Partilhar
Partilhar em:

Como encontrar pedras preciosas

Avaliação: 4,5 (561 votos)
34 comentários
58 vezes partilhado
 
Como encontrar pedras preciosas

As pedras preciosas são dos tesouros mais procurados desde a antiguidade, pela sua beleza e valor comercial. Não seriam um tesouro se fossem comuns, por isso não basta escavar para instantaneamente encontrar pedras preciosas. Na verdade, a formação de pedras preciosas é algo muito complexo e que demora milhares de anos, havendo três formas: através da solidificação de magma (Formação magmática), por sedimentação de rochas (Formação sedimentar) ou devido a alterações químicas e físicas de rochas que as cristalizam (Formação metamórfica). Como pode ver, não é ao acaso que as pedras preciosas se formam, é preciso haver condições muito específicas na Natureza para que isso aconteça. Por essa razão, alguns sítios na Terra são mais propensos a originar pedras preciosas que outros, e se você está interessado em saber quais são, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos algumas dicas para encontrar pedras preciosas.

Também lhe pode interessar: Como encontrar a estrela polar

Conhecer as pedras preciosas

Para encontrar, primeiro você precisa de saber o que procura. Conhecemos as pedras preciosas no seu formato lapidado e aplicado na joalharia, no entanto elas não se apresentam assim na natureza. Por essa razão você deverá aprender primeiro como identificar pedras preciosas na natureza.

Conhecer as pedras preciosas
Fonte: webluxo.com.br

Pedras preciosas um pouco por todo o mundo

As gemas podem ser encontradas um pouco por todo o mundo, no entanto em alguns locais existe uma maior concentração. É o caso do Brasil, Austrália, África do Sul, sudeste da Ásia e regiões montanhosas dos Estados Unidos. As pedras preciosas tanto se podem encontrar no solo, subsolo ou debaixo de água, devido à movimentação de placas tetônicas que trazem ao de cima ou levam para baixo as camadas de rocha que guardam essas pedras. Mais especificamente, pedras preciosas e semipreciosas podem ser encontradas em depósitos de calcário ou cobre, aluviões e leitos de rios que fluem a partir de aluviões.

Fonte: celiafabris-joias.blogspot.com

Pedras preciosas no Brasil

O Brasil sempre foi muito rico em pedras preciosas e um pouco por todo o país é possível encontrar garimpos, locais de exploração no solo de forma manual. Em Piauí, por exemplo, mais especificamente na região da Serra dos Matões, é possível encontrar opalas. Em Carnaíba, na Bahia, existe a maior exploração de garimpo de esmeralda. Nos anos 70, a alexandrita foi encontrada no município de Malacacheta, em Minas Gerais. A ametista já deu nome a uma localidade do Rio Grande do Sul, Ametista do Sul, devido à grande quantidade desta pedra preciosa que lá é encontrada. Além destas, também é possível encontrar citrino, topázio, ágata e turmalina um pouco por todo o lado e em grande quantidade.

Pedras preciosas no Brasil
Fonte: pedras-preciosas.info

Encontrar pedras preciosas na natureza

Pedras preciosas em grande quantidade se encontram em minas, mas se você é um amador nesta área e se não tem um grande grupo de pessoas que se juntem a si para procurar as pedras, é melhor começar procurando em riachos. Pense no local onde gostaria de começar e peça permissão ao dono se o local for privado. Para dar início aos trabalhos deverá reunir um manual ou guia de pedras preciosas, pá, balde, recipiente para as guardar, peneira, água limpa, panos e botas de borracha. Desloque-se até ao riacho com as botas calçadas e cave terra com rochas do rio para dentro do balde, depois pegue um pouco dela e coloque na peneira. Agite a peneira de forma a eliminar a terra e vá adicionando água limpa até que restem apenas pedras e rochas. Coloque as pedras no pano e, com a ajuda do manual, avalie-as percebendo se encontrou alguma preciosa, se sim, coloque-as dentro do recipiente. Repita o processo as vezes que achar necessário para concluir se esse terreno é fértil em gemas ou não. No entanto, se perto de sua casa existir um túnel ou ferrovia, também pode começar a procura por lá, e para isso leve também uma picareta consigo.

Encontrar pedras preciosas na natureza
Fonte: wp.clicrbs.com.br

Encontrar pedras preciosas de forma fácil

Se você quiser ganhar pedras preciosas e não se importar de pagar por elas, fique sabendo que existem vários sites que as vendem em leilão ou não, como o caso do Mercado Livre. Por vezes em vendas de garagem e lojas de penhora também poderá encontrar pedras preciosas que os donos desvalorizam ou simplesmente desconhecem que têm.

Fonte: blog.leticiabidigaray.com

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como encontrar pedras preciosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ciência.

Relacionados
Comentários (34)

Escrever comentário sobre Como encontrar pedras preciosas

Muito útil
34 comentários
osvaldo massago
Sua avaliação:
Se é possivel encontra pedras preciosas no país de origem vulcânica, quais são os metudo de pesquisa e que tipo de rocha a mais probabelidade de encotra pedras preciosas?
canarinho garimpeiro
Sua avaliação:
sou mestre em escoramentos,e linha de frente em qualquer garimpo,precisando avaliar um terreno ou barranco estou aqui
ENILZACOSTA
Sua avaliação:
PRECISO DE ALGUEM QUE POSSA FAZER UMA AVALIAÇÃO EM MEU TERRENO ENCONTREI VARIAS PEDRAS BRUTAS DE AMETISTA, VARIOS TAMANHOS POR TODO O TERRENO. OBS: TENHO RIACHO NA PROPRIEDADE.
canarinho garimpeiro
e nesessario avaliar qual e o tipo de ametista se ela corar e aveludar com cristalizaçao e firmesa pode ser boa
Anonimo
Me manda umas pedras dessas : D
sançao lira damacena
Sua avaliação:
olha gostaria de saber como façao para encontrar bicos de ametistas prontos para lapidar e qual eo valor?
Daiana
Sua avaliação:
Estou com algumas pedras e gostaria de saber se e preciosa ou semipreciosa !! Tenho imagem dela. Gostaria que me responde-se
samuel
Sua avaliação:
na 3º imagen eu tenho uma pedra daquela jeito mais a cor e branca que tipo de pedra e essa
Rafael
Olá,gostaria de saber se na paraiba na cidade de Mato-grosso tem pedras preciosas ou semi preciosas e tambem onde encontro lápis lázuli?
Vilmar lima
Eu min chamo vilmar tenho 36 anos uma pergunta eu conheço un lugar onde ten bastante pedras diferentes lindas de todos os tipos mas e pedras lizinhas não e essas rusticas parese trabalhafas! E posivel ter ouro no local?
Isaque Emanuel
As chances de ter devem ser observadas pelo local, as pedras presentes dizem pouco.
DELSON OLIVEIRA SOUZA
OLA BOA NOITE , EU GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE PEDRA PRECIOSA E POSSIVEL ENCONTRAR PEGANDO COM UM IMA , VC TEM ESPERIENCIA COM ESSA PRATICA. OBRIGADO
Isaque Emanuel
A magnetita.
marcelo da silva e silva
Tenho duas pedras e quero saber seus valores depois de sua avaliação.
Isaque Emanuel
Quais e como são? Quanto pesam e quanto medem?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Tratamentos de Pele
Nós de Gravatas
Jardinagem
Como encontrar pedras preciosas
Fonte: webluxo.com.br
Fonte: celiafabris-joias.blogspot.com
Fonte: pedras-preciosas.info
Fonte: wp.clicrbs.com.br
Fonte: blog.leticiabidigaray.com
1 de 6
Como encontrar pedras preciosas