Como evitar ataque de tubarão
Todos os anos, cerca de 70 ataques de tubarão são registados em todo o mundo. Apesar da probabilidade de morrer atingido por um raio ou picado por uma abelha ser muito maior do que a de ser atacado por um tubarão, os mergulhadores e surfistas devem saber como evitar ataque de tubarão. Como o melhor remédio é prevenir, o umComo explica quais os passos para desfrutar de atividades aquáticas em segurança. "Cuidado ou o tubarão vai te pegar!" nunca foi tão sério.
Passos a seguir:
Tenha atenção à roupa que vai usar na água. O tubarão é atraído por cores brilhantes que se assemelham a escamas de peixe quando a luz reflete.
Evite ornamentos, como relógios e bijuterias, e cores muito claras ou com estampas. Os tubarões são mestres a detetar contraste!
Dica: Se está praticando mergulho, evite que o seu equipamento prejudique a sua visão subaquática. Leia essas dicas do umComo para saber como fazer para que os óculos de mergulho não embaciem.
Entre na água acompanhado. Os ataques de tubarão acontecem com maior frequência a pessoas que entram na água sozinhas.
Permanecer em grupo e ficar perto da costa são boas formas de continuar inteiro, uma vez que o socorro chegará a você rapidamente.
Evite zonas de pesca e águas contaminadas. Os tubarões conseguem farejar as iscas dos pescadores a grandes distâncias, por isso o ideal é evitar rotas pesqueiras na íntegra.
Nota: As águas contaminadas devem ser evitadas em qualquer circunstância, pois podem prejudicar a sua saúde além da sua segurança. Acesse esse artigo para saber quais são as doenças transmitidas pela água.
Se afaste das presas dos tubarões. Zonas onde habitem as refeições prediletas do animal, como focas e tartarugas, são particularmente perigosas.
Um predador nunca fica muito longe da sua presa, por isso é provável que ele esteja passeando por perto. Fique de olho em pássaros mergulhando para comer - animais que comem o mesmo devem estar na mesma zona.
Se vir um tubarão, mantenha a calma e fique quieto. O indicado será você se mexer o mínimo possível, para que o tubarão não confunda você com o jantar. Os tubarões são animais curiosos e é provável que se afastem voluntariamente.
Mantenha a calma e lembre-se que os ataques são raros.
Não entre em águas infestadas. Parece óbvio, mas muitos ataques acontecem porque alguém ignorou os alertas. Se existem tubarões na área ou se foram avistados perto, saia da água e não tente entrar de novo.
Se você teme por sua vida, não entre na água sangrando. Tenha especial atenção a cortes de rochas ou feridas que possa ter feito na praia.
Nota: As senhoras não se devem preocupar com o sangue menstrual, desde que usem tampão. A quantidade não é, geralmente, suficiente para atrair um tubarão. No entanto, se existirem tubarões na água o melhor será mesmo não entrar.
Evite águas infestadas entre o pôr e o nascer do sol. Essa é a hora em que os tubarões se encontram mais ativos e a hora em que você vê pior.
Procure não entrar na água depois de tempestades, pois elas agitam o mar e deixam as águas turvas. Nessa situação, é mais difícil para o tubarão distinguir sua presa de você.
Veja também: Quais as praias com mais ataques de tubarão
Se mesmo com essas dicas ocorrer um ataque, assuma uma postura agressiva. Se o tubarão investir contra você, tente lutar e assustar o tubarão. O melhor será atingir o seu nariz, olhos e guelras pois são os seus órgãos mais sensíveis.
Nunca perca o animal de vista e procure se defender com alguma arma (como uma prancha de surf). Nunca use as mãos! Para saber mais sobre como sobreviver a um ataque de tubarão, entre neste artigo de umComo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ataque de tubarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Atividades recreativas.