Outros Sobrevivência

Como evitar ataque de tubarão

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 17 agosto 2017
Como evitar ataque de tubarão
Imagem: angsle.net

Todos os anos, cerca de 70 ataques de tubarão são registados em todo o mundo. Apesar da probabilidade de morrer atingido por um raio ou picado por uma abelha ser muito maior do que a de ser atacado por um tubarão, os mergulhadores e surfistas devem saber como evitar ataque de tubarão. Como o melhor remédio é prevenir, o umComo explica quais os passos para desfrutar de atividades aquáticas em segurança. "Cuidado ou o tubarão vai te pegar!" nunca foi tão sério.

Também lhe pode interessar: Como sobreviver ao ataque de um tubarão

Passos a seguir:

1

Tenha atenção à roupa que vai usar na água. O tubarão é atraído por cores brilhantes que se assemelham a escamas de peixe quando a luz reflete.

Evite ornamentos, como relógios e bijuterias, e cores muito claras ou com estampas. Os tubarões são mestres a detetar contraste!

Dica: Se está praticando mergulho, evite que o seu equipamento prejudique a sua visão subaquática. Leia essas dicas do umComo para saber como fazer para que os óculos de mergulho não embaciem.

2

Entre na água acompanhado. Os ataques de tubarão acontecem com maior frequência a pessoas que entram na água sozinhas.

Permanecer em grupo e ficar perto da costa são boas formas de continuar inteiro, uma vez que o socorro chegará a você rapidamente.

Como evitar ataque de tubarão - Passo 2
Imagem: judyland.com
3

Evite zonas de pesca e águas contaminadas. Os tubarões conseguem farejar as iscas dos pescadores a grandes distâncias, por isso o ideal é evitar rotas pesqueiras na íntegra.

Nota: As águas contaminadas devem ser evitadas em qualquer circunstância, pois podem prejudicar a sua saúde além da sua segurança. Acesse esse artigo para saber quais são as doenças transmitidas pela água.

4

Se afaste das presas dos tubarões. Zonas onde habitem as refeições prediletas do animal, como focas e tartarugas, são particularmente perigosas.

Um predador nunca fica muito longe da sua presa, por isso é provável que ele esteja passeando por perto. Fique de olho em pássaros mergulhando para comer - animais que comem o mesmo devem estar na mesma zona.

Como evitar ataque de tubarão - Passo 4
Imagem: stabmag.com
5

Se vir um tubarão, mantenha a calma e fique quieto. O indicado será você se mexer o mínimo possível, para que o tubarão não confunda você com o jantar. Os tubarões são animais curiosos e é provável que se afastem voluntariamente.

Mantenha a calma e lembre-se que os ataques são raros.

6

Não entre em águas infestadas. Parece óbvio, mas muitos ataques acontecem porque alguém ignorou os alertas. Se existem tubarões na área ou se foram avistados perto, saia da água e não tente entrar de novo.

Como evitar ataque de tubarão - Passo 6
Imagem: wallerz.net
7

Se você teme por sua vida, não entre na água sangrando. Tenha especial atenção a cortes de rochas ou feridas que possa ter feito na praia.

Nota: As senhoras não se devem preocupar com o sangue menstrual, desde que usem tampão. A quantidade não é, geralmente, suficiente para atrair um tubarão. No entanto, se existirem tubarões na água o melhor será mesmo não entrar.

8

Evite águas infestadas entre o pôr e o nascer do sol. Essa é a hora em que os tubarões se encontram mais ativos e a hora em que você vê pior.

Procure não entrar na água depois de tempestades, pois elas agitam o mar e deixam as águas turvas. Nessa situação, é mais difícil para o tubarão distinguir sua presa de você.

Veja também: Quais as praias com mais ataques de tubarão

Como evitar ataque de tubarão - Passo 8
Imagem: galleryhip.com
9

Se mesmo com essas dicas ocorrer um ataque, assuma uma postura agressiva. Se o tubarão investir contra você, tente lutar e assustar o tubarão. O melhor será atingir o seu nariz, olhos e guelras pois são os seus órgãos mais sensíveis.

Nunca perca o animal de vista e procure se defender com alguma arma (como uma prancha de surf). Nunca use as mãos! Para saber mais sobre como sobreviver a um ataque de tubarão, entre neste artigo de umComo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ataque de tubarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: angsle.net
Imagem: judyland.com
Imagem: stabmag.com
Imagem: wallerz.net
Imagem: galleryhip.com
1 de 5
Como evitar ataque de tubarão