhe, que são as que fazem parte do quadrado tão característico da Ursa Maior. Se multiplicar esta distância por cinco, é possível encontrar a ponta da Ursa Menor, onde se encontra a estrela polar.

Como encontrar a estrela polar - Ursa Maior
Imagem: belenos.wordpress.com

Outros métodos

Um dos sistemas mais simples para encontrá-la é procurar no céu a estrela que desprenda uma maior intensidade de luz, isto é, a que brilha mais. Este sistema é fácil de aplicar caso o céu esteja completamente limpo. Caso queira localizar a estrela polar de um modo prático, ainda que pouco útil, pode-se pegar uma bússola e procurar onde nos marca o Norte. É importante saber que o Norte magnético e o polar não indicam exatamente o mesmo lugar, assim que é aproximado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar a estrela polar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Conselhos
  • Lembre-se que estas constelações só são visíveis durante todo o ano no hemisfério Norte.

Escrever comentário sobre Como encontrar a estrela polar

O que lhe pareceu o artigo?

Como encontrar a estrela polar
Imagem: es.wikipedia.org
Imagem: belenos.wordpress.com
1 de 3
Como encontrar a estrela polar

Voltar ao topo da página